As estrelas portuguesas no Guia Michelin para 2020
Um restaurante elevou-se às duas estrelas, quatro novos recebem a sua primeira estrela e três perderam a distinção. Listamos os 27 restaurantes galardoados de norte a sul do país, incluindo as novidades, para conhecer já.
A apresentação do Guia Michelin Espanha & Portugal 2020 decorreu esta quarta-feira, 20 de novembro, no Teatro Lope de Vega, em Sevilha. As novidades para Portugal foram a Casa de Chá Boa Nova, do chef Rui Paula, que alcança agora as duas estrelas – três anos após a primeira, na edição de 2017 – e a entrada de quatro novos restaurantes.
Estreiam-se o Fifty Seconds by Martin Berasategui e o Epur, em Lisboa, o Mesa de Lemos, em Viseu, e o Vistas, no Algarve. O chef espanhol Martín Berasategui continua a somar estrelas, sendo esta a primeira em Portugal, à qual se junta agora outra pelo Ola Martín Berasategui, no hotel Tayko em Bilbao. O chef basco possui um total de 12 estrelas Michelin, distribuídas por diversos restaurantes e repartidas pelos três níveis da premiação.

E ao contrário do que havia acontecido nas últimas três edições do galardão, em que nenhum restaurante perdeu a sua estrela, em 2020 houve supressão a três restaurantes nacionais: O L’And and Vineyards em Montemor-o-Novo, que volta a perder a estrela (aconteceu em 2016, tendo-a recuperado no ano seguinte), o Willie’s, que mantinha a sua estrela desde 2006, e o Henrique Leis, em Almancil, restaurante com o mesmo nome do seu chef, que em setembro deste ano declarou que pretendia sair da classificação, conquistada em 2001.
O catalão José Vallés, responsável pela equipa de inspetores da distinção, chamou a atenção no comunicado de imprensa do guia para a dispersão de restaurantes fora dos grandes centros urbanos, onde se têm abordado novas técnicas culinárias conjugadas com os sabores locais. Um bom exemplo disso é o Mesa de Lemos, onde o chef Diogo Rocha criou uma verdadeira experiência gastronómica associada à Quinta de Lemos, em Silgueiros, Viseu.
Esta edição ibérica do guia para 2020 marca os 110 anos da publicação francesa nos dois países, contudo a Michelin foi fundada em 1889 na cidade de Clermont-Ferrand, em França, celebrando assim 130 anos este ano.

Veja em baixo a lista dos 27 restaurantes galardoados de norte a sul do país no Guia Michelin Espanha & Portugal 2020:
2 estrelas Michelin
- Alma (Henrique Sá Pessoa, Lisboa)
- Belcanto (José Avillez, Lisboa)
- Casa de Chá Boa Nova (Rui Paula, Leça da Palmeira)
- Il Gallo d’Oro (Benoit Sinthon, Funchal)
- Ocean (Hans Neuner, Alporchinhos)
- The Yeatman (Ricardo Costa, Vila Nova de Gaia)
- Vila Joya (Dieter Koschina, Albufeira)
1 estrela Michelin
- A Cozinha (António Loureiro, Guimarães)
- Antiqvvm (Vitor Matos, Porto)
- Bon Bon (Louis Anjos, Carvoeiro)
- Casa da Calçada (Tiago Bonito, Amarante)
- Eleven (Joachim Koerper, Lisboa)
- Epur (Vicent Farges, Lisboa)
- Feitoria (João Rodrigues, Lisboa)
- Fifty Seconds by Martin Berasategui (Martín Berasategui, Lisboa)
- Fortaleza do Guincho (Gil Fernandes, Cascais)
- G Pousada Restaurante (Óscar Gonçalves, Bragança)
- Gusto by Heinz Beck (Heinz Beck, Almancil)
- Lab by Sergi Arola (Sergi Arola, Sintra)
- Largo do Paço (Tiago Bonito, Amarante)
- Loco (Alexandre Silva, Lisboa)
- Mesa de Lemos (Diogo Rocha, Viseu)
- Midori (Pedro Almeida, Sintra)
- Pedro Lemos (Pedro Lemos, Porto)
- São Gabriel (Leonel Pereira, Almancil)
- Vistas (João Oliveira, Portimão)
- William (Luís Pestana, Funchal)
