Atual

Leve os miúdos a passear sem sair de casa

Há muitas iniciativas culturais online para partilhar com os mais pequenos. Reunimos 8 sugestões que combinam diversão, cultura e ciência.

Foto: Tate
02 de junho de 2020 | Carolina Carvalho

No site do Pavilhão do Conhecimento o projeto #CienciaVivaEmCasa reúne sugestões para crianças e jovens fazerem em casa, provando que a ciência está em todo o lado, desde partilhar imagens de plantas e fósseis, a fazer experiências e aprender a treinar como um astronauta. 

Nem só através dos filmes se pode viver a magia da Disney nestes dias passados em casa. O canal dos Walt Disney Animation Studios no Youtube tem uma playlist onde se ensina a desenhar várias personagens do universo Disney (#DrawWithDisneyAnimation). E enquanto as viagens não são possiveis veja acompanhe no canal de Youtube dedicado aos Parques Disney algumas das suas atrações.

Os grandes museus também estão atentos ao seu público mais jovem. Por exemplo o site das galerias Tate (Londres) tem uma parte só dedicada às crianças, Tate Kids, com uma série de atividades para todos os gostos e idades com trabalhos manuais, pequenas lições de história de arte e quizzes.

Já o Museu Van Gogh (Amesterdão) também dedica o espaço Van Gogh at Home for Children a atividades para os mais pequenos, entre elas vídeos educativos no Youtube, desenhos para pintar e até um jogo de tabuleiro, tudo sobre a vida e obra do artista holandês.

Por cá o site da Fundação Calouste Gulbenkian tem tutoriais para crianças e jovens que envolvem desenho, pintura e escrita.

Com os mais pequenos os Museus de História Natural são um sucesso garantido e, embora ver os esqueletos de dinossauros e animais de grande porte em tamanho real seja impactante, através do site do museu inglês (Natural History Museum) há artigos interativos e uma visita virtual com Sir David Attenborough como áudio-guia.

No site do Metropolitan Museum (Nova Iorque) é possível encontrar uma secção de nome #metkids com um mapa ao estilo Onde Está o Wally? Com desenhos de muitas obras do museu e, ao clicar em algumas delas, é possível ver a obra original e ler a sua história.

No site do Museu do Prado (Madrid) há uma timeline na qual as obras da coleção do museu estão organizadas ao longo dos anos e, através de um motor de busca, é possível encontrar muita informação sobre um artista ou uma obra.

Saiba mais Crianças, Museus, Dia da Criança, Cultura, Arte, Ciência
Relacionadas

ON/OFF: quando desligar o botão da TV das crianças

O regresso à escola e à rotina traz dilemas antigos: a televisão é uma boa companhia para os nossos filhos? As opiniões dividem-se mas, numa coisa, os especialistas concordam: até aos dois anos, o aparelho deve estar desligado. Depois, é o bom senso parental que deve comandar as escolhas.

Mais Lidas
Realeza As amantes da vida de Juan Carlos

Num momento de especulação sobre o seu paradeiro, e após informar a casa real espanhola do seu afastamento, voltam a surgir as histórias da vida de um rei que nunca gostou de ser discreto.