Beleza
10 razões por que o tabaco prejudica a sua pele (e não só)
Wenqian Chen, especialista em medicina tradicional chinesa, revela quais as melhores formas para deixar de fumar.

É largamente sabido que o tabaco afeta a sua saúde e a das pessoas à sua volta. Mas fumar implica muito mais que isso, como alerta o Centro de Terapias Chinesas (CTC), este simples ato pode prejudicar também a sua imagem. Wenqian Chen, médica especialista em Medicina Tradicional Chinesa no CTC, enumera as 10 consequências mais nocivas do tabaco para a beleza.

Qual é o primeiro passo a dar para quem decide deixar de fumar?
O primeiro passo para deixar de fumar é desejar fazê-lo. Uma vez tomada essa decisão, deve estipular um período para observar os seus hábitos tabágicos. Por exemplo, perceber em que circunstância sente mais prazer em fumar e em que situação a necessidade é maior. Uma vez reconhecidos os seus padrões, fixe uma data e informe os seus familiares e amigos da sua intenção de deixar de fumar nessa data, para que aqueles o ajudem no processo. Por fim, agende uma consulta com um especialista (pode ser o seu médico de família), para que este o possa ajudar a encontrar alternativas ao cigarro.
Qual a melhor forma de o fazer?

A melhor forma de o fazer depende do nível de dependência de cada um. Há quem consiga cortar o hábito de imediato e de uma só vez apenas com a força de vontade. Para outras pessoas, no entanto, é mais difícil e podem levar mais tempo. Se pertencer ao segundo grupo, peça aconselhamento a um especialista.
Há algum truque ou conselho que possa dar para quem está agora a iniciar o processo?
Um truque que pode resultar muito bem é mudar de marca de cigarro antes de deixar de fumar. Compre uma marca que lhe dá menos prazer fumar. Lentamente vai começar a associar o cigarro a um sacrifício e não a um prazer. Outra dica é colocar pequenos desafios a si mesmo. Por exemplo: atrasar o primeiro cigarro da manhã, desafiar-se a eliminar o cigarro a meio da manhã ou comprometer-se a não fumar em público.

A medicina tradicional chinesa pode ter um papel fundamental? Se sim, de que forma?
A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é uma ótima solução para deixar de fumar. Com a MTC, a vontade de fumar pode desaparecer logo após a primeira sessão. Nos casos de maior dependência, mesmo que a vontade persista, o sabor do tabaco passa a ser percebido como desagradável, o que leva a uma redução radical do hábito. Por exemplo, fazendo uso do método Jie Yan, exclusivo do Centro de Terapias Chinesas, é possível que 80%-90% dos fumadores deixem de fumar apenas com 3 tratamentos. Este método consiste numa combinação de auriculoterapia, acupuntura, tui-na e fitoterapia chinesa, combatendo a habituação física e promovendo a desintoxicação do organismo. Pela sua taxa de sucesso e rapidez em resolver o problema, o MTC pode ter um papel fundamental. Consulte um especialista em MTC para saber mais sobre este método.
Para quem deseje abandonar o hábito do cigarro, a Dra. Wenqian Chen recomenda o método Jie Yan, um método com mais de 15 anos que tem conseguido que 80%-90% dos fumadores que procuram o CTC deixem de fumar apenas com 3 tratamentos. Este método consiste numa combinação de auriculoterapia, acupuntura, tui-na e fitoterapia chinesa, combatendo a habituação física e promovendo a desintoxicação do organismo.
De acordo com a Dra. Chen, logo após a primeira sessão, a vontade de fumar desaparece. Em casos mais graves, mesmo que a vontade persista, o sabor do tabaco passa a ser percebido como desagradável, o que leva a uma redução radical do hábito.

1
03 de julho de 2025 às 16:32
Quem tem medo de Joana Marques? De Rita Pereira aos Anjos, as figuras públicas que criticaram a humorista
3
02 de julho de 2025 às 11:27
Rita Matias: uma menina de 12 anos, ainda que menstruada, é só uma criança
4
02 de julho de 2025 às 16:48
Este champô de brilho deixa o cabelo mais volumoso na primeira lavagem (e só custa €5)