Moda

No atelier de João Magalhães, o designer que trouxe a diversidade para a ModaLisboa

Fomos espreitar o vibrante e divertido universo criativo do designer lisboeta, que apresentou pela primeira vez na ModaLisboa a sua marca em nome próprio.

A carregar o vídeo ...
13 de março de 2019 Aline Fernandez

O designer português João Magalhães apresentou, pela primeira vez, a sua marca em nome próprio, sem esquecer tudo o que aprendou com a antiga Morecco. "Foi como um berço, onde eu me desenvolvi. Quando eu comecei, eu não sabia fazer um molde de uma t-shirt sequer… Portanto achei que era uma altura de ‘sou eu, isso é o que eu faço’, com o meu próprio nome. Os nomes das marcas mudam, mas o meu nome não muda, não é? E os conceitos das coleções vão sendo cada vez mais pessoais, isso sai de mim e, portanto, achei que era a altura de mudar e ser eu", explica-nos João, e completa: "Não quero que as pessoas pensem que vai ser tudo eu, porque há muito a ideia que o criador é um solitário. Tudo isto vem de mim, mas são coisas que eu vou buscar, que eu vejo através das pessoas que me rodeiam. E esta coleção mostra isso muito bem."

E foi por isso mesmo que o desfile de João Magalhães, durante a última ModaLisboa, celebrou a diversidade através do casting dos modelos, a maioria seus amigos, que desfilaram na passerelle as peças da coleção outono-inverno 2019/20. Uma apresentação sem protocolos, que mostrou peças de roupa sem género ou idade determinadas. "Com o meu amadurecimento também estou a perceber que as duas coisas não são antagónicas. Pode-se perfeitamente ser fantasioso e real ao mesmo tempo."

Saiba mais
João Magalhães, JMGLHS, atelier, moda, ModaLisboa Insight, ModaLisboa, designer, Lisboa
Leia também

Os melhores looks de rua da ModaLisboa

Enquanto as propostas dos designers portugueses pisaram a passerelle, fora dela vimos looks ora minimalistas, ora cheios de cor e acessórios. Veja na fotogaleria os nossos favoritos.

ModaLisboa Insight: as celebridades na primeira fila

A maratona de desfiles da 52ª edição da ModaLisboa arrancou na última sexta-feira, 7, com os desfiles dos novos designers e de nomes já consagrados como Ricardo Preto, Valentim Quaresma e Dino Alves. A assistir na primeira fila, estiveram Raquel Strada, Maria Cerqueira Gomes, Bárbara Lourenço ou Sara Matos.

As Mais Lidas