Atual

Cinema: a estreia da semana

Indeciso sobre os filmes que estão em cartaz? Siga a escolha Máxima para esta semana.

17 de agosto de 2017 | Mafalda Sequeira Braga

Os Chapéus de Chuva de Cherburgo e As Donzelas de Rochefort, de Jacques Demy

Com 73 anos, 60 de carreira e mais de 100 filmes no currículo, Catherine Deneuve continua a ser uma das maiores divas do cinema francês. Um mês depois da estreia do seu último filme (Duas Mulheres, Um Encontro), a Midas Filmes repõe dois musicais do realizador Jacques Demy, em novas versões digitais restauradas, com a atriz num dos principais papéis. Em Os Chapéus de Chuva de Cherburgo (1964), que foi nomeado para cinco Óscares, a sua personagem apaixona-se pela de Nino Castelnuovo, com a guerra da Argélia em fundo. Já As Donzelas de Rochefort (1967), detentor de uma nomeação, conta-nos a história de duas irmãs (interpretadas por Deneuve e Françoise Dorléac) que procuram o amor, sem perceberem que este pode estar mesmo ali ao lado. Um é mais melodramático, o outro lembra as comédias americanas, contando inclusivamente com a participação de Gene Kelly. Ambos têm a música como força motriz (o primeiro filme é totalmente cantado): composta por Michel Legrand, ela comanda personagens, diálogos e situações através de uma narrativa exuberante e com muito ritmo. Para ver a partir de hoje no Cinema Ideal, em Lisboa.

A carregar o vídeo ...




A carregar o vídeo ...
1 de 13
2 de 13
3 de 13
4 de 13
5 de 13
6 de 13
7 de 13
8 de 13
9 de 13
10 de 13
11 de 13
12 de 13
13 de 13
Saiba mais Os Chapéus de Chuva de Cherburgo, As Donzelas de Rochefort, Jacques Demy, Catherine Deneuve, Michel Legrand, Gene Kelly, Françoise Dorléac, Nino Castelnuovo, Midas Filmes, Cinema Ideal, Estreias, Musicais
Relacionadas

Cinema: a estreia da semana

Mais de trinta anos depois da estreia, a reposição do filme-concerto Stop Making Sense vem lembrar-nos porque é que os Talking Heads sempre foram uma banda à frente do seu tempo.

Mais Lidas