Grace Wales Bonner. A nova era da masculinidade na Hermès
A britânica será a primeira mulher negra a liderar o design numa grande casa de moda tradicional.
A britânica será a primeira mulher negra a liderar o design numa grande casa de moda tradicional.
No Chiado, entre a história e a modernidade, há um projeto que está a redefinir o conceito de luxo, aproximando-o de um consumo mais consciente e sustentável. Chama-se Refuse a loja fundada por Laura Vieira que propõe que peças de marcas como Chanel, Dior, Hermès, Balenciaga, Prada ou Yves Saint Laurent ganhem uma nova vida, e onde se prova que consumir em segunda mão pode ser não só consciente como, também, elegante.
Desde parcerias com maquilhadores reconhecidos, a packaging com design de autor ou detalhes como um toque de perfume criado por mestres perfumistas. As grandes marcas de luxo, como a Louis Vuitton ou a Hermés, estão a transformar produtos de cosmética em grandes criações e objetos de desejo.
É uma das malas mais cobiçadas de sempre – e tornou-se agora o objeto de moda mais caro de sempre. Jane tinha por ela uma relação de amor-ódio. Achava que era demasiado pesada e um símbolo de snobismo, algo que combatia enchendo-a de autocolantes ativistas. O protótipo, uma versão única no mundo, foi a leilão.
Após centenas de candidaturas e vários meses de testes, o júri elegeu os nomeados para os Prémios Máxima Beleza e Perfumes. Os vencedores serão revelados a 14 de maio numa cerimónia em Oeiras, apresentada pela jornalista Marisa Caetano Antunes e que contará com a participação da atriz Paula Lobo Antunes.
São números chocantes, até para uma indústria onde a única constante é a mudança. Em pouco mais de um ano, quase duas dezenas de diretores criativos abandonaram cargos em algumas das mais importantes marcas de luxo. A chegada de Jack McCollough e Lazaro Hernandez à Loewe é a mais recente manobra nesta “dança de cadeiras”. Num setor pouco acostumado a lidar com quebras de vendas, serão apenas fatores económicos a impulsionar estas mudanças?
No mais recente episódio do programa da Máxima, iniciámos com uma conversa sobre a nova série de Meghan Markle. De seguida, visitámos o atelier da ceramista Anna Westerlund e mergulhámos no universo de fotógrafos de Moda que expandiram a criatividade para a realização de videoclipes, como Terry Richardson e Stéphane Sednaoui. Passámos depois a explorar o fascínio em torno das carteiras Hermès e o que as torna tão cobiçadas. Para terminar, analisámos a tendência do balletcore, que está a conquistar o mundo da Moda.
Inspirados por Jane Birkin, estes acessórios reinventam a Moda ao expressarem a individualidade de cada pessoa.