Polka dots reinventados: como usar o padrão mais divertido da moda
O padrão voltou a conquistar as ruas e as passerelles, provando que a moda é mesmo cíclica. Do charme vintage ao toque contemporâneo, os polka dots adaptam-se a qualquer estilo e reinventam-se para uma nova geração. Estas it girls mostram como vestir.
Polka dots: padrão reinventado por it girls, de Josefien a Camila Coelho
Foto: DR / @josefienweyns / @ninasandbech / @liliafilipa__ / @lucyroseford / @graceghanem14 de agosto de 2025 às 11:17 Safiya Ayoob
O padrão às bolinhas, ou polka dots, está longe de ser uma novidade no mundo da moda. Tal como acontece com vestidos usados por cima de calças ou com o regresso dos lenços de seda, também este estampado vive agora um novo momento de destaque. Depois de ter conhecido o seu auge em décadas passadas - desde os anos 50, com o seu charme retro, até às referências marcantes do guarda-roupa da Princesa Diana - as bolinhas regressam reinventadas e estas it girls mostram como vesti-las.
1. Josefien L. G. Weyns – Conjunto inesperado
PUB
A criadora de conteúdos belga aderiu à tendência com um conjunto invulgar: saia e lenço de cetim - usado como top - da marca Lewis & Melly. Ambas as peças, em cetim suave, surgem na tonalidade butter yellow, pontuadas por bolinhas num vermelho profundo. É uma forma contemporânea e elegante de interpretar o padrão, fugindo ao clássico preto e branco e acrescentando frescura à tendência.
Mulher veste padrão de bolinhas, seguindo tendência exibida por influenciadoras
Foto: @josefienweyns
2. Grece Ghanem – Mistura de padrões em harmonia
A estilosa Grece mostrou que na moda os padrões podem - e devem - coexistir. Usando uma saia às bolinhas da Miu Miu, combinada com uma parte de cima de estampa mais colorida, conseguiu transformar o padrão polka dots quase num visual neutro, versátil e fácil de conjugar. Um exemplo perfeito de ousadia com equilíbrio.
PUB
Mulher exibe estilo com bolinhas em rua colorida, seguindo tendência
Foto: @greceghanem
3. Liliana Filipa – Total look tendência
A influencer portuguesa optou por um coordenado que respira estilo atual: calças capri, chinelos minimalistas e um top às bolinhas, complementado por um lenço ao pescoço a condizer. Aqui, o top é claramente o protagonista, trazendo um toque divertido e veranil ao look.
Descobre o estilo das bolinhas com inspiração destas influenciadoras em Itália.
Foto: @lilianafilipa__
4. Evi – Duas tendências, um look
A sobreposição de vestidos sobre outras peças tem conquistado os nossos feeds e Evi mostrou como unir esta ideia ao charme das bolinhas. Apostou num slip dress de renda sobre uma t-shirt branca básica, finalizando com botas de inspiração motorcycle chic. Um visual arrojado que funde romantismo e atitude.
Influenciadoras mostram padrões de bolinhas e como usar a tendência
Foto: @eviwave
5. Camila Coelho – Polka dots com sofisticação
PUB
A influenciadora brasileira adotou o estampado de forma elegante e pouco óbvia, com um conjunto da Valentino em rosa velho, adornado por bolinhas pretas e um laço rosa que fecha o blazer. O padrão quebrou a formalidade típica de um fato, conferindo-lhe modernidade e leveza.
Tendência das bolinhas em Paris: it girls mostram como usar
Foto: @camilacoelho
6. Raquel Costa Gomes – Feminilidade moderna
A it girl portuguesa apostou num conjunto da marca espanhola Carmen Says. Embora o padrão não cubra toda a peça, está presente em detalhes estratégicos, combinados com zonas neutras que realçam o estampado. O tom rosa aliado às bolinhas traz um ar delicado, que Raquel incorporou de forma trendy e atual.
PUB
Inspire-se nestas 'it girls' com visuais modernos com padrão de bolinhas
Foto: @raquelcostagomess
7. Lucy Ford – Aposta segura
Lucy prova que é possível experimentar o padrão sem arriscar demasiado. Escolheu um casaco às bolinhas, peça prática que pode ser retirada a qualquer momento, permitindo ajustar o look conforme a ocasião. Uma forma versátil e descontraída de aderir à tendência.
Mulher com camisa de bolinhas e saia às riscas mostra tendência
Foto: @lucyroseford
Realizou campanhas para a Balenciaga, fotografou Rihanna e Lana del Rey e dá a cara (e o corpo) em muitas das imagens que cria. O que nos dizem as suas performances sobre o universo da fama? O Dicionário de Estilo desta semana explica-nos.
Uma recente campanha protagonizada pela atriz norte-americana reacendeu o debate sobre os limites éticos da publicidade na moda. Este episódio junta-se a um longo histórico de campanhas controversas onde a provocação é usada como ferramenta de impacto. Mas o que acontece quando se ultrapassam os limites?
Feito em 1944, ou seja, durante a Segunda Guerra Mundial, este pedaço de história da sétima arte foi tão caro que, hoje em dia, teria custado mais de meio milhão de euros. Feito de ouro? Não, mas anda lá perto.