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A Moda vista de costas (e em exposição)

A exposição Back Side – Dos à la Mode explora a importância das costas na moda e abre ao público esta sexta, 5 de julho. A mostra organizada pelo Palais Galliera, museu da Moda de Paris, tem lugar numa casa emprestada, o Museu Bourdelle, e reúne criações de quatro séculos até 17 de novembro.

05 de julho de 2019 às 07:00 Carolina Carvalho

Na história da Arte, a escultura nasceu como relevo e foi-se desenvolvendo até chegar a peças em três dimensões que podem ser apreciadas de qualquer ângulo e não apenas de frente. Séculos mais tarde, a moda reescreveu essas regras e acrescentou alguns dos seus ingredientes-chave: mistério, sedução, ironia. Porque se as primeiras impressões são captadas de frente, há certamente mensagens que se escondem nas costas. Apesar de estas serem, aparentemente, uma parte do corpo com menos visibilidade e acesso, a moda dá-lhes não só a mesma importância que às outras partes do corpo, como até chega a fazer delas protagonistas. A exposição Back Side – Dos à la Mode explora esta relação da moda com as costas (as nossas e as dos outros), numa altura em que a sociedade vive obcecada com rostos. Das caudas dos vestidos de noite, passando por padrões, mensagens, rendas e bordados, às práticas mochilas ou à simples revelação da pele nua, e ainda excertos de filmes e fotografias, estão reunidas nesta mostra mais de 100 peças do século XVIII ao presente, selecionadas da coleção do Palais Galliera. Mas embora esta seja uma exposição deste museu de moda parisiense, uma vez que o espaço se encontra fechado, ela tem lugar no Museu Bourdelle, onde as peças de moda expostas dialogam com as esculturas anatómicas de Antoine Bourdelle. De 5 de julho a 17 de novembro, em Paris.

