Portugal Wine Girls

Oito mulheres herdeiras de casas vinícolas, profissionais ativas em áreas diversificadas do sector do vinho, prometem ser uma voz feminina na valorização e promoção do vinho português.

28 de maio de 2016 às 21:00 Máxima

Meia centena de vinhos e diferentes regiões vitivinícolas portuguesas representadas. A prova D’Uva – Portugal Wine Girls mostra um roteiro dos vinhos de Portugal com rosto feminino. Dirigido a profissionais do sector, o evento que decorreu no Hotel Vincci, no Porto, ontem, dia 24 de maio, foi o momento de estreia do grupo que quer colocar nas bocas do mundo a diversidade de estilos e a qualidade dos vinhos portugueses. Uma ambição, aliás, legitimada pelas casas vinícolas que as D’Uva representam, referências no mercado, com reconhecimento internacional e provas dadas, um cartão de visita do sector do vinho português.

A vivência familiar em torno dos vinhos foi o mote que uniu as produtoras. Mulheres, jovens e com espírito de liderança, querem trabalhar em equipa e agregar esforços para se fazerem ouvir num mercado cada vez mais concorrencial. Sabem que o facto de serem um grupo de mulheres abre portas, nomeadamente junto de organizações congéneres. Profissionais de áreas diversificadas do sector do vinho, fomentam a partilha e interajuda entre os membros, querem reforçar redes de contacto e otimizar custos. 

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Organizar e estruturar o grupo é a principal preocupação neste ano de arranque formal das D’Uva.Na segunda semana de maio, participaram no encontro "Portugal, Women and Winemaking", em Copenhaga, organizado pela AICEP, estando previsto voltarem à Dinamarca em 2017 no âmbito de uma convenção internacional de mulheres. Em termos nacionais, para outubro próximo, está em agenda uma prova D’Uva em Lisboa. Pretendem também marcar presença eapoiar iniciativas de organizações portuguesas dedicadas ao sector do vinho e enoturismo.

 

Um Portugal dos vinhos

O projeto D’Uva – Portugal Wine Girls envolve produtoras das regiões vínicas do Alentejo (sub-regiões da Vidigueira e Portalegre), de Lisboa (Alenquer) e do Douro. A variedade do portefólio e de perfis de vinhos do conjunto cria um mapa dos vinhos de Portugal com história e originalidade que vale a pena conhecer: Catarina Vieira, da Herdade do Rocim, Alentejo (enologia e viticultura); Francisca van Zeller, da Quinta Vale D. Maria, Douro (marketing e vendas); Luisa Amorim, da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, Douro (direção geral); Maria Manuel Poças Maia, da Poças Júnior, Douro (viticultura); Mafalda Guedes, da Herdade do Peso, Alentejo (vendas); Rita Cardoso Pinto, da Quinta do Pinto, Lisboa (coordenação geral e comercial), Rita Fino, do Monte da Penha, Portalegre (marketing e vendas) e Rita Nabeiro, da Adega Mayor, Alentejo (direção geral).

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Acaso criou laços

As D’Uva – Portugal Wine Girls nasceram de um acaso. O jornalista Fernando Melo quis fazer uma reportagem para a Notícias Magazine (revista de domingo do Diário de Notícias e do Jornal de Notícias) sobre a liderança e gestão por parte de mulheres no sector do vinho e acabou por juntar 12 produtoras numa sessão de fotografia que integrou o trabalho jornalístico. O encontro inicial gerou empatia e a reportagem teve eco mediático e entre elas. Acabaram por marcar um jantar e, mais tarde, outras iniciativas, pontuais, organizadas em conjunto. E porque não criar um grupo organizado e estruturado de mulheres portuguesas do vinho? Em 2016,  decidiram avançar para a formalização das D’Uva, com as oito produtoras que puderam aceitar o desafio. 

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