Celebridades

Qual é o problema de Hollywood com o peito grande?

Nem sempre um peito grande é sinónimo de sucesso, especialmente no cinema e na moda. E foram já várias as atrizes e as modelos que o denunciaram.

11 de novembro de 2019 | Ângela Mata

Em Hollywood de outros tempos, as curvas de corpos como os de Marilyn Monroe, Sofia Loren ou Brigitte Bardot eram admiradas, consideradas sexy, um símbolo de feminilidade. Os conceitos de beleza mudaram com as décadas assim como as formas de olhar para a mulher, da moda às artes, sem esquecer a publicidade.

O tema do decote e da sua relação com a imagem feminina foi levantado em 2017 numa entrevista de Emily Ratajkowski à Harper’s Bazaar Austrália. A modelo e atriz (que vimos em Gone Girl, de David Fincher, e que entretanto se transformou num fenómeno do Instagram) revelou já ter sido discriminada pelo facto de ter um peito grande, chegando mesmo a perder trabalhos por isso. "O que acontece comigo é isto: ‘Oh, ela é tão sexy.’ É quase como uma coisa antimulher, o facto de as pessoas não quererem trabalhar comigo porque o meu peito é grande de mais. Qual é o problema de ter peito? É algo tão bonito e feminino que deve ser celebrado. Qual é a questão? São maravilhosos se forem grandes, são maravilhosos se forem pequenos. Porque é que isso há-de ser um problema?", disse Ratajkowski à revista de moda.

Já em 2016 a modelo havia sido criticada por ter publicado no Instagram uma fotografia em topless ao lado de Kim Kardashian. Na altura, descreveu no Twitter: "Por mais ou menos sexuais que os nossos corpos sejam, nós temos de ter a liberdade enquanto mulheres de poder escolher quando e como expressamos a nossa sexualidade."

Há dois anos, a marca de lingerie Bluebella apresentou recentemente um estudo que demonstrou que o tamanho do peito das mulheres sofreu alterações ao longo dos últimos 50 anos. Se em 1967 a média do tamanho era o 34B, nos anos 90 surgiram ícones como Pamela Anderson e aumentaram as cirurgias plásticas, alcançando-se uma média de 34DD. A partir do ano 2000 o tamanho subiu para o 36D, o mesmo da atriz Scarlett Johanson, que na viragem do milénio começámos a ver em filmes como Lost in Translation e Match Point.

Também a conhecida atriz da série Modern Family, Sofia Vergara, em 2015, revelou à Vanity Fair norte-americana que um peito grande pode trazer grandes problemas a uma mulher. "O meu peito é enorme. Durante toda a minha vida, o simples acto de ir comprar um soutien era um pesadelo. Quando vim para Los Angeles, passei a ir a uma loja chamada Frederick’s of Hollywood que faz soutiens para strippers", contou a atriz.

Em entrevista à revista Elle britânica, em 2013, Scarlett Johanson afirmou  "que qualquer mulher que tenha curvas e use um vestido de gala num evento é super sexualizada. Quando eu tinha, 18, 19 anos, era uma miúda e isso acontecia-me. Eu sempre tive curvas, é uma coisa de família. E chegou a acontecer-me em eventos toda a gente só olhar para o meu peito e comentar: ‘Bomba!’ ou ‘A nova Marilyn’".

São muitas as mulheres, da música à moda e ao cinema, que denunciaram preconceitos semelhantes, para ver na fotogaleria em cima.