Conjunto body, saia e cinto Thaïs de Givenchy, usado por Cate Blanchett, Alta Costura primavera/verão 2018.
Foto: Aurélie Dupuis/ Givenchy/ Azentis
1 de 29 / Conjunto body, saia e cinto Thaïs de Givenchy, usado por Cate Blanchett, Alta Costura primavera/verão 2018.
Vestido e chapéu de Yohji Yamamoto, primavera/verão 2018.
Foto: Aurélie Dupuis / Galliera / Azentis
2 de 29 / Vestido e chapéu de Yohji Yamamoto, primavera/verão 2018.
Parka "I really don’t care, do u?" da Zara, I, primavera/verão 2016.
Foto: Aurélie Dupuis/ Zara/ Azentis
3 de 29 / Parka "I really don’t care, do u?" da Zara, I, primavera/verão 2016.
Conjunto suspenso de Rick Owens, primavera/verão 2016.
Foto: Françoise Cochennec / Galliera / Roger-Viollet
4 de 29 / Conjunto suspenso de Rick Owens, primavera/verão 2016.
Vestido de Lanvin por Alber Elbaz, outono/inverno 2010-11.
Foto: Aurélie Dupuis / Galliera / Azentis
5 de 29 / Vestido de Lanvin por Alber Elbaz, outono/inverno 2010-11.
Casaco de homem de Raf Simons, primavera/verão 2015.
Foto: Françoise Cochennec / Galliera / Roger-Viollet
6 de 29 / Casaco de homem de Raf Simons, primavera/verão 2015.
Vestido de noite de Schiaparelli, usado por Carina Lau, Alta Costura primavera/verão 2015.
Foto: Françoise Cochennec / Galliera / Roger-Viollet
7 de 29 / Vestido de noite de Schiaparelli, usado por Carina Lau, Alta Costura primavera/verão 2015.
Fato de Comme des Garçons, outono/inverno 2013-14.
Foto: Françoise Cochennec / Galliera / Roger-Viollet
8 de 29 / Fato de Comme des Garçons, outono/inverno 2013-14.
Vestido trench-coat Arabesque de Jean Paul Gaultier, Alta Costura outono/inverno 2011-12.
Foto: Françoise Cochennec / Galliera / Roger-Viollet
9 de 29 / Vestido trench-coat Arabesque de Jean Paul Gaultier, Alta Costura outono/inverno 2011-12.
Jumpsuit corpete de Jean Paul Gaultier, outono/inverno 2003-04.
Foto: Aurélie Dupuis/ Jean Paul Gaultier/ Azentis
10 de 29 / Jumpsuit corpete de Jean Paul Gaultier, outono/inverno 2003-04.
Vestido com cauda de Yohji Yamamoto, primavera/verão 2001.
Foto: Françoise Cochennec / Galliera / Roger-Viollet
11 de 29 / Vestido com cauda de Yohji Yamamoto, primavera/verão 2001.
Vestido de John Galliano fechado com 51 botões, outono/inverno 1998-99.
Foto: Aurélie Dupuis/ Patrimoine John Galliano/ Azentis
12 de 29 / Vestido de John Galliano fechado com 51 botões, outono/inverno 1998-99.
"Eve vista de costas" Kim Islinski com top e saia Martine Sitbon, por Jeanloup Sieff (fotografia publicada em Nova Iorque, 1997).
Foto: Estate of Jeanloup Sieff
13 de 29 / "Eve vista de costas" Kim Islinski com top e saia Martine Sitbon, por Jeanloup Sieff (fotografia publicada em Nova Iorque, 1997).
Conjunto Comme des Garçons, primavera/verão 1997.
Foto: Aurélie Dupuis/ Comme des Garçons/ Azentis
14 de 29 / Conjunto Comme des Garçons, primavera/verão 1997.
Vestido de Jean Paul Gaultier, outono/inverno 1995-96.
Foto: Françoise Cochennec / Galliera / Roger-Viollet
15 de 29 / Vestido de Jean Paul Gaultier, outono/inverno 1995-96.
Hilde num vestido Hervé Léger, demasiado pequeno, Jeanloup Sieff, Paris, (fotografia publicada na revista Dépêche Mode, 1995).
Foto: Estate of Jeanloup Sieff
16 de 29 / Hilde num vestido Hervé Léger, demasiado pequeno, Jeanloup Sieff, Paris, (fotografia publicada na revista Dépêche Mode, 1995).
Vestido de noite de Jean Patou por Christian Lacroix, Alta Costura outono/inverno 1986-87.
Foto: Aurélie Dupuis / Galliera / Azentis
17 de 29 / Vestido de noite de Jean Patou por Christian Lacroix, Alta Costura outono/inverno 1986-87.
Conjunto body e saia Azzedine Alïa, Prêt-à-porter, primavera/verão 1986.
Foto: Françoise Cochennec / Galliera / Roger-Viollet
18 de 29 / Conjunto body e saia Azzedine Alïa, Prêt-à-porter, primavera/verão 1986.
Vestido de noite curto de Yves Saint Laurent, outono/inverno 1970-71.
Foto: Eric Emo / Galliera / Roger-Viollet
19 de 29 / Vestido de noite curto de Yves Saint Laurent, outono/inverno 1970-71.
Vestido de Prisunic, 1967.
Foto: Françoise Cochennec / Galliera / Roger-Viollet
20 de 29 / Vestido de Prisunic, 1967.
As costas de Astrid Heeren com vestido de Bill Blass para Maurice Rentner, Palm Beach, por Jeanloup Sieff,  (fotografia publicada na revista Harper’s Bazaar, 1964).
Foto: Estate of Jeanloup Sieff
21 de 29 / As costas de Astrid Heeren com vestido de Bill Blass para Maurice Rentner, Palm Beach, por Jeanloup Sieff, (fotografia publicada na revista Harper’s Bazaar, 1964).
Vestido de noite Balenciaga, outono/inverno 1961-62.
Foto: Aurélie Dupuis/ Balenciaga Archives Paris/ Azentis
22 de 29 / Vestido de noite Balenciaga, outono/inverno 1961-62.
Vestido de noite de cerca de 1925.
Foto: Aurélie Dupuis / Galliera / Azentis
23 de 29 / Vestido de noite de cerca de 1925.
Camisa de forças de meados do século XX.
Foto: Aurélie Dupuis/ Musée du Dr Guislain, Gand/ Azentis
24 de 29 / Camisa de forças de meados do século XX.
Corpete, último quarto do século XIX.
Foto: Aurélie Dupuis/ Galliera/ Azentis
25 de 29 / Corpete, último quarto do século XIX.
Colete francês de cerca de 1770-1775.
Foto: Aurélie Dupuis / Galliera / Azentis
26 de 29 / Colete francês de cerca de 1770-1775.
Centauro a morrer, em gesso, de Antoine Bourdelle, cerca de 1914.
Foto: Aurélie Dupuis / Musée Bourdelle / Azentis
27 de 29 / Centauro a morrer, em gesso, de Antoine Bourdelle, cerca de 1914.
Pallas em gesso, de Antoine Bourdelle, 1901.
Foto: Aurélie Dupuis / Musée Bourdelle / Azentis
28 de 29 / Pallas em gesso, de Antoine Bourdelle, 1901.
Molde das costas de Bourdelle, em bronze, anónimo, cerca de 1895.
Foto: Stéphane Piera / Musée Bourdelle / Roger-Viollet
29 de 29 / Molde das costas de Bourdelle, em bronze, anónimo, cerca de 1895.
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