GUCCI LANÇA O PROJETO DIGITAL CRIATIVO #GUCCIGRAM
Diversos ‘talentos online’, ilustradores e image-makers de todo o mundo imaginaram peças artísticas com os padrões Gucci Blooms e Gucci Caleido.
O espírito da Gucci de hoje é aquele que celebra o "curto-circuito" de referências culturais e, em particular, aquele que existe entre o património tradicional e contemporaneidade. Os recentemente lançados padrões Gucci Blooms e Gucci Caleido ilustram isso mesmo na perfeição, através de motivos florais e geométricos sobrepostos ao clássico logo da marca GG. De um certo modo, estas evoluções dos padrões famosos e favoritos de uma marca, assumem-se no mundo da moda como o equivalente, no mundo da arte, a pintar sobre uma obra clássica.
A Gucci vem agora explorar mais a fundo esta ideia com o projeto #GucciGram, para o qual a marca convidou diversos ‘talentos online’, ilustradores e image-makers de todo o mundo – artistas conhecidos e emergentes – para imaginar peças artísticas que incluam os padrões Gucci Blooms e Gucci Caleido.
O resultado é um portefólio produzido com total liberdade criativa, onde os artistas responderam ao convite do Diretor Criativo Alessandro Michele para se inspirarem nos novos padrões da Gucci e expressarem as suas visões através dos seus prismas estilísticos individuais. Na sua maioria, o resultado acabou por ser um mash-up de imagens nas quais os padrões Gucci Blooms e Caleido assumem um papel central – por vezes de forma harmoniosa, outras de modo incongruente.
Alguns criativos digitais chegaram mesmo a incorporar o trabalho de pintores de renome, outros recorreram a personagens de desenhos animados, animações surreais, ou mensagens satíricas. O resultado é uma explosão de cultura-pop de diversos pontos de vista – provocativo, de entretenimento e, na sua maioria, divertido.
Enquanto alguns artistas como Kalen Hollomon (que já expôs na Colette em Paris), Noah Kalina (o seu mais recente livro Cabin Porn tornou-se num bestseller do New York Times) e Amalia Ulman (o seu trabalho foi recentemente exposto na Frieze em Londres) têm um certo grau de reconhecimento, outros são ainda emergentes – Chris Rellas (@CopyLab), é um estudante americano de 19 anos, por exemplo. Todos com um número significativo de seguidores no Instagram.
Para reunir todos estes trabalhos numa única plataforma, a Gucci criou um micro-site em gucci.com/guccigram. O site apresenta uma introdução feita pelo jornalista especializado nas temáticas tecnológicas e culturais, Kyle Chayka e várias respostas ao projeto dadas por diferentes comentadores. Os trabalhos vão também estar expostos nas redes sociais da Gucci.