Emily Ratajkowski | O tema do decote e da sua relação com a imagem feminina foi mais uma vez levantado numa entrevista de Emily Ratajkowski à Harper’s Bazaar Austrália. A modelo e atriz (que vimos em Gone Girl, de David Fincher, e que entretanto se transformou num fenómeno do Instagram) revelou já ter sido discriminada pelo facto de ter um peito grande, chegando mesmo a perder trabalhos por isso.
Foto: Getty Images
1 de 13 / Emily Ratajkowski Emily Ratajkowski | O tema do decote e da sua relação com a imagem feminina foi mais uma vez levantado numa entrevista de Emily Ratajkowski à Harper’s Bazaar Austrália. A modelo e atriz (que vimos em Gone Girl, de David Fincher, e que entretanto se transformou num fenómeno do Instagram) revelou já ter sido discriminada pelo facto de ter um peito grande, chegando mesmo a perder trabalhos por isso.
Scarlett Johansson | Uma cirurgia de redução mamária nunca foi confirmada pela própria atriz, mas existem suspeitas disso. A atriz chegou a perder o papel principal no filme The Girl with the Dragon Tatoo, de David Fincher, para Rooney Mara devido ao tamanho do peito.
Foto: Getty Images
2 de 13 / Scarlett Johansson | Uma cirurgia de redução mamária nunca foi confirmada pela própria atriz, mas existem suspeitas disso. A atriz chegou a perder o papel principal no filme The Girl with the Dragon Tatoo, de David Fincher, para Rooney Mara devido ao tamanho do peito. Scarlett Johansson | Uma cirurgia de redução mamária nunca foi confirmada pela própria atriz, mas existem suspeitas disso. A atriz chegou a perder o papel principal no filme The Girl with the Dragon Tatoo, de David Fincher, para Rooney Mara devido ao tamanho do peito.
Susan Sarandon | Aos 70 anos, continua a ser uma das atrizes mais sexy do mundo e o seu decote tem muito a ver com isso.
Foto: Getty Images
3 de 13 / Susan Sarandon | Aos 70 anos, continua a ser uma das atrizes mais sexy do mundo e o seu decote tem muito a ver com isso. Susan Sarandon | Aos 70 anos, continua a ser uma das atrizes mais sexy do mundo e o seu decote tem muito a ver com isso.
Katy Perry | A cantora usa o tamanho 32D e o seu peito é muitas vezes comentado nas redes sociais. Na edição britânica da GQ de fevereiro de 2014, revelou: “Nunca me submeti a uma cirurgia plástica. Nem ao nariz, nem ao queixo, nem às maçãs do rosto, nem ao peito. É a minha mensagem de empowerment feminino pelo que é natural.”
Foto: Getty Images
4 de 13 / Katy Perry | A cantora usa o tamanho 32D e o seu peito é muitas vezes comentado nas redes sociais. Na edição britânica da GQ de fevereiro de 2014, revelou: “Nunca me submeti a uma cirurgia plástica. Nem ao nariz, nem ao queixo, nem às maçãs do rosto, nem ao peito. É a minha mensagem de empowerment feminino pelo que é natural.” Katy Perry | A cantora usa o tamanho 32D e o seu peito é muitas vezes comentado nas redes sociais. Na edição britânica da GQ de fevereiro de 2014, revelou: “Nunca me submeti a uma cirurgia plástica. Nem ao nariz, nem ao queixo, nem às maçãs do rosto, nem ao peito. É a minha mensagem de empowerment feminino pelo que é natural.”
Drew Barrymore | A atriz submeteu-se a uma redução mamária em 1992 para reduzir o tamanho de peito (DD), porque sentia-se desconfortável em relação às atenções que recebia por isso.
Foto: Getty Images
5 de 13 / Drew Barrymore | A atriz submeteu-se a uma redução mamária em 1992 para reduzir o tamanho de peito (DD), porque sentia-se desconfortável em relação às atenções que recebia por isso. Drew Barrymore | A atriz submeteu-se a uma redução mamária em 1992 para reduzir o tamanho de peito (DD), porque sentia-se desconfortável em relação às atenções que recebia por isso.
Salma Hayek | É uma das atrizes de Hollywood mais conhecida pelas suas curvas e usa um tamanho de soutien copa 26C.
Foto: Getty Images
6 de 13 / Salma Hayek | É uma das atrizes de Hollywood mais conhecida pelas suas curvas e usa um tamanho de soutien copa 26C. Salma Hayek | É uma das atrizes de Hollywood mais conhecida pelas suas curvas e usa um tamanho de soutien copa 26C.
Pamela Anderson | Para muitos, foi ela quem começou a moda do peito grande em Hollywood. A atriz tornou-se famosa pelo seu corpo na série Marés Vivas, com um tamanho de peito 34DD.
Foto: Getty Images
7 de 13 / Pamela Anderson | Para muitos, foi ela quem começou a moda do peito grande em Hollywood. A atriz tornou-se famosa pelo seu corpo na série Marés Vivas, com um tamanho de peito 34DD. Pamela Anderson | Para muitos, foi ela quem começou a moda do peito grande em Hollywood. A atriz tornou-se famosa pelo seu corpo na série Marés Vivas, com um tamanho de peito 34DD.
Sofia Vergara | A atriz usa um tamanho F e nunca escondeu de ninguém que era tudo natural. No programa Watch What Happens: Live Show, de Andy Cohen, Sofia confessou que estaria a pensar numa redução mamária para evitar que o peito ficasse tão descaído com o passar dos anos: “Definitivamente algo vai ter de ser feito. Seria muito desconfortável andar com elas a baterem-me nos joelhos.”
