Os dentes imperfeitos são a nova tendência de Beleza
Durante décadas o modelo de Beleza ideal incluiu magreza, cabelos extra lisos e dentes brancos simetricamente alinhados. Mas alguns rebeldes, incluindo a Gucci, já estão a ir contra a perfeição.

Um sorriso cintilante com dentes bem alinhados é o que se espera de uma campanha de moda, certo? Não para Alessando Michele. O diretor criativo da Gucci, que acaba de lançar a reformulada linha de maquilhagem da marca italiana com uma nova gama de batons, escolheu para a campanha modelos que fogem ao estereótipo e revelam dentes separados e uma coloração não tão branca como estamos habituados.
As imagens de Martin Parr, o fotógrafo inglês que adora captar a excentricidade do quotidiano, levantam a questão da Beleza ligada à imperfeição, contanto com figuras como a cantora Dani Miller (dona do sorriso "imperfeito" da Gucci) Lapres Mae, Achok Majak e Ellia Sophia Coggins. Também por estes dias, a Primark, gigante irlandesa de fast fashion, apresentou uma campanha de fatos de banho com a modelo Symone Lu, conhecida por não ter um dos dentes. As reações positivas foram imediatas.

A tendência não é exatamente uma novidade embora nunca tenha tido tanta expressão como agora. A atriz Brigitte Bardot sempre exibiu o seu sorriso com um espaço entre os dentes, tornando-se símbolo sexual da década 60. Madonna também nunca se preocupou em corrigir o sorriso e tornou-se referência de beleza ao longo de 40 anos de carreira, assim como a cantora Vanessa Paradis.
Na moda, os dentes afastados ou ligeiramente desalinhados sempre foram símbolo de irreverência, como comprovam as modelos Lindsey Wixson, Slick Woods, Laetitia Casta e Georgia May Jagger.

Anúncio da Nike é criticado por ter modelo com pelos nas axilas
A cantora Annahstasia foi alvo de críticas por aparecer numa campanha onde mostrou os pelos das axilas. Esta campanha foi uma verdadeira ação de empoderamento feminino.
A maquilhagem e os cabelos do Met Gala 2019
Um close-up às personalidades que passaram na passadeira rosa do Metropolitan Museum de Nova Iorque.