A nova edição decorre já no fim de semana 27 e 28 de maio, das 10 às 19 horas, na Fiartil - Feira de Artesanato do Estoril.
Foto: Market Stylista29 de maio de 2023Ângela Mata
No ano em que celebra dez anos de mercados de moda, Maria Guedes falou-nos sobre todo o percurso, desde que se lançou como uma das primeiras bloggers portuguesas.
Este ano o Market Stylista celebra 10 anos de vida. Voltemos um bocadinho atrás... como é que surgiu a ideia do nome e a de juntar 20 marcas?
A ideia surgiu num passeio por outro mercado em Sintra. Fui ao Coolares Market, percebi que a organizadora desse mercado (e dona da quinta lindíssima onde este acontecia) era minha amiga de infância, e desafiei-a a deixar-me fazer um Coolares Market Stylista num sábado de maio. Levei algumas marcas portuguesas que conhecia através do Blog Stylista e decidimos oferecer a quem nos quisesse visitar um bom programa de passeio e compras. Assim foi! Correu tão bem que repetimos pela altura do Natal, e só em 2014, quando quis organizar o evento num espaço maior e com mais marcas (FIARTIL) é que decidi dar o nome Summer Market. Pensei que sendo em Cascais (zona balnear e com muitos turistas) fazia sentido dar um nome estrangeiro e fácil de entender por todos. Além do publico português, sempre quis (continuo a querer) que os estrangeiros conheçam melhor a qualidade das nossas marcas.
O mercado que há 10 anos dá palco a múltiplas marcas portuguesas
Foto: Stylista MarketParte do percurso e do projeto em si veio a dever-se também a Nova Iorque e a uma paixão antiga por Moda, é verdade?
Leia tambémO verão será XL: as peças oversized que queremos no closet
Verdade. Adoro design de moda desde miúda, estudei Marketing, trabalhei em projetos de branding (em agências de publicidade) e tirei um curso de moda na Parsons de Nova Iorque. Organizar este tipo de evento de compras e passeio, acaba por ser uma excelente mistura destas áreas que adoro.
Como é que se passa de 20 para 120 marcas? Foi um processo lento? Foi muita investigação constante de marcas novas ou elas começaram naturalmente a vir ter consigo?
Foi um processo gradual. Fui testando e adaptando. Comecei em Colares com 20 marcas, passei para o Estoril com cerca de 50 (menos de meio recinto usado), decidi usar o espaço do recinto aos poucos, e não demorou muito até preencher os 120 lugares disponíveis. A oferta foi aumentando e diversificando, havia - e há cada vez mais - muitas marcas a enviar a sua candidatura espontânea. Fiz também muito trabalho de pesquisa - continuo a fazer - para tentar chegar a marcas que não me conhecem, mas que eu adorava receber.
Acompanhar de perto o crescimento e o sucesso de tantos negócios. É fascinante! Tenho muito orgulho no percurso e no sucesso de muitas destas marcas.
O espaço entretanto mudou de sítio porque cresceu e neste momento já existem 4 mercados por ano certo? Como é que encarou esses desafios?
O ano 2020 foi duro (por conta do Covid), mas mantive as edições Summer e Winter (ainda que a última tenha sido online). Acho que esta limitação me deu vontade de trabalhar mais. Em 2021 decidi testar a estação "Fall" que foi um sucesso inesperado. Em 2022 testei a edição "Spring" que também correu surpreendentemente bem. Testei as quatro estações do ano com algum receio de que se pudessem canibalizar, mas percebi que de evento para evento o número devisitas aumentava. Acredito que se a oferta for variando, as pessoas continuam interessadas no programa, e por essa razão mantemos em 2023 as quatro estações do ano. É cansativo, mas hoje em dia tenho pena de não ter pensado nisso mais cedo! São desafios muito giros.
O cartaz da edição de verão deste ano, que celebra os 10 anos
Foto: Stylista Market Quais são as marcas que as pessoas podem esperar agora ver no mercado?
A categoria forte desta edição de Verão é swimwear: Latitid, Cantê, DCK, 38 Graus, Paparina.... mas há muito mais e em várias categorias. O ideal é espreitar o meu Instagram @stylista_mg onde já publiquei uma amostra bem representativa.
São muitos os visitantes em cada mercado, qual é o feedback que vos chega de quem por lá passa? Há muitos estrangeiros também?
Há muitos visitantes felizmente, e há cada vez mais visitantes estrangeiros. O feedback que nos chega é de que ficam encantados!
Há 20 anos... imaginava-se responsável por um mercado desta envergadura e com este sucesso?
Há 20 anos ainda não conhecia (e talvez nem existissem) as plataformas onde nasceu e vive o meu trabalho. Blogspot, Facebook, Instagram... ilustração, moda, comunicação, conteúdos digitais; uns projetos levaram a outros e hoje estou aqui. Nunca pensei. A Maria com 20 anos ia ficar orgulhosa!
O Market Stylista acontece já este fim de semana (27 e 29 de maio), das 10 às 19 horas, na Fiartil - Feira de Artesanato do Estoril.