Prazeres

Há mais do que peixe e marisco no Porto Santa Maria

Não nos entenda mal. Lavagante, camarão, ostras, percebes e amêijoas valem sempre uma visita ao restaurante histórico. Mas não é só isso (tudo) que se aprecia nesta refeição em frente ao mar.

06 de setembro de 2019 | Aline Fernandez

A localização não poderia ser mais convidativa para os dias quentes que agora se sentem. Com vista para a praia da Cresmina, na Estrada do Guincho, em Cascais, o restaurante Porto Santa Maria tem-se fixado como ponto gastronómico essencial na cidade desde 1947. Nestes mais de 70 anos de história, é quase escusado dizer que é referência no saber fazer e servir peixe e marisco, já que alguns pratos são verdadeiros clássicos, como o Robalo ao Sal ou ao Pão ou o Lavagante Grelhado.

Neste verão, rumámos ao Guincho para uma Mariscada (€89) que serve duas pessoas – garantimos que sairão de lá mais que satisfeitas. O sabor a água salgada e os ares de frescura são uma constante no lavagante ou lagosta, mas também no camarão de Moçambique, santola recheada, ostras, percebes e ameijoas à Bulhão Pato. Para tudo ficar ainda melhor, só com a ajuda de António Guerreiro, o sommelier que já é tão da casa – trabalha aqui há 23 anos – que parece adivinhar os melhores vinhos e espumantes que acompanham o banquete.

Foi o mesmo António que nos contou que os clientes podem visitar o aquário no subsolo e, se quiserem, escolher o peixe que querem comer. Ficamos ainda a saber que escolher as fêmeas pode sempre ser uma boa opção, por mais pequenas que sejam há sempre a possibilidade de virem com ovas. No piso de baixo, há ainda uma fantástica garrafeira do Porto Santa Maria, uma preciosidade de quase 600 m² com rótulos que vão além das sete décadas do lugar – vimos um vinho do Porto Taylor's de 1930.

Se a curta caminhada abrir o apetite novamente, entre as dez opções de sobremesa que tornam a escolha muito difícil, nós facilitamos e recomendamos o indescritível e fofo Soufflé de Avelã, Gran Marnier com Gelado de Baunilha (€9,50), que leva 20 minutos para ficar pronto. Mas não há melhor forma de terminar esta experiência tão especial do que esperar enquanto se contempla o mar.

O quê? Restaurante Porto Santa Maria. Onde? Estrada do Guincho S/N, Cascais. Quando? Todos os dias das 12h às 23h. Reservas: reservas@portosantamaria.com ou 214 879 450; 914 444 482.

A Mariscada serve duas pessoas
1 de 14 A Mariscada serve duas pessoas
Camarões de Moçambique
2 de 14 Camarões de Moçambique
Amêijoas à Bulhão Pato
3 de 14 Amêijoas à Bulhão Pato
A Mariscada pode vir com lavagante ou lagosta
4 de 14 A Mariscada pode vir com lavagante ou lagosta
Santola recheada
5 de 14 Santola recheada
Ostras
6 de 14 Ostras
Soufflé de Avelã, Gran Marnier com Gelado de Baunilha
7 de 14 Soufflé de Avelã, Gran Marnier com Gelado de Baunilha
O restaurante Porto Santa Maria fica na praia da Cresmina, na Estrada do Guincho, em Cascais
8 de 14 O restaurante Porto Santa Maria fica na praia da Cresmina, na Estrada do Guincho, em Cascais
Aquário de crustáceos
9 de 14 Aquário de crustáceos
Aquário de crustáceos
10 de 14 Aquário de crustáceos
Aquário de crustáceos
11 de 14 Aquário de crustáceos
Aquário de crustáceos
12 de 14 Aquário de crustáceos
Aquário de crustáceos
13 de 14 Aquário de crustáceos
António Guerreiro, sommelier há 23 anos no restaurante Porto Santa Maria
14 de 14 António Guerreiro, sommelier há 23 anos no restaurante Porto Santa Maria
Saiba mais restaurante, Porto Santa Maria, Guincho, Cascais, marisco, Viagens&Gourmet
Relacionadas
Mais Lidas