As propostas de Alexandra Teixeira, Anabela Rodrigues, Marco Moura, Sílvia Rocha e Sofia Rocha.
26 de outubro de 2015 às 12:18 Máxima
ALEXANDRA TEIXEIRA "SECOND LIFE" "Second Life" foi inspirada numa música da banda americana Of Mice & Men, que explica a pessoa certa e a pessoa errada dentro de cada um de nós. As diferentes texturas representam as diferentes identidades que todos nós temos, assim como as diferentes noções de "fluidez" dos mesmos refletem apenas um único corpo. O total look, os tecidos fortes e o uso do preto refletem tudo isto, juntamente com o aspeto sombrio fornecido pela opção monocromática. É uma coleção sportswear forte e simples, mas com os seus detalhes.
ANABELA RODRIGUES "KLECKS" Inicialmente pesquisou imagens relacionadas com o transtorno bipolar e isso foi o que a levou a encontrar o tema da coleção. Uma coleção com peças reversíveis, que possam marcar e vincar a ideia de bipolaridade, do positivo/negativo e do preto/branco apenas. O nome "Klecks" deve-se ao teste Rorschach, que, apesar de não ser uma cura para este transtorno, é um dos mecanismos utilizados para descobrir a doença. Assim sendo a coleção coloca imagens das manchas, como print ou corte a laser. No teste de Rorschach são sempre apresentadas 10 imagens de manchas e só serão apresentadas 10 neste trabalho. O propósito é transmitir a ideia de que existe uma "doença" na coleção e de que a criiadora está a tentar examiná-la. Relativamente aos volumes e às formas, as peças são estruturadas e volumosas (no caso dos cortes a laser). Existem também peças contraditórias, bastante caídas e fluídas.
PUB
MARCO MOURA "MULTIPLE EXPOSURE" O nome da coleção é "Multiple Exposure", expressão que significa exposição múltipla. Este tema visa explicar que uma imagem ou comportamento, por si só, não nos conseguem definir. Uma sequência de imagens ou de comportamentos num determinado espaço de tempo, não nos consegue definir como pessoas ou mesmo definir o nosso comportamento, pois este varia de acordo com vários fatores. Tenciono passar esta complexidade psicológica e comportamental para a coleção de maneira a não rotular a mesma. "Multiple Exposure" apresenta silhuetas sportswear com alguma androginia. Na disposição da cor, foram realizados tingimentos por reserva manualmente, de forma a apresentar uma paleta forte e experimental. Quanto aos materiais, os principais são: sarja, malha felpa e Voile. Todos os materiais são utilizados em cru, para que os mesmos adquiram diversos aspetos, tal como o ser humano.
SÍLVIA ROCHA "ELEMENTAL" "Elemental’’ é uma coleção inspirada no elemento e na constituição do ser rudimentar e simples, utilizando o essencial e fundamental e contrastando este facto com o exagero nos volumes das peças. Tentando traduzir este efeito com o uso de materiais translúcidos e aéreos é possível ver o interior das peças. O uso de diferentes opacidades é uma constante nesta coleção, tendo o branco (descolorado e pálido) como cor base e o tom de madeira seca (pérola) a encerrar o uso de cores. O público-alvo de "Elemental" é a mulher com idade entre os 25 e os 45 anos, relacionada com a moda direta ou indiretamente como, por exemplo, uma blogger ou uma jornalista das revistas especialistas. Uma mulher jovem, bem cuidada, com caráter forte e segura de si mesma.
SOFIA ROCHA "KHALIL" Esta coleção tem o nome "KHALIL" fruto da sua inspiração intimamente associada a Khalil Chistee, artista que executa esculturas em sacos de plásticos derretidos. O trabalho autor é marcado por um carácter figurativo e evocativo de fluidez e movimento. Estas obras permitem reciclar a nossa identidade e desabafar acerca dos nossos problemas pessoais. Em "KHALIL" pretendo transmitir uma coleção prática e sportswear, com tecidos fluídos que contrastam com outros mais pesados. Tudo isto mostrando uma mistura de materiais (alguns mate e outros com brilho). Esta combinação remete-nos para as esculturas, que parecem rígidas e, ao mesmo tempo, em constante movimento. Preto, branco e azul são cores dominantes. As peças surgem "desmontadas" através de fechos em sítios menos prováveis, sendo possível aplicar este efeito de várias formas, parecendo ao mesmo tempo que as peças estão fluídas e em movimento. O público-alvo de "KHALIL" é jovem, urbano e descontraído.