O Poder dos Cartoons
Na era das redes sociais são cada vez mais as imagens que se tornam virais. Estas foram as principais no atentado a Paris de 13 de novembro.
Desde sexta-feira 13 de novembro, multiplicaram-se as reações anti-terrorismo nas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram) e é sob a forma de cartoons que se têm passado algumas das mensagens mais fortes e importantes. Paz, amor e solidariedade.
Muitos deles defendem a inocência de Muçulmanos que nada têm a ver com estes atos de barbárie perpetrados em Paris. Há um sentimento generalizado e um esforço em tentar travar a islamofobia.
Foi a pensar nisso que muitos cartoonistas, uns de profissão, outros nem tanto, pegaram nos lápis e canetas e fizeram deles a sua arma de justiça para mostrar ao mundo do que se trata esta guerra. Foi também a forma que a maior parte deles encontrou de homenagear as vítimas deste atentado hediondo.
Por Ângela Mata
