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Um relógio que incorpora perfume? A Vacheron inventou. Entrevista com Sandrine Donguy

Do “recreio” da Vacheron Constantin, como lhe chama a Diretora de Inovação da marca, saíram dois dos relógios mais originais e atraentes que vimos nos últimos tempos. Pode ser a “mais antiga manufatura em constante produção”, mas tem a cabeça no século XXI.

Foto: DR
02 de setembro de 2024 às 07:00 Bruno Lobo

2024 tem sido um ano de muitas novidades para a Vacheron Constantin. Por um lado, quebrou o seu próprio recorde de relógio mais complicado do mundo, passando das 57 para as 63 funções do Berkley, um relógio de bolso cujo tamanho só é suplantado pela genialidade técnica. Por outro lado, apresentou um modelo de alta joalharia versátil como nunca se viu e verdadeiramente brilhante (sempre são 549 diamantes!). O Grand Lady Kalla oferece uma bracelete e um pendente, permitindo alternar entre o módulo de relógio e uma joia, resultando em até quatro combinações diferentes. Não contente, a marca suíça, lançou algo ainda mais surpreendente: um relógio conceptual que liberta a sua própria fragrância. O Égérie Pleats of Time consegue fundir os mundos da alta-relojoaria, alta-costura e alta-perfumaria como também nunca se tinha visto. "Temos três recordes este ano", entusiasma-se Sandrine Donguy, Diretora de Marketing, Produto e Inovação da Vacheron, com quem estivemos à conversa: "O recorde do relógio mais complicado do mundo, o primeiro relógio de alta joalharia com ornamentos intercambiáveis, e esta inovação de inserir perfume na bracelete". Dois desses recordes são conjugados no feminino.

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A ligação da Vacheron Constantin ao universo feminino é quase tão antiga quanto a própria manufatura, estabelecida em 1755. No entanto, a principal inspiração para o Grand Lady Kalla é um modelo bastante mais recente: o Kallista, do grego "a mais bela" ou "mais bonita", apresentado em 1979. Foi o relógio mais caro do mundo na época e deixou vários herdeiros, incluindo o Gold Lady Kalla de 2001, vencedor do Grand Prix d’Horlogerie de Genève, e agora este Grand Lady Kalla − em nossa opinião, a reinterpretação mais bonita do modelo até à data.

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Para o sautoir, a Vacheron inspirou-se numa criação mais antiga, de 1924, quando a marca já brincava com esta ideia de peças modulares e apresentou um pendente que fazia as vezes de alfinete de peito. Nessa época, as pedras escolhidas foram diamantes, rubis, esmeraldas e ônix; um século mais tarde, optaram por diamantes, pérolas Akoya e novamente ónix. Uma inspiração muito Art Déco, mas muito evidentemente século XXI. 

Tempo Plissado 

Yiqing Yin é uma estilista parisiense e rosto da coleção Égérie desde o seu lançamento em 2020. Este ano assumiu o papel de designer de relógios e criou o Pleats of Time, um Concept Watch que incorpora "nano pérolas" de fragrância embutidas na bracelete, ela própria uma peça de alta-costura com bordados e incrustações de madrepérola. A caixa em ouro rosa está engastada de diamantes e o mostrador, em madrepérola lilás, adornado com os plissados que são a sua imagem de marca mais forte.

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Em paralelo, lançou um Égérie Fases da Lua, com os mesmos tons lilases e o mesmo raiado plissado no mostrador. Já não liberta fragrâncias, mas está disponível numa edição limitada a 100 unidades, com caixa em ouro rosa de 37 mm e a assinatura da estilista no verso da caixa. As três braceletes intercambiáveis incluídas, em pele de crocodilo lilás, pele de vitelo acetinada azul meia-noite ou texturizada rosa, permitem jogar com diferentes texturas e criar contraste. 

Creio que falámos pela última vez há dois anos, e na altura perguntei-lhe o que andavam a desenvolver. A sua resposta foi: "Ahh… bom… temos umas ideias..." 

Temos sempre ideias (risos). Temos um recreio na Vacheron, só para ter ideias. 

Presumo que estavam em pleno processo de desenvolvimento destes modelos. Como correu e, já agora, como nasceu a ideia de desenvolver um relógio com fragrância? 

O mais interessante é que durante muito tempo não sabíamos exatamente o que ia acontecer − ou sequer se conseguiríamos criar algo realmente interessante e viável. Tudo começou em 2021, quando Yiqing Yin colaborou com Dominique Ropion, um dos grandes perfumistas franceses, a convite do governo, para criarem uma peça que unisse moda e perfumaria, destinada a ser exposta no pavilhão francês na Expo do Dubai. 

Dominique criou uma fragrância e Yiqing Yin interpretou-a num vestido, que já tinha o aroma integrado. Era uma combinação técnica e, ao mesmo tempo, emocional, intangível, tal como o tempo. E pessoal, porque só mediante a ação da pessoa é que a fragrância é libertada. A ideia cativou-nos imediatamente. 

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Podemos recarregar, se o aroma se esgotar? 

É um concept watch e só existe uma pulseira, mas sim, conseguimos desenvolver um spray que permite "recarregar" o tecido com essas moléculas. Mas se não esfregar, tecnicamente o cheiro durará para sempre.

Planeiam utilizar esta tecnologia em que produtos no futuro? 

Ainda não sabemos exatamente… por enquanto, o objetivo é mostrar o vestido e o relógio, mas porque não criar uma fragrância própria? 

Não foi a Vacheron que escolheu a fragrância? 

Não, o processo foi controlado por Yiqing Yin e sabemos que não foi fácil encontrar o aroma certo. Ela teve inúmeras reuniões com o Dominique até acertarem. Como ela diz, "o Dominique é um alquimista de emoções" e a ideia de ambos foi criar uma fragrância "tão universal como o próprio tempo". 

O concept watch não está disponível para compra, mas quem adquirir o Égérie desenhado por Yiqing Yin não terá direito a essa fragrância, sob a forma de perfume ou por algum outro meio? 

Não, apenas ao relógio. Por enquanto, trata-se exclusivamente de uma "abordagem criativa", chamemos-lhe assim.

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Por falar em abordagem criativa, como foi o processo de criação do Grand Lady Kalla? 

A inspiração veio das coleções Égérie e Overseas, que permitem a troca fácil entre braceletes. Quisemos trazer essa capacidade para o universo da Alta Joalharia, mas de uma forma completamente diferente. Não foi um processo fácil e levou cinco anos a ser desenvolvido. 

Quanto pode custar um relógio assim? Um milhão? 

Muito! Seis zeros, sim… 

E não é sequer uma edição limitada? 

Não está limitada, mas a produção será naturalmente muito reduzida, pelo preço e pela dificuldade de produção… Só o engaste das pedras demora mais de um mês a fazer. 

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