Horóscopo. O que lhe reservam os astros para a semana de 28 de julho a 3 de agosto de 2025
Andrea Pereira, astróloga, traça as previsões semanais para o final do mês de julho e início do mês de agosto. Parabéns aos Leões que celebram os seus aniversários por estes dias.

Sol em Carneiro
20 de março a 19 de abril
Os Carneiros não estão no momento mais efusivo. A vitalidade estará em níveis baixos, havendo também pouca resistência à frustração. No dia 30, em particular, estarão com as suas fragilidades emocionais e físicas mais evidenciadas, sendo um dia para estarem mais recolhidos. Práticas criativas de escrita ou desenho, ao até mesmo de dedicação à leitura, serão apropriadas para efeitos de regeneração ou cura. A 29 e 30 as relações com os outros estarão mais fortes, havendo parcerias importantes que podem ser estabelecidas ou até mesmo algum esforço que será feito a dois. Nestes encontros haverá desejos contrários, gerando uma certa crise. A partir de 31 será visível uma maior oscilação emocional, com laivos de desilusão.
Sol em Touro
19 de abril a 20 de maio
No dia 28, terá todas as condições para trabalhar até à exaustão, caindo em padrões antigos. Também poderá usar a mesma energia para algum tipo de experiência física, seja de exercício físico ou até mesmo no contexto íntimo, de forma sexual. No último caso, recaídas com paixões antigas podem estar implicadas. A intimidade estará favorecida a 1 e 2 de agosto com emoções profundas em encontros intensos. A energia astrológica poderá também implicar alguns conflitos internos. No dia-a-dia, há ainda que contar com todo o tipo de contratempos e falhas de comunicação. Muitos taurinos andarão de bloco na mão, em grande espírito de planificação. O dia 31 será perfeito para filmes e pipocas.
Gémeos
20 de maio a 21 de junho
Os astros apontam para curto-circuitos a acontecerem a 28, seja ao nível mental, seja nas comunicações ou até mesmo no sentido literal. Será importante não render à tentação de perder as estribeiras. Os dias 29 e 30 serão os ideais para fazer aqueles telefonemas ou marcar aqueles cafés que tem tido em mente. Terá todo o tipo de ideias geniais e criativas, por isso será importante dar atenção a inspirações repentinas. Alguns Gémeos estarão interessados na espiritualidade, com intenções de cura. Muitos farão ajustamentos no propósito de vida, a alinhar-se-ão com novos ou antigos objetivos. Nas relações afetivas acontece uma crise de valores, e pode ser uma fase difícil. No dia 3, terá um almoço de domingo agitado.
Caranguejo
21 de junho a 22 de julho
O espírito dos Caranguejos está em reforma! Há todo o tipo de novas ideias que se querem pôr em prática, com vontade de essência renovada. A partir do dia 31, com a entrada de Vénus neste signo, a sensibilidade vai estar enfatizada, havendo mudança de emoções a cada momento, entre otimismo e desesperança. No dia 30, questões de saúde ou falta de vitalidade estarão no foco e por isso será importante o autocuidado e não descurar fatores importantes para o bem-estar. Muitos estão mesmo no caminho da sorte e a vida irá dar-lhes esses sinais no decorrer dos próximos dias, com boas oportunidades a surgirem e a darem aquele extra de motivação. Talvez uma viagem – ou a planificação de uma – tragam a inspiração necessária para travessias futuras.
Leão
22 de julho a 22 de agosto
Parabéns, Leão! Mais uma volta ao sol e esta será com um forte sentido de renovação! Na sua mira estão novos planos, alguns deles com criatividade e um sentido artístico à mistura. Por estes dias, cuidado com a cabeça nas nuvens, pois com tantas ideias a pairar, o sentido terra-a-terra poderá ficar perdido. Nas relações afetivas, faça um esforço para ter objetividade sobre a pessoa que está à sua frente. A pergunta “o que gostarias?” será importante para que a pessoa ao seu lado se sinta vista. No dia 31, as emoções estarão à flor da pele e por isso prevê-se alguma nostalgia misturada com romantismo. O dia 3 será forte em ambiente festivo e de diversão.
Virgem
22 de agosto a 22 de setembro
Sentimentos de inferioridade e de pouca autoestima serão como nuvens mentais, sendo importante perceber que passos podem ser dados para melhorar. A capacidade de se perdoar a si e aos outros também será uma boa prática. O dia 28 será um dia de pavio muito curto, estando com muitas razões para se chatear com quem está à sua volta. Este dia será mais adequado para estar focada em algo que lhe ocupe a atenção. No entanto, tirar o dia para cuidar de si também se aplica como antídoto. Nas relações afetivas muitas arestas terão de ser trabalhadas no sentido de ser possível o bem-estar comum. A partir do dia 31 haverá maior proximidade e aconchego. Alguns virginianos enfrentam uma ansiedade por mudança e poderão precisar de algum tempo a sós.
Balança
22 de setembro a 24 de outubro
Emocionalmente há a vontade de ultrapassar barreiras antigas. Alguns Balança pensam mesmo na terapia para poderem libertar-se dos agrilhoamentos do passado que afetam as projeções nas relações do presente. São muitos os que experimentam uma nova liberdade, arriscando novas experiências e saindo da rotina. Os que estão em relações afetivas têm de lidar com as reações as estas mudanças, pois alteram o estatuto das relações e a forma como estão nas mesmas. De 29 a 31 será necessário encontrar espaço para processar todas as experiências e emoções. A partir do dia 31, o amor romântico estará mais proeminente. Para muitos, a saúde está em constante estado de vigilância, a sua ou a de alguém próximo.
