Testámos em primeira mão a novíssima marca de beleza de Lady Gaga
Fomos assistir ao lançamento da Haus Labs by Lady Gaga, marca de maquilhagem disponível na Sephora em Portugal, que tem como embaixadora oficial a makeup artist Sarah Tanno. Conversa com a maquilhadora em Paris.
Foto: DR02 de abril de 2024 às 12:35 Rita Silva Avelar
Paris está como sempre a encontramos: a fervilhar. São 10h da manhã e a loja gigantesca da Sephora nos Champs-Élysées está cheia. Das teens às gurus da beleza, às jornalista e às influencers, toda a gente quer espreitar o novo corner da loja. É a marca Haus Labs by Lady Gaga, uma novidade absoluta que também vai chegar às superfícies da cadeia em Portugal.
Sarah Tanno, make up artist e maquilhadora da cantora, é seguida por 320 mil fãs no Instagram e esteve a apresentar a recém-lançada marca, que contou com a sua intervenção, do laboratório ao lançamento, passando pelas campanhas de marketing. Curiosamente, conta-nos que foi na Sephora que começou a trabalhar quando tinha apenas 16 anos, o que despertou a sua paixão pela área da beleza, que já domina há 20 anos. Pelo meio – e como podemos ver nas redes sociais – tornou-se famosa pelos seus fabulosos looks de makeup que faz regularmente à cantora Lady Gaga.
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A marca foi pensada para aliar tecnologia de ponta a ingredientes realmente eficazes, para garantir que trata à medida que cumpre os desígnios daquilo que imaginamos ser uma marca de maquilhagem profissional, e que servisse a todas as pessoas. "Era muito importante para nós representar a inclusão de muitas maneiras diferentes", começa por contar à Máxima Sarah Tanno, quando a questionamos sobre os 51 tons de base e os 31 tons de concealers, revelados com um desfile inclusivo no momento da apresentação da marca. "Quando estávamos a validar a fórmula para as bases, como artista senti que havia um enorme buraco na indústria quando se falava de subtons, algumas pessoas têm tons muito específicos, dos quentes [warm tones] aos morenos [olive tones]. Quando entrámos no processo de validação, que é uma parte muito importante dos laboratórios, tornou-se evidente que seria muito longo. O que aconteceu é que estivemos a testar tudo em diferentes rostos. Não gosto de dizer modelos porque trazemos pessoas de todas as esferas, diferentes idades, diferentes texturas de pele e diferentes etnias." Ao todo, foram feitos testes em 350 rostos. "Era importante para nós não só entregar uma fórmula incrível e inovadora como a base, mas realmente ter uma marca na qual todos se sentissem representados."
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Embora seja uma marca de maquilhagem, a Haus Labs by Lady Gaga tem uma forte componente de fórmula. "Só porque somos uma marca artística, não quer dizer que não nos concentremos nas fórmulas dos ingredientes que estamos a incluir. Focamo-nos numa maquilhagem artística que tem alto desempenho, pigmentos otimizados, mas também alta tecnologia alimentada por esses ingredientes científicos que são comprovados por fazerem realmente algo pela pele."
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A somar a este elemento central da coleção, as bases, juntam-se um pó fixador em quatro tons e uma opção translúcida universal, e um blush em seis tonalidades, ambos com embalagens prateadas, elegantes e simples, e ainda um bronzer em três variedades. São estes os básicos da Haus Labs, aos quais se juntam batons, lápis de lábios, um lip oil – sim, o produto do momento – e pincéis de maquilhagem de alta qualidade. Ainda, a indispensável paletta Eye Library, disponível em duas versões em tons quentes, e um aplicador cremoso de sombras de olhos com 20 tons distintos. E, claro, o sempre aliado pincel de sobrancelhas.
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Quais são os seus produtos favoritos desta nova coleção? "Ah, sim, definitivamente a base. A fórmula é única porque é composta por mais de 20 ingredientes de cuidados da pele, incluindo a nossa arnica fermentada, que é uma parte muito importante da nossa marca. A arnica foi uma ideia de Gaga, quando fomos para o laboratório, ela queria descobrir o que a arnica podia fazer pela pele. Percebemos que se fermentarmos a arnica, ela torna-se 860% mais potente. É considerada um super alimento. Quando a inserimos nos produtos de tez, o que ela vai fazer pela pele é tratá-la acalmando qualquer vermelhidão, qualquer irritação, qualquer inflamação."
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Para Tanno, "uma boa maquilhagem começa sempre com uma boa tez, por isso base e o corretor são as coisas mais importantes de qualquer marca. Para mim, quando estou a avaliar uma marca, são o barómetro." O concealer, além da arnica, tem ainda cafeína biológica e mais 18 ingredientes, para tratar a zona por baixo do olho, enquanto a corrige.
"Este é um dos produtos favoritos de Gaga, mesmo quando eu não lhe faço a maquilhagem, ela quer aplicar, para ter um efeito rápido, natural, e acalmar a vermelhidão da sua pele."
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Será que as novas gerações pensam na componente de tratamento? "Acho que, especialmente com a nova geração, as pessoas estão mais despertas e mais conscientes daquilo que aplicam nos seus rostos e do gostam especificamente. Depois do covid-19, as pessoas começaram realmente a confiar nos cientistas, nos químicos, porque eram literalmente as únicas pessoas que poderiam salvar o mundo naquele ponto. E eu acho que hoje querem saber o que está a acontecer na sua pele, o que está acontecer nos seus corpos. Nós não somos apenas uma marca de clean beauty, mas também removemos 2600 ingredientes nocivos dos nossos produtos, continuando a dar-lhes um elevado desempenho. É incrível. Quando digo que somos diferentes e pensamos na beleza, é mesmo com os olhos postos no futuro da maquilhagem.
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Melhor truque de beleza para o dia a dia? "Eu acho que a coisa mais importante que eu poderia dizer a uma consumidora seria certificar-se de que tem uma base que combina com a sua pele. Como eu disse, tudo começa com uma boa tez."