Celebridades

George e Amal Clooney lançam aplicação que luta contra abusos dos direitos humanos

A Fundação Clooney para a Justiça, fundada pelo casal George e Amal Clooney, deu mais um passo pela igualdade de direitos. Conheça esta aplicação móvel.

Os Clooneys são dos casais mais influentes do mundo
Os Clooneys são dos casais mais influentes do mundo Foto: Getty Images
29 de abril de 2019 | Inês Fernandes

Amal e George Clooney decidiram lançar a TrialWatch, uma aplicação para o telemóvel que se dedica a expor injustiças e responsabilizar aqueles que cometem atentados contra os direitos humanos. Esta iniciativa, em parceira com a Microsoft, parte da Fundação Clooney, o núcleo de apoio à justiça que o ator e a advogada fundaram juntos.

A aplicação tem como finalidade recolher dados mundiais sobre erros judiciais que se relacionam com raça, género, orientação sexual e classe social. O casal inaugurou a Fundação em 2016 com o intuito de ajudar a manter e aumentar a justiça nos tribunais, e espera que os dados recolhidos agora ajudem a manter estes ideais. A aplicação permite recolher os dados de documentos de tribunais, através da recolha de áudio, e da captura de fotografias de pessoas e documentos. Além disso, tem ainda uma ferramenta que passa para texto a fala, e a traduz para qualquer língua.

Na apresentação, o casal sublinhou a sua luta global contra a injustiça e o seu papel na exposição ao mundo destes casos, por mais pequenos que sejam. "Um grande número de países permite que mulheres e raparigas sejam julgadas por abortos" disse George Clooney, durante a apresentação da aplicação na Universidade Columbia, em Nova Iorque. "Em alguns países pode-se ser preso ou morto por quem se ama" continuou Amal.

Amal, uma advogada que se especializou em direitos humanos e lei internacional, já teve que lidar com muitos destes casos, acrescentando que "os tribunais de todo o mundo estão muito acostumados a silenciar dissidentes e a usarem os inocentes como alvos." O lançamento desta aplicação, ao lado do seu marido, acontece na mesma semana em que fez um forte discurso sobre o uso da violência sexual como arma de guerra numa reunião da Organização das Nações Unidas

Saiba mais Amal Clooney, George Clooney, direitos humanos, trialwatch, app, aplicação, app, Fundação Clooney
Relacionadas

Os casais mais sexy do mundo

Desde os símbolos de sex-appeal intemporais aos casais do momento, compilamos uma lista dos pares mais sensuais agora.

Mais Lidas
Realeza As amantes da vida de Juan Carlos

Num momento de especulação sobre o seu paradeiro, e após informar a casa real espanhola do seu afastamento, voltam a surgir as histórias da vida de um rei que nunca gostou de ser discreto.