Palácio Baldaya reabre 100 anos depois e é agora o novo espaço cultural de Benfica
Remodelado, o edifício do Palácio vai acolher exposições, workshops, tertúlias e concertos para todos.

O Palácio Baldaya (o número 701-A da Estrada de Benfica) é um dos edifícios mais icónicos da Freguesia de Benfica, mas há um século que não podíamos visitá-lo. A história do palácio começa em 1783, data da primeira fonte histórica escrita que confirma a existência da Quinta do Desembargador, que viria a ser a Quinta da Baldaya. Durante vários anos foi do Laboratório Nacional de Investigação Veterinária de Lisboa até que fechou em 1913.

Agora, depois de um ano de requalificação (estima-se que as obras da reconstrução tenham ficado em cerca de 400 mil euros), o Palácio da Baldaya é o novo polo cultural de Benfica.
A uns dias de inaugurar foi alvo de vandalismo, mas a presidente da Junta de Benfica, Inês Drummond, garantiu, em entrevista ao Público, que a inauguração acontecia na mesma ? e assim foi neste fim de semana, com uma programação de mostras de arte urbana, uma feira de vinil e um chá dançante.
Além de passar a ser o centro do espólio cultural da zona – com exposições, workshops, tertúlias e concertos –, o Palácio terá ainda uma biblioteca, uma ludoteca e uma área de coworking. Será ainda a sede oficial do Programa Qualifica, uma iniciativa governamental que tem como objetivo melhorar os níveis de educação e qualificação dos adultos. O espaço divide-se por várias salas multifunções, um jardim (com plantas de todos os cantos do mundo) e uma cafetaria. Na parte exterior encontra-se um grafitti colorido, pintado pelo artista Raf: a figura de Maria Joanna Baldaya, que habitou o palácio no século XVIII, acabando por lhe dar o nome.

A partir de hoje o espaço entra em regime de funcionamento diário das 9 às 22 horas e está aberto ao público.

Tudo o que há para fazer este fim de semana
Exposições, concertos, mercados de rua. Tudo o que há para fazer na cidade e fora dela, nos próximos dias.
A exposição ‘Nasty Women’, a favor dos direitos das mulheres, chega a Londres
Mais de quarenta artistas vão participar na exposição que faz parte de um movimento artístico que luta pelos direitos das mulheres.
Estas obras de arte não são tão originais como pensávamos
A lista inclui obras como A Fonte, de Marcel Duchamp, ou Girassóis, de Vincent Van Gogh. Dá para acreditar?
Exposição dedicada ao design português na Suíça
'Design Português. Formas de uma identidade' é o nome da exposição organizada pelo MUDE a partir de 16 de setembro.
Exposição de fotografias inéditas de Marilyn Monroe em Portugal
A exposição inaugura a 25 de outubro e reúne fotografias nunca antes vistas de Monroe, captadas por Milton Greene.
Exposições a não perder em junho: Londres
As exposições podem ser acontecimentos culturais, janelas para outros mundos ou até bons motivos para viajar. No mês em que o verão chega ao calendário, selecionamos cinco exposições em diferentes cidades e começamos com Londres.