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A exposição Back Side – Dos à la Mode explora a importância das costas na moda e abre ao público esta sexta, 5 de julho. A mostra organizada pelo Palais Galliera, museu da Moda de Paris, tem lugar numa casa emprestada, o Museu Bourdelle, e reúne criações de quatro séculos até 17 de novembro.
Na história da Arte, a escultura nasceu como relevo e foi-se desenvolvendo até chegar a peças em três dimensões que podem ser apreciadas de qualquer ângulo e não apenas de frente. Séculos mais tarde, a moda reescreveu essas regras e acrescentou alguns dos seus ingredientes-chave: mistério, sedução, ironia. Porque se as primeiras impressões são captadas de frente, há certamente mensagens que se escondem nas costas. Apesar de estas serem, aparentemente, uma parte do corpo com menos visibilidade e acesso, a moda dá-lhes não só a mesma importância que às outras partes do corpo, como até chega a fazer delas protagonistas. A exposição Back Side – Dos à la Mode explora esta relação da moda com as costas (as nossas e as dos outros), numa altura em que a sociedade vive obcecada com rostos. Das caudas dos vestidos de noite, passando por padrões, mensagens, rendas e bordados, às práticas mochilas ou à simples revelação da pele nua, e ainda excertos de filmes e fotografias, estão reunidas nesta mostra mais de 100 peças do século XVIII ao presente, selecionadas da coleção do Palais Galliera. Mas embora esta seja uma exposição deste museu de moda parisiense, uma vez que o espaço se encontra fechado, ela tem lugar no Museu Bourdelle, onde as peças de moda expostas dialogam com as esculturas anatómicas de Antoine Bourdelle. De 5 de julho a 17 de novembro, em Paris.
Foto: Aurélie Dupuis/ Givenchy/ Azentis1 de 29 /Conjunto body, saia e cinto Thaïs de Givenchy, usado por Cate Blanchett, Alta Costura primavera/verão 2018.
Foto: Aurélie Dupuis / Galliera / Azentis2 de 29 /Vestido e chapéu de Yohji Yamamoto, primavera/verão 2018.
Foto: Aurélie Dupuis/ Zara/ Azentis3 de 29 /Parka "I really don’t care, do u?" da Zara, I, primavera/verão 2016.
Foto: Françoise Cochennec / Galliera / Roger-Viollet4 de 29 /Conjunto suspenso de Rick Owens, primavera/verão 2016.
Foto: Aurélie Dupuis / Galliera / Azentis5 de 29 /Vestido de Lanvin por Alber Elbaz, outono/inverno 2010-11.
Foto: Françoise Cochennec / Galliera / Roger-Viollet6 de 29 /Casaco de homem de Raf Simons, primavera/verão 2015.
Foto: Françoise Cochennec / Galliera / Roger-Viollet7 de 29 /Vestido de noite de Schiaparelli, usado por Carina Lau, Alta Costura primavera/verão 2015.
Foto: Françoise Cochennec / Galliera / Roger-Viollet8 de 29 /Fato de Comme des Garçons, outono/inverno 2013-14.
Foto: Françoise Cochennec / Galliera / Roger-Viollet9 de 29 /Vestido trench-coat Arabesque de Jean Paul Gaultier, Alta Costura outono/inverno 2011-12.
Foto: Aurélie Dupuis/ Jean Paul Gaultier/ Azentis10 de 29 /Jumpsuit corpete de Jean Paul Gaultier, outono/inverno 2003-04.
Foto: Françoise Cochennec / Galliera / Roger-Viollet11 de 29 /Vestido com cauda de Yohji Yamamoto, primavera/verão 2001.
Foto: Aurélie Dupuis/ Patrimoine John Galliano/ Azentis12 de 29 /Vestido de John Galliano fechado com 51 botões, outono/inverno 1998-99.
Foto: Estate of Jeanloup Sieff13 de 29 /"Eve vista de costas" Kim Islinski com top e saia Martine Sitbon, por Jeanloup Sieff (fotografia publicada em Nova Iorque, 1997).
Foto: Aurélie Dupuis/ Comme des Garçons/ Azentis14 de 29 /Conjunto Comme des Garçons, primavera/verão 1997.
Foto: Françoise Cochennec / Galliera / Roger-Viollet15 de 29 /Vestido de Jean Paul Gaultier, outono/inverno 1995-96.
Foto: Estate of Jeanloup Sieff16 de 29 /Hilde num vestido Hervé Léger, demasiado pequeno, Jeanloup Sieff, Paris, (fotografia publicada na revista Dépêche Mode, 1995).
Foto: Aurélie Dupuis / Galliera / Azentis17 de 29 /Vestido de noite de Jean Patou por Christian Lacroix, Alta Costura outono/inverno 1986-87.
Foto: Françoise Cochennec / Galliera / Roger-Viollet18 de 29 /Conjunto body e saia Azzedine Alïa, Prêt-à-porter, primavera/verão 1986.
Foto: Eric Emo / Galliera / Roger-Viollet19 de 29 /Vestido de noite curto de Yves Saint Laurent, outono/inverno 1970-71.
Foto: Françoise Cochennec / Galliera / Roger-Viollet20 de 29 /Vestido de Prisunic, 1967.
Foto: Estate of Jeanloup Sieff21 de 29 /As costas de Astrid Heeren com vestido de Bill Blass para Maurice Rentner, Palm Beach, por Jeanloup Sieff, (fotografia publicada na revista Harper’s Bazaar, 1964).
Foto: Aurélie Dupuis/ Balenciaga Archives Paris/ Azentis22 de 29 /Vestido de noite Balenciaga, outono/inverno 1961-62.
Foto: Aurélie Dupuis / Galliera / Azentis23 de 29 /Vestido de noite de cerca de 1925.
Foto: Aurélie Dupuis/ Musée du Dr Guislain, Gand/ Azentis24 de 29 /Camisa de forças de meados do século XX.
Foto: Aurélie Dupuis/ Galliera/ Azentis25 de 29 /Corpete, último quarto do século XIX.
Foto: Aurélie Dupuis / Galliera / Azentis26 de 29 /Colete francês de cerca de 1770-1775.
Foto: Aurélie Dupuis / Musée Bourdelle / Azentis27 de 29 /Centauro a morrer, em gesso, de Antoine Bourdelle, cerca de 1914.
Foto: Aurélie Dupuis / Musée Bourdelle / Azentis28 de 29 /Pallas em gesso, de Antoine Bourdelle, 1901.
Foto: Stéphane Piera / Musée Bourdelle / Roger-Viollet29 de 29 /Molde das costas de Bourdelle, em bronze, anónimo, cerca de 1895.
Criadores de moda, princesas, fotógrafos, pintura, história e até ensaios literários. Há muito tempo que a entrada da moda entrou nos museus se revelou um sucesso. Selecionamos 12 exposições de moda que vão dar que falar em 2019.
Peça de eleição para quem procura estilo, conforto e elegância, o fato de banho nunca esteve tão em voga: veste uma paleta infinita de tons e padrões, assume diferentes cortes, e serve todas as tipologias de corpo.