É difícil perceber o que é mais cativante em Petra Nemcova: se a beleza ou a faceta humanitária. A supermodelo veio a Portugal apresentar uma coleção de velas, receber a distinção de Mulher do Ano da revista GQ e também falou com a Máxima.
Your browser doesn’t support HTML5 video
Filantropia modelo
22 de julho de 2014 às 06:00 Máxima
Habituámo-nos a ver Petra Nemcova como um ícone de beleza e sensualidade femininas, mas, aos 34 anos, a sua vida já transbordou das páginas de revista e transformou-se numa inspiração. A menina que nasceu na antiga República Checa foi descoberta nas ruas de Praga e construiu uma carreira de modelo que inclui trabalhos com algumas das mais prestigiadas marcas internacionais de moda e beleza e também uma capa da edição de Swimsuit Edition da revista Sports Illustrated em 2003.
E TAMBÉM NA BELEZA
Em novembro de 2012, a marca de cosmética Clinique anunciou a sua associação à Happy Hearts Fund e desde então colocou à venda o perfume Hapy Heart, o verniz A Different Nail Enamel for Sensitive Skins in Happy e a T-shirt Make Someone Happy. Veja em www.clinique.com
PUB
No ano seguinte as férias paradisíacas que Petra passava na Tailândia tornaram-se um verdadeiro pesadelo, bem como para vários milhares de pessoas que foram apanhadas de surpresa pelo tsunami que devastou o sudeste asiático. A modelo deparou-se não só com uma prova de sobrevivência como também com a perda do namorado. A partir daí a filantropia e as causas humanitárias ganharam grande protagonismo na vida de Petra Nemcova e começou pela criação da Happy Hearts Fund, uma fundação para ajudar crianças em cenários de catástrofes naturais.
Muitos outros projetos se têm seguido em que a modelo checa equilibra harmoniosamente os melhores aspetos da vida de modelo com a sua atividade solidária, como por exemplo a criação da marca de decoração de luxo Be The Light New York by Petra Nemcova. “60% do meu tempo é dedicado ao meu trabalho humanitário e o resto do tempo é dividido entre a moda, a minha marca e também sou embaixadora do Haiti”, onde vive agora e diz que é a sua casa. Carismática e solidária, Petra Nemcova é uma personalidade que vemos com frequência em diferentes contextos como programas de televisão, produções fotográficas, como oradora ou embaixadora de projetos humanitários.
PUB
COM UM BRILHO ÚNICO
É bem conhecida a vontade de Caroline Scheufele para participar em causas solidárias, por isso a copresidente e diretora artística da Chopard decidiu juntar-se a Petra Nemcova e ajudar a Happy Hearts Fund. “A Caroline criou uma pulseira linda que faz parte da coleção Happy Dimonds.” Esta peça em ouro rosa com um pendente e uma safira rosa dentro tem um custo de €1200 e contribui com €200 para a reconstrução de escolas. Nesta estação, Petra Nemcova brilha ainda na apresentação das joias da famosa coleção Red Carpet 2014 que a Chopard lança por altura do Festival de Cinema de Cannes.
A ESSÊNCIA DE PETRA
Em 2013, a modelo criou a marca Be The Light New York by Petra Nemcova. Esta marca conta com a coleção de velas World Collection que chegou à Loja das Meias, em Lisboa. A apresentação das quatro velas contou com a presença da modelo no espaço do Centro Comercial das Amoreiras. “As velas e a marca dizem muito sobre mim porque são inspiradas por 16 anos das minhas viagens à volta do mundo, a aprender sobre culturas, a falar com as pessoas, do que elas se orgulham e gostam no seu país.” bethelightny.com
PUB
EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA
A experiência que viveu na primeira pessoa durante o tsunami que devastou o sudeste asiático em 2004 motivou Petra Nemcova a começar a Happy Hearts Fund. Esta fundação sem fins lucrativos, da qual é hoje presidente, ajuda crianças em países que enfrentaram catástrofes naturais, mantendo abertas escolas para que os mais pequenos não percam a oportunidade de estudar. Até agora, a Happy Hearts Fund já ajudou cerca de 46 mil crianças e respetivas famílias, um trabalho que já foi reconhecido pelas Nações Unidas e que neste momento está ativo em sete países. Mas quando lhe perguntámos qual a melhor distinção que já recebeu, a resposta foi clara: “O melhor é o sorriso das crianças.” www.happyheartsfund.org