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Conheça as próximas tendências do mundo dos cocktails

A Diageo World Class entra em parceria com a “The Future Laboratory”, uma das mais importantes empresas de análise de mercados, para revelar as novas tendências de cocktails a nível global.

10 de novembro de 2015 às 12:40 Máxima

Se é apreciador de cocktails e gosta de andar sempre à frente das tendências deste universo, esta notícia é para si. A Diageo World Class, a competição internacional que se destina a encontrar os melhores bartenders do mundo, entrou em parceria com a The Future Laboratory, uma das mais prestigiadas consultoras na área de previsões e tendências, para descobrir qual a próxima next big ‘thing’ do mundo dos cocktails.

Ingredientes

• Bulleit Rye 25ml

• Creme de Menta Branco 25ml

• Campari 25ml

• Sumo de limão 25ml

• Xarope de açúcar 25ml

• Fumo de pimento rosa

Método

• Agitar e servir num copo de vinho sem pé; fazer o cocktail flutuar usando a tecnologia de levitação magnética.

De realidade virtual a cocktails baseados na sua personalidade e preferências sensoriais, o relatório do estudo de previsões e tendências The World Class Cocktail FutureTrends Report identificou a "sensploration" como sendo uma das tendências mais fortes. Segundo o Future Laboratory, "sensploration" foca-se em todos os aspectos da experiência de beber um cocktail, não só no gosto. Num mundo multissensorial, os bartenders usam a "sensploration" para criar cocktails que desafiam os níveis normais de conforto, forçam as barreiras do paladar e exploram todos os sentidos. Esta é uma forma de inovar e sofisticar o universo da preparação de bebidas, já que o aumento da procura de bebidas premium é uma tendência.

Como explica Johanna Dalley, Diretora Global da World Class, "ano após ano, podemos ver que a cultura dos cocktails está a florescer e a diversificar-se á medida que os diferentes países reinterpretam esta cultura. O crescimento do World Class Programme, de 18 países participantes em 2009 para 54 países em 2015, reflecte o que está a acontecer no mercado, com bartenders de diferentes partes do mundo a trazer-nos novas tendências e experiências únicas de beber e fazer cocktails".

Os resultados revelaram também que explorar todos os sentidos cria uma ligação mais emocional com os apreciadores de cocktails. Um estudo desenvolvido pela Oxford University revelou que até o tipo de recipiente onde o cocktail é servido pode influenciar as expectativas e a percepção do saber de uma bebida. Assim, os bartenders, os bares e os restaurantes estão a reagir à tendência emergente que é o "sensploration" explorando novas e inovadoras maneiras de consumir e apresentar cocktails, com as "cocktail journeys" agora repletas de surpresas, voltas e reviravoltas com elementos sensoriais elaborados.

Na competição final do WORLD CLASS 2015 Bartender of the Year, realizada em Cape Town em Setembro de 2015, os 54 finalistas – de mais de 50 países – demonstraram como a "sensploration" se irá tornar numa tendência chave para os consumidores. Jack Sotti, um finalista Australiano, criou o "The Stealth Bomber" – um cocktail feito de Bulleit Rye Whisky, agitado e servido num copo de vinho sem pé, sendo depois feito flutuar usando uma tecnologia de levitação magnética. Ao fazer levitar o seu cocktail, Jack Sotti desafiou todas as expectativas de como uma bebida deve ser servida, forçando os expectadores a abandonar os seus preconceitos e pensamentos racionais.

The Stealth Bomber | Jack Sotti Australia
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