Atual
Artista chinês Bai Ming expõe pela primeira vez em Portugal
A Fundação EDP traz ao MAAT a exposição Branco e Azul, uma obra inédita em Portugal.
Desde 12 de julho que já pode visitar a mostra Branco e Azul, de um dos mais conceituados artistas contemporâneos da China, Bai Ming. São mais de 200 peças de cerâmica, desenho e pintura que traçam uma rota de encontro e de fascínio entre o Oriente e o Ocidente e que estarão em exposição na Sala dos Geradores, no edifício da Central do MAAT e no recém-inaugurado Jardim do Campus Fundação EDP, entre os dias 12 de julho e 4 de setembro.
Bai Ming é considerado um dos artistas que mais tem contribuído para a renovação e revitalização da criação artística chinesa no campo da cerâmica, garantindo que toda a inovação dá continuidade à tradição, numa fusão entre o óleo e a tinta da china, a abstração e a decoração, a cerâmica e a escultura, da tradição para as novas linguagens. As suas esculturas, instalações e cerâmicas assentam numa estética de serenidade. Uma seriedade "que não é quietude, mas que está cheia de vida", explica o artista, em comunicado à imprensa.
Esta exposição está integrada no programa Cooperação Sino-Portuguesa e Resultados do Intercâmbio Cultural ao Abrigo da Iniciativa ‘Uma Faixa, uma Rota’ e os curadores são Fan Di’an, presidente da Academia Central das Belas Artes da China, Rosa Goy e Margarida Almeida Chantre, do MAAT. "O branco e o azul chegam à Central Tejo através do olhar de Bai Ming, artista que traz, pela primeira vez a Portugal, a sua perceção e (re)interpretação da natureza e das formas com as suas cerâmicas e as suas pinturas", remata Rosa Goy.
Próxima Notícia
10 celebridades que usam perucas - e ninguém dá por isso
Entradas em museus vão ser gratuitas ao domingo
Regressa a gratuitidade na entrada dos museus em todos os domingos e feriados, até às 14h00. A medida aplica-se exclusivamente a cidadãos residentes em Portugal e pretende aproximar os portugueses das esferas da cultura e das artes.
Jardins Efémeros: este festival é para todos
Viseu recebe a VII edição do festival cultural Jardins Efémeros entre os dias 7 e 16 de julho. Este ano, o tema é o Paradoxo.
Estas obras de arte não são tão originais como pensávamos
A lista inclui obras como A Fonte, de Marcel Duchamp, ou Girassóis, de Vincent Van Gogh. Dá para acreditar?
1
11 de janeiro de 2026 às 09:00
Signos Carneiro, Capricórnio e Peixes: prepare-se para drama, paixão e uns quantos suspiros
2
10 de janeiro de 2026 às 09:00
Histórias de Amor Moderno: “E então ele pegou-me ao colo, enfiou-me no quarto e começou a despir-me."