9 passos fáceis para reduzir o uso do plástico
Se os recentes dias de calor extremo não foram suficientes para alertar sobre o aquecimento global, talvez denunciar a crescente poluição pelo plástico o seja.

É muitas vezes esquecida e subestimada, mas a poluição pelo plástico é uma das maiores ameaças ao meio ambiente e, sobretudo, aos oceanos. Ser consciencioso sobre este problema é um passo, mas fazer algo para que ele diminua é um passo maior. Afinal, há tantas coisas simples que podemos fazer.
Mudança nos produtos menstruais

Uma mulher consegue gastar, em média, cerca de 11.000 produtos menstruais descartáveis durante a vida. Dizer adeus aos aplicadores de plástico e aos tampões não degradáveis e começar a utilizar alternativas inovadoras e reutilizáveis é um bom começo para impedir que os produtos usados bloqueiem esgotos e poluam oceanos.
Talheres reutilizáveis
Ao invés de utilizarmos um conjunto de talheres de plástico diferente para cada refeição, um conjunto reutilizável e duradouro é uma boa opção. Além de serem bons para o ambiente, são uma solução mais prática.

Chega de palhinhas de plástico
Estas palhinhas de uso único, além de serem desnecessárias, surgiram como uma das principais fontes causadoras deste tipo de poluição. Se não conseguir (ou não puder) dizer um não definitivo aos canudinhos de plástico, saiba que existem alternativas reutilizáveis – de vidro, de inox, etc.
Um copo e várias medidas

Em vez de encomendar o seu café num copo de cartão com uma tampa de plástico, que tal utilizar uma chávena de café reutilizável? Estão disponíveis em muitos sítios, são práticas e não só a maioria é feita de plástico não-tóxico, como muitos cafés fazem um desconto por levar uma consigo.
Beleza reciclável
Quando um pacote de leite acaba, nós reciclamo-lo. Mas porque é que não se tem o mesmo cuidado quando se fala de embalagens vazias de produtos de beleza? Muitas marcas têm campanhas de reciclagem – basta devolver o produto vazio que a marca manda-o para um centro de reciclagem especializado. Não custa nada e não se esqueça: mesmo no fim destas campanhas, a reciclagem destes produtos tem que continuar.

Cuidado com as embalagens
Para quem se entrega à missão de reduzir o plástico, esta é uma das maiores dores de cabeça. Como é que é possível sair de um supermercado sem plástico? É fácil. Há que se certificar que o plástico das embalagens é reciclável. Seja também de papel, de cartão ou de vidro, informe-se antes de comprar.
TSPS

Traga o Seu Próprio Saco. Os sacos de pano ou de ráfia são boas opções para substituir os de plástico por poderem ser lavados e reutilizados, vezes sem conta. É só dobrar e guardar na mochila, no carro ou na carteira e não se esquecer deles quando se for às compras.
Alimentos sem plástico
Não utilize embalagens de plástico, potencialmente prejudicial, para guardar a sua comida. São tantas as alternativas ecológicas que têm o mesmo objetivo que não custa nada mudar.

Se não vai reutilizar, recicle
Parece uma coisa demasiado óbvia para estar a ser escrita: não se esqueça de reciclar. Informe-se sobre o que pode ou não pode ser reciclado, sobre onde tem que depositar cada resíduo e, ao contrário do que muita gente pensa, todos os produtos passam por um processo de higienização em qualquer centro de reciclagem por isso, não precisa de os lavar em casa.
