No atelier de João Magalhães, o designer que trouxe a diversidade para a ModaLisboa
Fomos espreitar o vibrante e divertido universo criativo do designer lisboeta, que apresentou pela primeira vez na ModaLisboa a sua marca em nome próprio.
O designer português João Magalhães apresentou, pela primeira vez, a sua marca em nome próprio, sem esquecer tudo o que aprendou com a antiga Morecco. "Foi como um berço, onde eu me desenvolvi. Quando eu comecei, eu não sabia fazer um molde de uma t-shirt sequer… Portanto achei que era uma altura de ‘sou eu, isso é o que eu faço’, com o meu próprio nome. Os nomes das marcas mudam, mas o meu nome não muda, não é? E os conceitos das coleções vão sendo cada vez mais pessoais, isso sai de mim e, portanto, achei que era a altura de mudar e ser eu", explica-nos João, e completa: "Não quero que as pessoas pensem que vai ser tudo eu, porque há muito a ideia que o criador é um solitário. Tudo isto vem de mim, mas são coisas que eu vou buscar, que eu vejo através das pessoas que me rodeiam. E esta coleção mostra isso muito bem."
E foi por isso mesmo que o desfile de João Magalhães, durante a última ModaLisboa, celebrou a diversidade através do casting dos modelos, a maioria seus amigos, que desfilaram na passerelle as peças da coleção outono-inverno 2019/20. Uma apresentação sem protocolos, que mostrou peças de roupa sem género ou idade determinadas. "Com o meu amadurecimento também estou a perceber que as duas coisas não são antagónicas. Pode-se perfeitamente ser fantasioso e real ao mesmo tempo."

João Magalhães, JMGLHS, atelier, moda, ModaLisboa Insight, ModaLisboa, designer, Lisboa
João Magalhães desafia a gravidade em nome próprio
No segundo dia da ModaLisboa, João Magalhães reinventou a sua marca num desfile que promoveu a diversidade e pensou a forma além do óbvio.
Os melhores looks de rua da ModaLisboa
Enquanto as propostas dos designers portugueses pisaram a passerelle, fora dela vimos looks ora minimalistas, ora cheios de cor e acessórios. Veja na fotogaleria os nossos favoritos.
Vanessa Teodoro, a ilustradora que queria ser Presidente da República
De carteiras a carros e a grandes murais na rua, os padrões gráficos e cores fortes da ilustradora não têm fronteiras. Fomos conhecê-la.
ModaLisboa Insight: as celebridades na primeira fila
A maratona de desfiles da 52ª edição da ModaLisboa arrancou na última sexta-feira, 7, com os desfiles dos novos designers e de nomes já consagrados como Ricardo Preto, Valentim Quaresma e Dino Alves. A assistir na primeira fila, estiveram Raquel Strada, Maria Cerqueira Gomes, Bárbara Lourenço ou Sara Matos.