Atual
Há oito chefs com estrelas Michelin nas Nespresso Gourmet Weeks
O roteiro de alta gastronomia Nespresso Gourmet Weeks chega para uma 3.ª edição e a novidade é que, além de Lisboa e Porto, este ano chega também à Madeira.
No âmbito da 3.ª Edição da Nespresso Gourmet Weeks, que arrancou no dia 10 de abril e se prolonga até 14 de maio, a Nespresso desafiou oito chefs Estrela Michelin a criarem menus exclusivos em que o café é a estrela de toda a refeição. Ricardo Costa, Rui Paula, Vítor Matos, Pedro Lemos, João Rodrigues, Henrique Leis, Luís Pestana e Henrique Sá Pessoa são os chefs anfitriões da 3.ª Edição Nespresso Gourmet Weeks, mas não vão cozinhar sozinhos. Todos recebem nas suas cozinhas outros chefs convidados para, a quatro ou mais mãos, criarem um jantar exclusivo em que o café é a fonte de inspiração de toda a refeição. O menu criado pelos dois chefs incluirá pelo menos um aperitivo, uma entrada, dois pratos principais (carne e peixe) e sobremesa. A iniciativa é aberta ao público e o valor do menu é definido por cada restaurante.
O primeiro jantar Nespresso Gourmet Weeks, no dia 19 de abril, vai ser criado no The Yeatman pelo chef Ricardo Costa e pelo chef Benoit Sinthon, do restaurante Il Gallo d’Oro na Madeira, com 2 Estrelas Michelin. No dia seguinte, a 20 de abril, o chef Rui Paula recebe no seu novo espaço – Casa de Chá da Boa Nova – o chef Miguel Rocha Vieira, da Fortaleza do Guincho, também ele com 1 Estrela Michelin.
Nesta edição, a inspiração que lançou o desafio aos chefs foi a gama Nespresso Exclusive Selection, composta pelos Exclusive Selection Nepal Lamjung e Exclusive Selection Kilimanjaro Peaberry, especialmente criados para restaurantes de alta gastronomia. Provenientes de regiões inexploradas do Nepal e Tanzânia, estes cafés foram desenvolvidos para que a experiência gastronómica nos restaurantes Fine Dining seja ainda mais exclusiva.
No dia 28 de abril, o anfitrião é o chef Vítor Matos (Restaurante Antiqvvm) e contará com a colaboração de Filipe Pinheiro (subchefe do Hotel de Ville de Crissier 3 Estrelas Michelin). O chef Pedro Lemos regressa à Nespresso Gourmet Weeks como chef anfitrião no dia 4 de maio, onde receberá o chef Pedro Nunes (Restaurante S. Gião).
O chef João Rodrigues, do Restaurante Feitoria, volta a marcar presença na iniciativa, pelo terceiro ano consecutivo, no dia 8 de maio, contando com os chefs Michel van der Kroft, Henrique Sá Pessoa e Miguel Rocha Vieira como convidados.
Nespresso Gourmet Weeks ruma ao sul com o chef Henrique Leis a receber o chef Miguel Gomes, no dia 11 de maio. Pela primeira vez o roteiro gastronómico chega à Madeira onde o chef Luís Pestana, do William, vai receber o chef Pedro Lemos, no dia 13 de maio. O chef Henrique Sá Pessoa, do Alma, encerra esta edição Nespresso Gourmet Weeks,no dia 14 de maio, e convida o chef Graham Hornigold.
Fotografia: RitaSantana@ClementineThings34
Próxima Notícia
Desabafos no Masculino: nenhum gesto político é inofensivo
1
06 de outubro de 2025 às 18:14
O relógio de €55 que parece mesmo um Cartier — e que fica bem com tudo
2
22 de setembro de 2025 às 17:33
Parfois lança réplica da carteira de luxo mais viral de 2025 (por menos de €30)
4
28 de novembro de 2025 às 16:51
Histórias de Amor Moderno: “Quando me agarrou e me enfiou na casa de banho, confesso que nem sabia o que estava a fazer”