Moda

COS x Sou Fujimoto

A instalação Forest of Light de Sou Fujimoto, feita em parceria com a COS, abre ao público em Milão.
Por Máxima, 15.04.2016
A COS regressa ao Salone del Mobile com uma nova instalação pelas mãos do arquiteto japonês Sou Fujimoto.
 
Inspirada na coleção de Primavera-Verão 2016 da COS, ‘Forest of Light’ explora ideias de interação e perspetiva; o espaço escuro é iluminado por torres de luz em formato de cone desenhadas para responder aos movimentos de quem visita o espaço. Sons concebidos especialmente para a instalação, um nevoeiro subtil e paredes de espelho, criam um cenário imersivo e que traduz a ideia de infinito, onde holofotes cónicos se transformam em árvores abstratas, parte de uma floresta inconstante de luz.
 
Construída na década de 1930 pelo arquiteto italiano Mario Cereghini, a instalação situa-se no Cinema Arti no distrito de San Babila, em Milão. Outrora um teatro, o agora abandonado edifício inspirou aspetos essenciais do design de Sou Fujimoto e fornece um pano de fundo à instalação.
 
O trabalho de Sou Fujimoto tem sido uma inspiração para a COS durante vários anos. Frequentemente focado no espaço negativo e no conceito de inclusão do exterior, alguns dos trabalhos mais conhecidos do arquiteto, como o que desenvolveu para o projeto do Pavilhão da Serpentine Gallery em 2013, esbatem os parâmetros de espaço, com arestas que se dissolvem no ambiente envolvente.
 
Martin Andersson, Head of Menswear Design da COS diz da colaboração, "Sou Fujimoto captou na perfeição a estética da COS, criando uma instalação que é muito especial na sua simplicidade e surpreendente na sua abordagem." Karin Gustafsson, Head of Womenswear Design acrescenta, "Tem sido fantástico trabalhar com Sou Fujimoto neste projeto, nunca tivemos uma instalação tão simples e bonita focada no aspeto luz, e o resultado é incrível".
 
Sou Fujimoto comenta "O pavilhão da COS é uma concretização pura do conceito de floresta, uma floresta que não é estática, mas antes permite que as pessoas interajam com a luz, e vice-versa. Esta interação conecta moda, espaço e floresta enquanto formas de arquitetura".
 
Aberta ao público de 12 a 17 de Abril, a colaboração com Sou Fujimoto marca o quinto ano de instalações COS durante o Salone del Mobile, dando continuidade ao envolvimento da marca com artistas de renome da indústria da arte e do design como as Serpentine Galleries, as feiras de arte Frieze e a Donald Judd Foundation.  
Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!