A Casa da Música, no Porto, propõe um programa de concertos, palestras, visitas guiadas e filmes, tudo com entrada gratuita. A iniciativa, que se prolonga até sábado, 19, chama-se Casa Aberta e cruza música e influências de várias partes do mundo.
As visitas guiadas em português e inglês são uma oportunidade para explorar o edifício desenhado pelo arquiteto Rem Koolhaas. O público vai poder assistir todos os dias a ensaios abertos dos agrupamentos da Casa (Orquestra Sinfónica Casa da Música, Coro Casa da Música, Remix Ensemble) e será disponibilizada uma aplicação que irá permitir ver vídeos close-up de vários pontos do palco. No que toca ao cinema, irão ser exibidos filmes como Orfeu Negro, Stranger Than Paradise, Tropicália ou Que Viva México!.
Outro dos destaques vai para a noite de sábado que será um regresso à programação Clubbing que terá concertos a acontecer em simultânio e conta com nomes como Bezegol, Daniel Knox, Conan Osiris e La Flama Blanca, que irão animar esta noite especial com direito a um chocolate quente às 6 e 30 da manhã. Para terminar a experiência, a Red Bull Music vai apresentar, durante oito horas, filmes sobre os diferentes estilos musicais do mundo.