O mais antigo concurso gastronómico de Portugal atribuiu esta distinção ao restaurante Palatium tendo em conta a qualidade da matéria-prima selecionada no menu apresentado, a excelência do serviço de mesa e vinhos e a harmonização do menu no seu todo.
O Palatium privilegia a cozinha de Terroir, valorizando a gastronomia tradicional e os produtos regionais e biológicos na sua máxima frescura.
A equipa de cozinha do Palatium, chefiada pelo criativo Tony Salgado, apresentou um menu temperado com um toque de inovação e para entrada escolheu uma Empada de Carnes do Terroir, conjugação da excelência da carne cachena, do Cordeiro e do Leitão Transmontano. Para acompanhar o Mirabilis Branco Douro Grande Reserva de 2013, um vinho denso, elegante, de estrutura singular e natureza mineral, que realça os sabores primários das carnes, sem contudo se sobrepor.
Como prato principal foi apresentado Tentáculo de Polvo braseado em puré de abóbora assada, couve penca salteada e batata assada em sal marinho. A opção recaiu no Vinho Tinto Quinta dos Aciprestes Reserva de 2012 de taninos suaves, baixo teor de acidez que sustenta bem o sal do molusco e a doçura da abóbora que o acompanha.
Para adoçar o final uma Cúpula de Chocolate com Biscuit de Noz e Creme de Laranja, para harmonizar a sobremesa foi escolhido o Vintage Quinta da Nossa Senhora da Ribeira do Porto de 1998, que evidencia o chocolate negro, realça os frutos secos e trava o cítrico da laranja.
Localizado no Porto, na margem do Rio Douro, o Pestana Palácio do Freixo é um hotel de luxo que integra a sub-marca Pestana Collection Hotels e proporciona uma experiência única caraterizada pelo conforto e luxo.