Morreu João Cutileiro, um dos maiores escultores contemporâneos portugueses
Autor de delicadas esculturas que representavam as formas do corpo feminino, mas também de outras mais megalómanas como o Monumento ao 25 de Abril no Parque Eduardo VII ou o Lago das Tágides, que construiu para a Expo'98, João Cutileiro tinha 83 anos.

João Cutileiro é autor do Monumento ao 25 de Abril, instalado no Parque Eduardo VII, em Lisboa, ou o Lago das Tágides, que construiu para a Expo'98 e que ainda se mantém no Parque das Nações, entre muitas outras obras, sobretudo dedicadas ao corpo feminino. As esculturas sumptuosas e delicadas inspiradas na mulher, que misturavam o erótico com o humor, eram, alias, uma das vertentes do seu trabalho e uma das suas assinaturas.
Cutileiro viveu e trabalhou em Évora desde 1985. Frequentou os ateliês de António Pedro, Jorge Barradas e António Duarte de 1946 a 1950, tendo feito a sua primeira exposição individual ("Tentativas Plásticas") em 1951, com 14 anos, em Reguengos de Monsaraz, onde apresentou esculturas, pinturas, aguarelas e cerâmicas. Os seus temas principais eram o nu, as flores, os momentos do quotidiano.
João Cutileiro foi condecorado com a Ordem de Sant'Iago da Espada, Grau de Oficial, em agosto de 1983, e recebeu o Doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Évora e pela Universidade Nova de Lisboa, este último, concedido em 2017.
Em 2018, Cutileiro recebeu a medalha de mérito cultural, atribuída pelo Governo, numa cerimónia no Museu de Évora que serviu igualmente para formalizar a doação do espólio do escultor ao Estado português. O escultor era irmão do diplomata e escritor José Cutileiro, que morreu em maio de 2020.

Há pelo menos três signos que não vão ter um ano favorável e estas são as razões que o explicam.
A hashtag #VermelhoemBelem explodiu no Twitter nas últimas 24 horas, tudo depois de um comentário de André Ventura sobre Marisa Matias utilizar batom vermelho.
A irreverência também existe na realeza e a mulher de Alberto II do Mónaco veio lembrar-nos disso mesmo. O seu novo corte de cabelo surpreendeu toda a gente — e ainda bem, mas já muitas outras princesas e rainhas o fizeram.
A par do lançamento do seu novo livro, onde cruza milhares de dados, Paulo Cardoso faz uma antevisão do que os astros reservam a cada signo ao longo do próximo ano.