Lembra-se dos verões dos anos 2000? Esta coleção é revivalista
Mango x Siedrès, cuja campanha tem Jennifer Matias como rosto, fotografada por Ryan McGinley, já tem peças a esgotar. Conversa com Justi Ruano, da Mango, e com Ceylin Türkaan Bilge, fundadora da Siedrès.

Verão no Mediterrâneo
Uma memória viva de uma infância passada à beira do Mediterrâneo, debaixo de um sol quente e estonteante, cheio de cores e flores vibrantes. Foi este o mote que deu vida à Siedrès, marca de culto entre as milennials, criada apenas há 4 anos, com um propósito de ser ready to wear cool, com rendas e estampados como grandes protagonistas. Hoje a marca tem acessórios, carteiras, vestuário masculino e até homeware. E agora é a grande convidada da Mango, depois de esta ter lançado uma coleção premium com Victoria Beckham, em abril passado.


"Estamos sempre entusiasmados por explorar novas possibilidades através de colaborações" conta Justi Ruano, diretora criativa da Mango, à Máxima. "É muito enriquecedor para nós ter outra mente criativa a pensar connosco e a dar nova vida à Mango através da sua visão. Com a Siedrés, a colaboração tem sido muito simples e fácil. Ambas partilhamos uma cultura e um modo de vida mediterrânicos que nos aproximaram imediatamente", adianta. "Estamos entusiasmados por ver como esta oportunidade nos vai abrir portas para nos ligarmos a novos públicos. É um momento de orgulho", expressa, do seu lado, Ceylin Türkaan Bilge, fundadora da Siedrès. A sua marca foi pensada "para todos os que valorizam a autenticidade, a criatividade e uma vida bem vivida", para "pessoas que apreciam um trabalho artesanal meticuloso e que procuram infundir o seu quotidiano com um sentido de diversão e alegria."


É por isso que Justi Ruano tem a certeza que existe uma simbiose natural entre as duas marcas, que se inspiraram no dolce far niente do sul e nos longos verões quentes. "Temos muitos valores em comum com a Siedrès, a começar pelo nosso carácter mediterrânico e o nosso gosto por aproveitar a vida. A sua estética alegre, colorida e descontraída também se enquadra nas nossas coleções de verão, pelo que foi uma decisão fácil", acrescenta a diretora criativa da Mango.

As peças fundamentais e os detalhes

Daqui nasce uma coleção que se baseia fortemente no estilo Y2K, pelo que tem uma vibração jovem e fresca. "O estampado de flores de hibisco, que foi omnipresente durante a década de 2000, também ocupa um lugar central nesta cápsula (...) As silhuetas também refletem muito a inspiração, com slip dresses com folhos misturados com calções e t-shirts justas", exemplifica Bilge. Um dos motivos mais especiais que foi transferido para esta coleção especial "é a nossa assinatura de desenhos florais" diz à Máxima.

"Fiéis às nossas raízes, incorporámos a flor de hibisco nesta colaboração, continuando a nossa tradição de utilizar padrões vibrantes e inspirados na natureza." Esta flor ocupa muitas das peças, dos tops aos sacos XL. "A flor de hibisco não só acrescenta um toque de exotismo e beleza às nossas peças, como também simboliza a essência da nossa marca - celebrando o mundo natural e infundindo os nossos designs com um sentido de maravilha e diversão."


Vestir é uma arma de poder
Justi Ruano acredita que "vestir é definitivamente uma forma de nos expressarmos, de descobrirmos e mostrarmos diferentes aspectos de nós próprios e de nos divertirmos a decidir quem queremos ser." Se a diretora criativa tivesse de escolher uma peça, seria "o vestido assimétrico com estampado cor-de-rosa e laranja, que me faz lembrar o verão." A peça favorita de Ceylin, as calças de ganga de cintura baixa, está, atualmente, esgotada. Estava certa. "Representa na perfeição uma mistura de estilo moderno e conforto. O ajuste é incrivelmente lisonjeiro e o design é suficientemente versátil para vestir bem ou mal. Quer vá para um almoço casual ou para uma saída à noite, estas calças de ganga fazem-me sentir confiante e com estilo."


Para a fundadora, a forma como escolhemos vestir-nos permite-nos expressar as nossas "identidades, valores e estados de espírito", o que a torna um aspeto significativo da "auto-expressão e da autonomia pessoal". Afinal, a Sièdres nasceu dessa auto-expressão, "do desejo de captar a magia dos verões passados sob o sol do Mediterrâneo, inspirada nas memórias vivas e na atmosfera única dessa região. O nome Siedrès é um lugar de criatividade infinita, maravilha e expressão autêntica, que imaginámos."
