Luzes. Estilo. Ação! Estes são os documentários de moda a não perder
Depois dos museus, a moda decidiu invadir também o universo dos documentários. E se a lista de propostas já era aliciante em 2017, este ano também já estão prometidas novidades.
Dizia Mademoiselle Chanel que "a moda passa, o estilo fica" e, graças a uma série de documentários sobre o universo da moda, ficam também verdadeiros filmes sobre o tema, ou não fosse esta uma indústria recheada de histórias, ícones e alguma intriga. Desde que as câmaras invadiram a redação da Vogue americana para filmar The September Issue (R. J. Cutler, 2009), acendeu-se um rastilho de curiosidade que tornou as personagens deste meio um novo tipo de VIP (very interesting people) e reforçou o contraste entre a dureza dos bastidores e o glamoroso produto final que o público consome. Seja em DVD ou na Netflix, há já uma coleção de sugestões imperdíveis, mas o ano de 2017 trouxe ainda mais algumas novidades, seja explorando o universo de criadores e marcas internacionais ou recordando ícones. Este é, provavelmente, o único programa de moda que recomenda um dress code confortável.

Designers
São génios criativos e, por vezes, até são uma espécie de fadas-madrinhas das suas clientes. Mas o que acontece nos bastidores de um ateliê ou de uma marca que equilibra a pressão da criatividade numa indústria em constante mudança? Dries, o documentário sobre o belga Dries van Noten (de Reiner Holzemer), foi apresentado em Portugal neste mês de dezembro no Porto Post Doc e chegou à Netflix a 1 de janeiro. We Margiela (de Menna Laura Meijer) desvenda um pouco da misteriosa marca Maison Martin Margiela. Em Manolo: The Boy Who Made Shoes for Lizards (de Michael Roberts), o criador de sapatos Manolo Blahnik é o protagonista. Enquanto House of Z (de Sandy Chronopoulos) conta a história do designer americano Zac Posen e da sua marca homónima.
Ícones

Sempre focada no futuro, a moda nunca deixa de olhar para trás e celebrar os seus ícones. Antonio Lopez 1970: Sex, Fashion & Disco (de James Crump) foca-se na vida do famoso ilustrador em Paris e Nova Iorque entre os anos de 1969 e 1973 e foi apresentado em novembro no Documentary Film Festival de Amesterdão. O artista porto-riquenho revolucionou esta arte nas décadas de 1970 e 80 e mantém-se uma referência. O mesmo acontece com Grace Jones que, aos 69 anos de idade e com uma carreira tão marcada pela música como pelo cinema (até foi Bond Girl), apresenta o documentário Grace Jones: Bloodlight and Bami (de Sophie Fiennes), onde brilham todas as suas facetas e talentos.
Brevemente
O documentário McQueen (de Ian Bonhôte) convida-nos a entrar no universo do prodígio inglês e está em produção para estrear em 2018. Sobre Zara: The Story of the World’s Richest Man (do Prime Entertainment Group) ainda pouco se sabe, mas segundo o site da produtora, o documentário conta a história de sucesso desta marca de moda para as massas.


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O lado negro de Hollywood
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Cultura: o que vai acontecer em 2018
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Documentário sobre Manolo Blahnik já tem trailer
Manolo: The Boy Who Made Shoes for Lizards estreia em setembro e é um documentário sobre um dos designares de sapatos mais marcantes da indústria.
Betak, o homem por trás do desfile Dior
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Vai estrear um novo documentário sobre a história da Zara
Hoje a fortuna de Amancio Ortega está avaliada em 83,5 biliões de dólares, mas sabia que o espanhol criou a Zara depois de uma venda de robes de porta em porta? Há um novo documentário que volta às origens do império de fast fashion para nos contar como tudo começou.
Documentário sobre Grace Jones já tem trailer
Grace Jones: Bloodlight And Bami é o nome do documentário sobre a vida de Grace Jones com estreia marcada para este ano.