Beleza

Sonia Constant e a arte do olfato

A Máxima conversou com a mulher por detrás de Pure Musc, a nova fragrância floral e almiscarada da Narciso Rodriguez que se torna num só com quem a usar.

11 de março de 2020 | Vitória Amaral

Sonia Constant é uma força da natureza no que toca à perfumaria contemporânea. Além de somar clientes como Tom Ford ou Lanvin, a perfumista destaca-se não só pela qualidade das suas criações como pela sua criatividade e rigor. Depois de Narciso Rodriguez Fleur Musc, Constant voltou a colaborar com a marca para apresentar Pure Musc, uma fragrância floral e almiscarada que se funde com o cheiro pessoal, trazendo um aroma profundo e memorável a quem a usar. 

Quais são os seus cheiros favoritos?

Quando entrei na escola de perfumaria e descobri os almíscares pela primeira vez, pensei "porque é que não existe uma fragrância só com almíscar? Este cheiro é tão maravilhoso, melhor do que qualquer perfume". Depois quando me tornei perfumista, comecei a criar uma fragrância apenas com os meus almíscares favoritos mas logo percebi que tinha falta de alguns elementos técnicos para ser um bom perfume, como volume ou projeção, e rapidamente entendi porque é que não existia no mercado! Quando criei o Pure Musc, 20 anos depois desta minha criação almiscarada, tinha já adquirido técnica suficiente para trazer todos os elementos que faltavam à minha primeira composição! Mesmo que pareça que o Pure Musc cheire apenas a almíscar, na realidade a fórmula contém notas florais e de sândalo arborizado. Também acrescentei algumas notas frutadas para trazer um poder de difusão ao coração do almíscar, uma harmonia que o realça.

Quais são as memórias olfativas que acarinha mais?

O cheiro da pele dos meus dois filhos quando eram bebés. Um cheiro maravilhoso e irreplicável.

Quais são as suas fragrâncias preferidas?

Prefiro sempre a última fragrância que estou a criar no momento! E uma dessas criações nas quais estou completamente viciada é também uma que estou a criar para o senhor Narciso Rodriguez, mas não posso revelar muito mais.

Em quantos perfumes consegue trabalhar ao mesmo tempo?

Sou o tipo de perfumista que escolhe as suas batalhas e prefiro concentrar o meu trabalho nos designers e marcas que estimo mais. Quando olho para a minha lista de criações, os perfumes Narciso Rodriguez estão sempre no topo das minhas prioridades! Mas sou capaz de trabalhar em aproximadamente 10 fragrâncias ao mesmo tempo.

Usa os perfumes que cria?

Claro que sim uso todas as fragrâncias nas quais trabalho porque é certamente a melhor forma de testar o seu rasto, volume e adição entre as pessoas à minha volta. Se não têm qualquer comentário sobre a minha criação, significa apenas que não é bom ou poderoso o suficiente.

Tem algumas dicas para sobrepor fragrâncias?

Claro: pulverizo uma no ar e completo a "nuvem" com um segundo borrifo de outra, depois atravesso-a!

Como foi o processo de trabalhar com a Narciso Rodriguez na nova fragrância Pure Musc?

O Narciso Rodriguez adora um almíscar que encontrou num mercado do Egipto: foi o ponto de partida para ele neste perfume, de uma fora mais estratosférica e mais moderna, com tons lenhosos e florais (...). O sr. Narciso esteve muito presente no processo de desenvolvimento deste perfume e consegue ter a sua própria assinatura independentemente das tendências atuais. Já que para ele a marca está a ditá-las em vez de as seguir. O Pure Musc, mais concretamente, é o melhor exemplo de uma criação feita completamente à parte das tendências de hoje. (...) O mercado está cheio de fragrâncias com notas frutadas e comestíveis e esta não tem nenhuma, à exceção de um toque de pêssego, mais por razões técnicas, para ajudar o almíscar, porque é um tipo de intensificador.

Pode dizer-nos um pouco mais sobre o cheiro e a sua estrutura?

A fragrância foi criada à volta de um coração de almíscar, que amplificado se torna na faceta mais importante da mesma. Quanto às outras, temos um toque de pêssego e aldeído no topo, jasmim egípcio e flor de laranjeira no meio e, finalmente, notas de cachemira e sândalo.

O que faz de Pure Musc um cheiro memorável?

A quantidade e qualidade fantásticas dos almíscares. O facto de não seguir qualquer perfume da atualidade mas de ser definitivamente um lançador de tendências para um novo tipo de fragrância que atua como uma prolongação da pessoa, em vez de se apoderar dela. É um cheiro que cria uma intimidade pessoal com cada um e esta mistura-se tão bem com a pele que se torna quase parte do seu próprio odor, celebrando-o de forma pura e sensual.

1 de 4
2 de 4
3 de 4
4 de 4
Saiba mais Sonia Constant, perfumista, Narciso Rodriguez, perfume, fragrâncias, Perfumes
Relacionadas

20 anos de Narciso Rodriguez

Falamos com o designer em Madrid, durante as comemorações dos seus 20 anos de carreira e dos 15 desde o lançamento da sua primeira – e icónica – fragrância.

Mais Lidas
Entrevista Diogo Faro, o pugilista digital: "Odiaria que a minha vida fosse igual à das mulheres que são apalpadas e assediadas."

O comediante lisboeta tornou-se nos últimos anos uma voz ativa na luta pela igualdade de género. As provocações humorísticas de Diogo Faro sucedem-se no mundo virtual, espicaçam a atualidade, incomodam alguns e originam reflexões sobre o machismo, homofobia e racismo. O seu humor serve-se de ironia para fazer crítica social. Um combate que Diogo Faro abraçou totalmente.