Moda / Tendências

Afinal, o que é um digital influencer?

Conseguem milhares de seguidores em tempo record e dominam o universo digital. Quem são eles e como conseguem?

30 de março de 2017 | Rita Silva Avelar
São referências no digital, conseguem chegar a números de seguidores astronómicos no Instagram e conquistam cada vez mais aquilo a que as redes sociais apelidam de likes. Mas como? Qual é a estratégia de um digital influencer? É que o online é de "feeling", dizia alguém, outro dia. É preciso conhecer-se o target, estudar as tendências que fazem com que tanto as visualizações de vídeo como os likes nas fotografias cresçam. Em entrevista à Vogue britânica, Camille Charrière (494 mil seguidores) explicava: "Se eu quero alcançar 8 mil likes sei perfeitamente que o que preciso de fazer é colocar uma fotografia com uns jeans, uma T-shirt e uns Converse."E, se pensarmos sobre isto, há alguém que não se identifique com este look, o qual podemos rotular de effortless chic? "No geral, as pessoas procuram simplicidade. Estão à procura da realidade porque é algo que podem facilmente replicar."

Quem são? Sobretudo millennials, detentores de um sentido estético apurado no que respeita à imagem e que são referências nas áreas de moda, beleza e lifestyle. Estão em cima das tendências nestas áreas e estudam constantemente o seu target, adaptando-se a ele.
Onde estão? No Instagram, sobretudo, mas também em redes sociais como o Blogger, o Pinterest ou o Twitter.
O que precisam de ter? Influência digital, noção de estética e conhecimento do público que querem alcançar. Persistência, estratégia e ponderação são características indispensáveis.
Em que áreas? Muitas das pessoas que são referências no mundo das redes sociais só publicam fotografias relacionadas com os seus interesses – para criar uma linha condutora e um ADN específico. Estas pessoas tornam-se ou um fashion influencer ou um beauty influencer, food influencer, por exemplo.

Lá fora
Julia Restoin Roitfeld (287 mil seguidores). A filha de Carina Roitfeld habituou os seus seguidores às fotografias das campanhas de moda das quais é protagonista, mas também partilha momentos de cumplicidade com a filha, Romy.
Anllela Sagra (8,1 milhões de seguidores). Podia ser mais uma página de fitness, não fosse a colombiana ter desenvolvido vários programas no seu site (www.anllelasagra.net) para conseguir a silhueta perfeita, como por exemplo o Booty Blaster, um objetivo de 60 dias para ficar com um corpo… igual ao seu. São raras as fotografias partilhadas onde não surjam partes do seu corpo: é uma página inspiracional e motivacional.
Ella Woodward (1 milhão de seguidores). Autora do blogue Deliciously Ella (que também levou à publicação de um livro), já conquistou um milhão de seguidores no Instagram. A página é atualizada diariamente com imagens de receitas com um aspeto delicioso e saudável.
Leandra Medine (1,7 milhões de seguidores). Tudo o que veste esgota. O que é que a autora do blogue The Man Repeller tem? Carisma, descontração e estilo. Retrata muitas vezes situações com as quais qualquer mulher se identifica, como por exemplo quando publicou uma fotografia em viagem, a dizer "Olá mãe! Sou eu, a Leandra, acabei de aterrar na MBFW (a semana de moda de Madrid)" como mensagem (original!) para avisar a mãe de que chegou bem ao destino.

Hey mom, it's Leandra I landed @mbfw #mercedesbenzfashion #mrpartner (because they loaned us a car for the week)

A post shared by Man Repeller (@manrepeller) on

Por Rita Silva Avelar 
Julia Restoin Roitfeld
1 de 24 / Julia Restoin Roitfeld Julia Restoin Roitfeld
2 de 24
3 de 24
4 de 24
5 de 24
6 de 24
Anllela Sagra
7 de 24 / Anllela Sagra Anllela Sagra
8 de 24
9 de 24
10 de 24
11 de 24
12 de 24
Ella Woodward
13 de 24 / Ella Woodward Ella Woodward
14 de 24
15 de 24
16 de 24
17 de 24
18 de 24
Leandra Medine
19 de 24 / Leandra Medine Leandra Medine
20 de 24
21 de 24
22 de 24
23 de 24
24 de 24
Saiba mais Instagram, Blogger, Pinterest, Vogue, Camille Charrière, Twitter, Converse, Digital Influencer, Julia Restoin Roitfeld, Anllela Sagra, Ella Woodward, Leandra Medine
Relacionadas

Alexandre de Betak: “Agora é o início da próxima revolução”

Alexandre de Betak é a mente criativa por trás dos desfiles de algumas das marcas de moda mais conhecidas. Para celebrar 25 anos de carreira e mil desfiles realizados, foi lançado um livro assinado pelo próprio onde reúne o seu trabalho em imagens e anuncia a próxima revolução na moda. A Máxima entrevistou-o para um artigo que pode ler na edição de janeiro, já nas bancas.

Mais Lidas
Realeza As amantes da vida de Juan Carlos

Num momento de especulação sobre o seu paradeiro, e após informar a casa real espanhola do seu afastamento, voltam a surgir as histórias da vida de um rei que nunca gostou de ser discreto.