50 horas em Berlim para ver Versace
A exposição na capital alemã conta com mais de 300 peças de roupa do estilista e fica em cartaz até 13 de abril. Fomos conferir e mostramos tudo.

A retrospetiva única do estilista Gianni Versace em Berlim justifica uma ida à capital alemã e foi exatamente o que fiz. Além de visitar amigos na cidade e relembrar uns pontos turísticos, dediquei uma manhã ao Kronprinzenpalais, o Palácio do Príncipe Herdeiro, onde está patente a exposição Gianni Versace Retrospective, a maior homenagem ao designer até hoje.
Numa curadoria minuciosa, foram selecionadas 300 peças de roupa, além de outros artefactos de coleções privadas da Itália, Brasil, Grécia e Estados Unidos, que compõem um panorama da sua carreira, ao incluir peças vistas raríssimas vezes desde os anos 1980. Ao caminhar pelos três andares do palácio, vi placas a identificar roupas que foram usadas pela princesa Diana, Madonna, Claudia Schiffer e Kate Moss, por exemplo.

Além das roupas femininas e masculinas de um dos maiores ícones de moda do século XX, a exposição mostra também acessórios, como sapatos, carteiras, relógios, brincos, colares e lenços. Uma das salas passa vídeos de desfiles e sobre a carreira de Gianni, todos com direito a pipocas aromatizadas com ervas.
Num canto da exposição é possível ver croquis originais de Bruno Gianesi, que trabalhou como primeiro assistente de Versace de 1984 a 1997 e foi chefe de estilo do escritório e responsável pelos projetos teatrais da casa de luxo italiana.
Para fãs de moda e de arte, esta exposição é única e imperdível, já que desde a morte de Versace que o público não pode ver tantas criações do estilista italiano. E motivo mais que suficiente para organizar uma viagem a Berlim, mesmo que só de um fim de semana. Aproveite para comer um joelho de porco, beber cervejas artesanais e encantar-se na grande cidade.

A Gianni Versace Retrospective fica em cartaz até sexta-feira, 13 de abril, de segunda a domingo, das 10h às 20h. Para mais informações, aceda ao site oficial da mostra, disponível em alemão e inglês.
Alemanha
Caso pergunte porquê em Berlim e não em Itália ou Miami, onde Versace vivia e foi assassinado na manhã do dia 15 de julho de 1997, em frente à sua célebre mansão Casa Casuarina, na Ocean Drive, saiba que o primeiro desfile do estilista foi organizado em 1978 na pequena cidade de Lippstadt, na Alemanha. Já em 1994, Gianni realizou a sua primeira exposição em Berlim.


10 sítios novos a conhecer no Porto
Qual é o encanto da Invicta? Um espaço gastronómico com sabores asiáticos, uma loja com mais de 130 anos de história, um bar panorâmico onde há cocktails com vinho do Porto. É o suficiente para querer ler este artigo?
10 dicas para grávidas que vão viajar
De carro, navio ou avião, viajar antes da chegada do bebé requer algumas atenções. Conversámos com quem mais entende do assunto: as grávidas.
Os convidados prováveis do casamento de Meghan e Harry
A menos de três meses do grande dia e com os convites já enviados, há já uma suspeita entre realeza, chefes de Estado, músicos e atores.
‘Stranger Things’ será a nova atração da Universal Studios
A série da Netflix está confirmada como o tema do Halloween Horror Nights deste ano.
Como Donatella Versace mantém jovem e relevante a sua marca de luxo
No dia do seu aniversário, partilhamos a entrevista da designer de moda que fortalece o legado da família a cada coleção.
Estas são as novas tendências de cor para a sua casa
Além do já falado ametista, eleita a cor do ano, há novas tonalidades cromáticas para inspirar combinações em casa.