Do vestido ao bouquet, passando pelo catering ou pela música, as etapas de preparação de um casamento podem transformar-se numa longa jornada. Simplificamos tudo em dez passos.
10 passos para um casamento de sonho
23 de maio de 2014 às 10:41 Máxima
1. O pedido
O tradicional pedido de joelho assente no chão nunca deixará de ser romântico, mas a verdade é que todos gostamos de ser surpreendidos. Sugestão: Ponha a imaginação a trabalhar e aposte num cenário inesperado.
A escolha do bouquet permite uma combinação infinita de flores, cores e feitios. É a pensar na preferência da noiva que a Cores da Terra concebe bouquets personalizáveis. Para um arranjo amoroso e em tons de verão, a Ideias de Veludo é perita em surpreender a noiva.
A delícia da festa
O bolo de casamento deve ser, acima de tudo, delicioso. Com um formato mais minimal ou mais detalhado, o importante é ser do agrado dos noivos e dos convidados. A
Captar os melhores momentos da festa é indispensável, para mais tarde sorrir e recordar. A
Quem Casa quer Fotos quebra todas as regras da tradição, e capta os momentos mais espontâneos, artísticos e naturais deste dia. Para um álbum romântico, a Espaço Brancoé experiente em fotografias apaixonantes que congelam os momentos de maior cumplicidade.
Torres Joalheiros apresenta das propostas mais minimalistas às mais sofisticadas na linha de aliançar. Ter ou não ter? Eis a questão. Se a resposta é ter, as alianças da Eternis simplificam, as da Messika gritam protagonismo. Se ainda não foi feito o pedido, Chaumet é a resposta.
Ser Cinderela por um dia requer uma seleção perfeita do vestido a usar no grande dia. A
Style in a Box oferece um serviço fácil e requintado para ocasiões especiais: Ellisabetta Franchi, Just Cavalli ou Karen Millen são apostas versáteis. Se pretende uma escolha mais personalizada, as estilistas portuguesas Joana Montez e Patrícia de Melo, (www.jm-pm.pt) recentemente em destaque no desfile de vestidos de noiva no Grand Canyon, elevam a exclusividade ao mais alto nível.
Escolher as pessoas que nos irão apoiar num dos momentos mais importantes das nossas vidas é, por si só, motivo de celebração. Sugestão: Convoque um jantar ou promova uma festacom amigas all night long, e faça do instante do pedido o momento alto da noite.
PUB
3. Eleger o vestido
Se há dia em que todas as mulheres querem estar no seu melhor, este é o dia. O ideal será escolher um vestido que seja simultaneamente elegante e confortável, mas que também reflita a personalidade. Sugestão: Neste capítulo, é obrigatório algum secretismo. Não revele o vestido até ao último minuto!
4. Convidar os amigos
Surpreender a família e os amigos, especialmente os que nos conhecem bem, é um verdadeiro desafio. Sugestão: Se pretende fugir ao tradicional “Inês e Pedro convidam…” a Molde Design Weddings concebe convites de casamento fora do convencional, minimalistas e divertidos.
PUB
5. Escolher o sítio do Copo-d’água
É uma das mais importantes decisões. Critérios importantes como o número de convidados, o gosto dos noivos e o clima do mês em que se realiza a cerimónia não devem ser descurados. Sugestão: O Dolce CampoReal Lisbon, situado em Torres Vedras apresenta um magnífico espaço, catering e SPA, que pode vir a ser o ambiente perfeito para o dia do casamento.
6. Planear o menu e decoração
Para um espaço decorado em grande estilo, o Tivoli Weddings oferece diversos locais de eleição. A pergunta será: Tivoli em Seteais ou na praia de Lagos? Sugestão: Aproveitar o serviço de decoração das mesas, cadeiras e atoalhados selecionados pelo Tivoli, bem como os menus temáticos.
PUB
7. Eleger a música
A música é chave para o sucesso da boda. Regra: escolher uma banda sonora que reflicta a energia deste grande dia passa por uma música romântica quando chega a hora da dança dos noivos, e por um ritmo mais animado pela noite fora.
8. Planear a despedida de solteira
A Grand’ideia (www.despedida-de-solteira.com) é perita na organização de despedidas de solteira. Desde passeios de veleiro a luaus na praia, workshops de culinária a festas burlescas, as opções são muitas e garantem uma festa inesquecível. Regra: A boa disposição e a diversão são requisitos obrigatórios.
PUB
9. Decidir o destino de lua-de-mel
Se o destino de sonho dos noivos é um destino mais romântico, Itália ou Brasil são opções em aberto. Se o mote é aventura, um safari exótico ou um passeio pela Índia oriental são excelentes opções.
10. Dizer sim!
A oficialização dos votos pode ser feita numa cerimónia religiosa, apenas no registo civil, ou numa paradisíaca praia com uma festa de arromba mas o mais importante continua a ser a promessa e o compromisso entre duas pessoas. Regra: para dizer o sim… encontre um cúmplice à altura!
PUB
Quanto custa casar em Portugal? (Infografia Casamento Click)
Atualmente, em média, casar em Portugal custa 26 mil euros.
De 1994 a 2014, o custo do casamento em Portugal aumentou 74%.
Os casamentos diminuíram, são mais tardios e pelo civil.
PUB
Para onde vai cada fatia do orçamento para uma cerimónia com 150 convidados?
Catering 48%
Lua-de-mel 12%
Vestido de noiva 10%
PUB
Fato do noivo 5%
Fotógrafo e vídeo 5%
Bolo dos noivos 2,5%
Decoração e flores 2,5%
PUB
Música e animação 2,5%
Acessórios dos noivos 2%
Maquilhagem e cabeleireiro 2%
Convites 1,5%
PUB
Lembranças 1,5%
Meninos das alianças 1,5%
Alianças 1,5%
Carro dos noivos 1%
PUB
Anel de noivado 0,5%
Noite de núpcias 0,5%
Registo civil 0,5
PUB
Créditos Fotos
Fotografia: Espaço Branco / Styling e Decoração: Ideias de Veludo
Fotografia LUÍS EFIGÉNIO / QUEM CASA QUER FOTOS
Fotografia: Matilde Berk e de alma e coração / Flow