Foto: Getty Images
8 de 13 / Sofia Vergara | A atriz usa um tamanho F e nunca escondeu de ninguém que era tudo natural. No programa Watch What Happens: Live Show, de Andy Cohen, Sofia confessou que estaria a pensar numa redução mamária para evitar que o peito ficasse tão descaído com o passar dos anos: “Definitivamente algo vai ter de ser feito. Seria muito desconfortável andar com elas a baterem-me nos joelhos.” Sofia Vergara | A atriz usa um tamanho F e nunca escondeu de ninguém que era tudo natural. No programa Watch What Happens: Live Show, de Andy Cohen, Sofia confessou que estaria a pensar numa redução mamária para evitar que o peito ficasse tão descaído com o passar dos anos: “Definitivamente algo vai ter de ser feito. Seria muito desconfortável andar com elas a baterem-me nos joelhos.”
Christina Hendricks | A conhecida atriz de Mad Men e da série Good Girls usa o tamanho F e nunca se submeteu a qualquer tipo de cirurgia ao peito.
Foto: Getty Images
9 de 13 / Christina Hendricks | A conhecida atriz de Mad Men e da série Good Girls usa o tamanho F e nunca se submeteu a qualquer tipo de cirurgia ao peito. Christina Hendricks | A conhecida atriz de Mad Men e da série Good Girls usa o tamanho F e nunca se submeteu a qualquer tipo de cirurgia ao peito.
Amber Rose | A modelo norte-americana bate todos os recordes com um tamanho natural de 36H. Ainda assim, confessou que chegou a pensar aumentar o peito por não gostar do seu formato.
Foto: Getty Images
10 de 13 / Amber Rose | A modelo norte-americana bate todos os recordes com um tamanho natural de 36H. Ainda assim, confessou que chegou a pensar aumentar o peito por não gostar do seu formato. Amber Rose | A modelo norte-americana bate todos os recordes com um tamanho natural de 36H. Ainda assim, confessou que chegou a pensar aumentar o peito por não gostar do seu formato.
Kate Winslet | A atriz quase perdeu o papel no filme Steve Jobs precisamente por ter um peito bem maior que o da verdadeira personagem que interpretou, Joanna Hoffman.
Foto: Getty Images
11 de 13 / Kate Winslet | A atriz quase perdeu o papel no filme Steve Jobs precisamente por ter um peito bem maior que o da verdadeira personagem que interpretou, Joanna Hoffman. Kate Winslet | A atriz quase perdeu o papel no filme Steve Jobs precisamente por ter um peito bem maior que o da verdadeira personagem que interpretou, Joanna Hoffman.
Kate Upton | A modelo disse ao jornal britânico "The Sun" que gostava de ter um peito mais pequeno de forma a conseguir usar tops mais finos ou modelos de biquinis mais pequenos.
Foto: Instagram @kateupton
12 de 13 / Kate Upton | A modelo disse ao jornal britânico 'The Sun' que gostava de ter um peito mais pequeno de forma a conseguir usar tops mais finos ou modelos de biquinis mais pequenos. Kate Upton | A modelo disse ao jornal britânico "The Sun" que gostava de ter um peito mais pequeno de forma a conseguir usar tops mais finos ou modelos de biquinis mais pequenos.
Lea Michele | A estrela da série Glee terá dito numa entrevista à Marie Claire, a revista francesa "Estas bebés são ótimas, são as minhas vencedoras de prémios" demonstrando que não sente qualquer ameaça ao tamanho do seu peito.
Foto: Instagram @leamichele
13 de 13 / Lea Michele | A estrela da série Glee terá dito numa entrevista à Marie Claire, a revista francesa 'Estas bebés são ótimas, são as minhas vencedoras de prémios' demonstrando que não sente qualquer ameaça ao tamanho do seu peito. Lea Michele | A estrela da série Glee terá dito numa entrevista à Marie Claire, a revista francesa "Estas bebés são ótimas, são as minhas vencedoras de prémios" demonstrando que não sente qualquer ameaça ao tamanho do seu peito.
Saiba mais Hollywood, Bluebella, Marilyn Monroe, Sofia Loren, Brigitte Bardot, Emily Ratajkowski, Kim Kardashian, Pamela Anderson, Scarlett Johanson, Celebridades, Moda
Relacionadas

As estrelas e a obsessão pelas cirurgias

Poucas são as celebridades que escapam às cirurgias. Blake Lively reduziu apenas o volume do nariz, já Meg Ryan intercedeu em todo o rosto. Veja aqui mais exemplos.

A vingança serve-se com bisturi

Os divórcios aumentam e, com eles, o trabalho dos cirurgiões estéticos também. A relação entre os dois fatores tem uma explicação: revenge surgery, uma nova estratégia para ultrapassar relações com final infeliz.

O mistério do naked dress

Chamam-lhe naked dress, ou vestido transparente, e é impossível não o associarmos às irreverentes escolhas de várias celebridades. Afinal, qual é o efeito deste look?

Mais Lidas
Realeza As amantes da vida de Juan Carlos

Num momento de especulação sobre o seu paradeiro, e após informar a casa real espanhola do seu afastamento, voltam a surgir as histórias da vida de um rei que nunca gostou de ser discreto.