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Moda / Tendências

Lembra-se dos verões dos anos 2000? Esta coleção é revivalista

Mango x Siedrès, cuja campanha tem Jennifer Matias como rosto, fotografada por Ryan McGinley, já tem peças a esgotar. Conversa com Justi Ruano, da Mango, e com Ceylin Türkaan Bilge, fundadora da Siedrès.

Foto: Ryan McGinley
07 de junho de 2024 às 00:24 Rita Silva Avelar

Verão no Mediterrâneo

Uma memória viva de uma infância passada à beira do Mediterrâneo, debaixo de um sol quente e estonteante, cheio de cores e flores vibrantes. Foi este o mote que deu vida à Siedrès, marca de culto entre as milennials, criada apenas há 4 anos, com um propósito de ser ready to wear cool, com rendas e estampados como grandes protagonistas. Hoje a marca tem acessórios, carteiras, vestuário masculino e até homeware. E agora é a grande convidada da Mango, depois de esta ter lançado uma coleção premium com Victoria Beckham, em abril passado. 

Foto: Ryan McGinley

"Estamos sempre entusiasmados por explorar novas possibilidades através de colaborações" conta Justi Ruano, diretora criativa da Mango, à Máxima. "É muito enriquecedor para nós ter outra mente criativa a pensar connosco e a dar nova vida à Mango através da sua visão. Com a Siedrés, a colaboração tem sido muito simples e fácil. Ambas partilhamos uma cultura e um modo de vida mediterrânicos que nos aproximaram imediatamente", adianta. "Estamos entusiasmados por ver como esta oportunidade nos vai abrir portas para nos ligarmos a novos públicos. É um momento de orgulho", expressa, do seu lado, Ceylin Türkaan Bilge, fundadora da Siedrès. A sua marca foi pensada "para todos os que valorizam a autenticidade, a criatividade e uma vida bem vivida", para "pessoas que apreciam um trabalho artesanal meticuloso e que procuram infundir o seu quotidiano com um sentido de diversão e alegria."

Foto: Ryan McGinley

É por isso que Justi Ruano tem a certeza que existe uma simbiose natural entre as duas marcas, que se inspiraram no dolce far niente do sul e nos longos verões quentes. "Temos muitos valores em comum com a Siedrès, a começar pelo nosso carácter mediterrânico e o nosso gosto por aproveitar a vida. A sua estética alegre, colorida e descontraída também se enquadra nas nossas coleções de verão, pelo que foi uma decisão fácil", acrescenta a diretora criativa da Mango.

Foto: Ryan McGinley

As peças fundamentais e os detalhes

Daqui nasce uma coleção que se baseia fortemente no estilo Y2K, pelo que tem uma vibração jovem e fresca. "O estampado de flores de hibisco, que foi omnipresente durante a década de 2000, também ocupa um lugar central nesta cápsula (...) As silhuetas também refletem muito a inspiração, com slip dresses com folhos misturados com calções e t-shirts justas", exemplifica Bilge. Um dos motivos mais especiais que foi transferido para esta coleção especial "é a nossa assinatura de desenhos florais" diz à Máxima.

Foto: Ryan McGinley

"Fiéis às nossas raízes, incorporámos a flor de hibisco nesta colaboração, continuando a nossa tradição de utilizar padrões vibrantes e inspirados na natureza." Esta flor ocupa muitas das peças, dos tops aos sacos XL. "A flor de hibisco não só acrescenta um toque de exotismo e beleza às nossas peças, como também simboliza a essência da nossa marca - celebrando o mundo natural e infundindo os nossos designs com um sentido de maravilha e diversão."

Foto: Ryan McGinley

Vestir é uma arma de poder

Justi Ruano acredita que "vestir é definitivamente uma forma de nos expressarmos, de descobrirmos e mostrarmos diferentes aspectos de nós próprios e de nos divertirmos a decidir quem queremos ser." Se a diretora criativa tivesse de escolher uma peça, seria "o vestido assimétrico com estampado cor-de-rosa e laranja, que me faz lembrar o verão." A peça favorita de Ceylin, as calças de ganga de cintura baixa, está, atualmente, esgotada. Estava certa. "Representa na perfeição uma mistura de estilo moderno e conforto. O ajuste é incrivelmente lisonjeiro e o design é suficientemente versátil para vestir bem ou mal. Quer vá para um almoço casual ou para uma saída à noite, estas calças de ganga fazem-me sentir confiante e com estilo."

Foto: Ryan McGinley

Para a fundadora, a forma como escolhemos vestir-nos permite-nos expressar as nossas "identidades, valores e estados de espírito", o que a torna um aspeto significativo da "auto-expressão e da autonomia pessoal". Afinal, a Sièdres nasceu dessa auto-expressão, "do desejo de captar a magia dos verões passados sob o sol do Mediterrâneo, inspirada nas memórias vivas e na atmosfera única dessa região. O nome Siedrès é um lugar de criatividade infinita, maravilha e expressão autêntica, que imaginámos."

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