Semana de Moda de Paris

Fátima Lopes celebra 20 anos de moda em Paris

A criadora portuguesa apresentou a sua coleção outono/inverno 2019 num ambiente especialmente emotivo que celebrou duas décadas de desfiles em Paris.
Por Carolina Carvalho, 07.03.2019

"Hoje faço 20 anos em Paris, são 41 desfiles consecutivos. Esta aventura começou em março de 1999, quando toda a gente dizia que era impossível, eu teimosamente, vim para cá e nunca mais parei." Depois do desfile que aconteceu no dia 26 de fevereiro em Paris, Fátima Lopes estava visivelmente emocionada com o que este marco representa na sua carreira. Para celebrar duas décadas de apresentações em Paris a criadora madeirense decidiu inspirar-se em Portugal, "achei que estava na altura de elevar o orgulho e homenagear a minha terra. Tinha de ser Portugal." Foi também esta inspiração que levou a Fátima Lopes a apresentar a sua coleção na Embaixada portuguesa na cidade.

O desfile começou ao som da voz de Dulce Pontes e a banda sonora ficou a cargo de um DJ que acompanhou Fátima Lopes de Lisboa a Paris. A criadora explica que começa sempre a desenhar uma coleção do zero, "penso num tema e as coisas nascem." E desta vez, a inspiração no seu país refletiu-se em diferentes elementos. O preto e branco inspirado na calçada portuguesa, os azulejos, os verdes do mar e os sapatos dourados para representar o sol. Sedas, rendas e caxemira nos casacos são alguns dos materiais que compõem a paleta de texturas. Fátima Lopes descreve estas propostas como sofisticadas, mas pensada para ser usáveis, e diz ainda que esta é "talvez a minha melhor coleção de sempre."

Fátima Lopes conta que quando saiu "da Madeira com o sonho da moda, o meu sonho era Lisboa, mas quando cheguei a Lisboa comecei a perceber que era possível ir mais além." Decidiu então ir apresentar as coleções em Paris e estreou-se em março de 1999. "Eu não sabia o que ia acontecer. As pessoas diziam 'impossível!' à boa maneira portuguesa. Nós somos os desenrascas, mas também achamos que nada é possível. Eu acho que tudo é possível." A criadora diz que sempre foi orgulhosamente portuguesa desde o início e que na altura se referiam a ela como "la créatice portuguaise". Hoje sente que já faz parte deste evento de moda e afirma mesmo que os desfiles que apresenta em Portugal e em Paris são os mais importantes do seu calendário anual.

Tags: fátima lopes moda estilo paris dulce pontes lisboa madeira
Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!