O tema do desfile centrou-se na rua, logo a começar no cenário, o número 65 da imaginária Benetton Street. As crianças surgiram na passerelle a vestir peças de estilo desportivo, dando um tom de doçura e diversão à apresentação, que aconteceu no Teatrino Lorenese, na Fortezza da Basso em Florença, Itália.
Vimos cores primárias, marca registada da empresa, numa coleção adaptada aos mais pequenos do século XXI. As crianças não são apenas ágeis, criativas e curiosas – elas preocupam-se com o planeta e vestem looks feitos com tintas naturais e não tóxicas. Para a estação mais fria do ano, os blusões de penas por exemplo são feitos com materiais reciclados e fibras nobres.
Jean-Charles de Castelbajac criou uma moda de rua infantil, com peças camufladas, riscas e até grafittis de Keith Haring. "Vivemos um momento histórico muito particular: Estamos no final dessa ditadura em que eram os pais que decidiam o modo de vestir. As crianças querem escolher o que vestir, porque vivem e vêem o mundo através das novas tecnologias", declarou o diretor artístico da marca em comunicado.
O resultado é mesmo este, uma coleção outono-inverno com a sociedade atual em mente. "No que toca à coleção para menina, trabalhei com base numa ideia associada ao novo romantismo, com uma estética menos frágil, mas mais desportiva", diz Castelbajac, explicando como criou para as meninas de hoje e mulheres de amanhã. "Desenhar uma coleção para criança é uma grande responsabilidade nos dias que correm", confessou sobre a importância da função educativa nos códigos de moda e completou: "este é o caminho do futuro que nós, designers, não podemos ignorar: devemos dar lugar a uma feminilidade que já não se alimenta dos clichés do passado", remata.