Modatex para a primavera/verão 2016
As propostas de Ágata Gonçalves, Joana Cardinal, Joana Vieira, Patrícia Augusta e Área8 - Sérgio Sousa.

ÁGATA GONÇALVES "SURVIVAL UNDER ATOMIC ATTACK" O ponto de partida desta coleção foi o conceito pré e pós-apocalítico, cuja temática envolve vários pontos: a subcultura prepper, as fardas médica e militares da Segunda Guerra Mundial, assim como um certo paradoxo entre a proteção extrema e a fragilidade. O sportswear foi o universo de referência, permitindo desenvolver uma coleção rica em elementos gráficos traduzidos nos estampados, em pormenores e nos acabamentos. Os materiais foram intervencionados, sendo as bases alteradas através de termocolagens, produzindo algumas combinações com aparência claramente destroy. A paleta revela-se através de tons neutros como o branco, o cinza, o nude e o preto que são contrastados com um verde ácido, que reia no seu meio como um permanente intruso.
JOANA CARDINAL "IN FINITE SADNESS" As sensações são imensuráveis, indefiníveis e paradoxais. Associando emoções profundas e reflexivas a uma estação leve como o verão, derivase numa dualidade projetual: formal e material. Pode não haver sol "neste verão", no entanto há luz artificial e existe o "eu" que transparece e é projetado. A realidade e a sua sombra. A penumbra que paira em volta duma aura, aquilo que nos persegue ou nos liberta. Materialidades de diferentes levezas impostas a características formais constantes, mas que se transformam com projeções gráficas e sobreposições inusitadas.
JOANA VIEIRA "PROTOTYPE" O protótipo de coleção. O conceito aplicado desenvolve temas que são o protótipo de uma futura geração. O protótipo pressupõe a individualidade das peças de vestuário e, posteriormente, da coleção. O próprio autor é o protótipo de criador numa incessante busca de significados. Os seus erros são a maior oportunidade de descoberta, a aprendizagem retirada é limitada. Somos nós e as coisas. A utilização de lavagens resulta de imediato numa destruição única e irrepetível, uma variação permanente de resultados. O mesmo espírito de singularidade é mantido na criação do estampado manual, não se repete exatamente - depende do ângulo, foça e densidade aplicados.
PATRÍCIA AUGUSTA "KUSNTFORMEN DER NATUR" A coleção remete para os tesouros retirados do fundo do mar e apresentados no livro de ilustrações científicas "kUNSTFORMEN DER NATUR", da autoria do biólogo alemão Ernst Haeckel. As formas e volumes são de inspiração fóssil e orgânica, e os materiais espelham as construções complexas e rígidas contrabalançadas pela estrutura delicada dos plissados. A paleta reflete a atmosfera existente no livro, apoiando-se em preto, branco e cinzentos, pontuados por um bordeaux.
ÁREA 8 – SÉRGIO SOUSA "DODECAPHONISM" A música minimal instrumental nasce do experimentalismo, do processo onde as repetições não são percetíveis e do serialismo dodecafónico, ou seja um método de composição baseado numa escala de doze tons cromáticos criada por Schoenberg. Daqui surge Dodecaphonism, uma coleção unisexo que adapta o conceito de Schoenberg através da sobreposição de layers em tons neutros, e de uma construção retangular, que por vezes se torna impercetível com a fluidez de alguns materiais nas peças e nos pormenores.