Escorpião
24 de outubro a 22 de novembro
Há uma necessidade eminente de férias e a saúde acusa! Deverão beber muitos líquidos e descansar a mente em qualquer oportunidade que encontrem. Ao mesmo tempo, há um carisma que lhes dá balanço na vida, pois têm brio naquilo a que se dedicam. Devido ao cansaço estão com queda para distrações. Nas relações afetivas, a vontade de encontrar uma alma gémea está forte e para alguns a fotografia dos amores passados passeia pela mente, não havendo, porém, consequências dessa nostalgia. Há, no entanto, planos que se desenham, que trarão por arrasto novas oportunidades afetivas. De 1 a 3 o humor estará mais sarcástico e estarão com tendência a maiores desconfianças. Será importante dedicarem-se à cura emocional. No dia 2, os astros apontam para circunstâncias favoráveis às relações mais íntimas.
Sagitário
22 de novembro a 22 de dezembro
Os astros estão favoráveis a tudo aquilo que mais gosta de fazer: passear, conviver – em suma, veranear. No campo das amizades, tenderá a sentir uma dissonância com pessoas com quem antes se identificava. Há uma eliminação de hábitos que trazem transformações numa grande variedade de relações. Em termos profissionais há insatisfação, não estando a responder a expectativas, o que resulta em frustração. Há também a possibilidade de conflitos de ego e de autoridade seja com chefias ou com colegas. Questões filosóficas e culturais tendem a ocupar a sua mente, criando crise. O questionamento daquilo que são os valores naturais e humanos estará presente no seu meio, esperando-se muitas conversas, sendo algumas enriquecedoras e outras inquietantes.
Capricórnio
22 de dezembro a 19 de janeiro
Tudo o que for estar em contacto com a terra, com um sentimento de construção estará beneficiado por estes dias. Com as influências em causa, também a vida financeira e material estará pronunciada através de investimentos e/ou poupanças. Nos afetos, as trocas emocionais estão muito favorecidas, havendo sentimentos a fluir com as pessoas da sua vida, trazendo um tom positivo às relações afetivas, principalmente a partir de 31. O dar e o receber de forma equilibrada é um dos temas do momento. No geral, há uma vontade de aperfeiçoamento acentuada, por um lado no ultrapassar de inibições e por outro no querer transformar as limitações que tem. As relações afetivas serão o palco onde se depara com essa necessidade de mudança.
Aquário
19 de janeiro a 18 de fevereiro
As múltiplas relações da sua vida estarão em foco por estes dias, com muita expressão de afeto e muitas atividades realizadas em conjunto. Há uma verdadeira expansão do seu mundo que traz muita adrenalina e novas experiências. De 29 a 31 sentirá uma grande harmonia emocional. Com tantas atividades e tantas relações, irá descurar pormenores e haverá tendência a erros e pequenos acidentes. Pequenas falhas de comunicação terão lugar nas múltiplas interações que tiver. Destas experiências, o entendimento sobre quem é e o que deseja para si irá transformar-se, estando a ter lugar uma verdadeira transformação do seu propósito. A família poderá dar sinais de carência de atenção, gerando alguma crise.
Peixes
18 de fevereiro a 20 de março
Alguns peixes estão em estado de exaustão com tantos pormenores a ter em mente e com alguns conflitos que têm surgido no campo profissional ou nas suas rotinas. Por outro lado, em muitos planos que têm feito há o potencial de sucesso. Está a abrir-se o caminho para momentos que estão destinados a ser especiais. A mente não está particularmente atenta e por isso será necessário muito cuidado, nomeadamente em viagens que se realizem. O amor promete. Os astros apontam para fluidez nas relações e partilha profunda de afetos, mesmo que haja inseguranças à mistura. De 1 a 3 de agosto haverá a possibilidade de intensidade emocional nas ligações afetivas, com conversas profundas em que muitos cofres se abrem. Claro que a idealização relacional levará a uma certa insatisfação, pois a realidade não se compara ao sonho.

Histórias de Amor Moderno: “Foi então que o Robert estragou tudo: abraçou-me e, num momento de entusiasmo excessivo, tentou beijar-me”
“A princípio, não liguei muito às câmaras de televisão, mas entretanto percebi que elas amiúde se voltavam para a bancada e filmavam o público.” Todos os sábados, a Máxima publica um conto sobre o amor no século XXI, a partir de um caso real.
Cidadania sem educação sexual. Que mais direitos vamos perder?
Rosário Mello e Castro, diretora da Máxima, defende que a retirada da sexualidade da disciplina da Cidadania aumenta as desigualdades.
Lua nova em Leão. O destino reescreve-se para estes signos
Nesta fase, tudo o que esteja relacionado com o nosso sentido de propósito estará profundamente exaltado. Vamos querer correr novos riscos criativos e haverá um desejo de reescrever a história, com novos inícios, cheios de fé e coragem. Há confrontos à espreita, mas trarão clareza à sua vida.
Cidadania sem sexualidade. Um exercício de deseducação
O ministro da Educação resolveu deseducar e tirar do curriculum das aulas de cidadania conteúdos sobre sexualidade. A idade das trevas regressa lentamente, com crianças cada vez mais alienadas e desprotegidas. O Parlamento Europeu incentiva os estados-membro a implementarem programas de educação sexual. Por cá, faz-se o oposto. É caso para perguntar se o ministro e a direita conservadora saberão ainda como se fazem bebés?