Celebridades

Jacqueline Kennedy: Um verdadeiro ícone de estilo

No dia em que se celebram os 50 anos da morte de John F. Kennedy, fazemos uma retrospetiva ao estilo imortalizado por Jacqueline Kennedy.
Por Máxima, 22.11.2013

22 de novembro de 1963 ficou marcado como um dia negro jamais esquecido nos Estados Unidos e em todo o mundo. O Presidente John F. Kennedy era brutalmente assassinado em Dallas no momento em que ao seu lado seguia a primeira-dama Jacqueline Kennedy.

 

O episódio foi de tal forma marcante que ainda hoje se fazem visitas guiadas em Dallas ao local exato em que tudo aconteceu. Muitas teorias surgiram desde então e muitos filmes, séries e documentários foram realizados sobre o tema. Este ano, coube aos canais de televisão National Geographic (‘Killing Kennedy’, hoje às 21h23) e História (‘Os Kennedy’ hoje às 22h50) a divulgação de novos documentários com novos dados sobre a morte de Kennedy. Em Portugal, também a SIC Notícias estreia hoje o documentário ‘JFK – Provas Definitivas’, às 16h30, com repetição à 01h00 da manhã.

 

Por conta deste dia, o casaco rosa usado por Jacqueline Kennedy ficou como um dos mais conhecidos do seu guarda-roupa. Parecia Chanel, mas era na verdade de uma marca norte-americana da época e consta que Jacqueline se recusou a despi-lo antes de chegar à Casa Branca, em Washington, já na manhã seguinte ao sucedido. O casaco havia ficado sujo de sangue e aconselharam-na a trocar de roupa, mas de acordo com as suas palavras deixou bem clara a sua intenção: ‘Vou ficar com estas roupas. Quero que vejam bem o que fizeram’.

 

O casaco nunca foi limpo e encontra-se atualmente guardado no Arquivo Nacional de Maryland, Estados Unidos. Nunca mais foi visto desde o dia do assassinato e não será vislumbrado nos próximos 90 anos.

 

Em 2003, nove anos depois da morte da mãe, Caroline Kennedy, filha de Jacqueline e John F. Kennedy, ‘ofereceu’ o casaco ao povo norte-americano com a condição de que não seria exibido antes do ano 2103.

 

Nos arquivos de Maryland encontram-se também a blusa, as meias, os sapatos e a carteira usadas por Jacqueline nesse dia fatal. Só o chapéu rosa não se encontra no mesmo local, pois desapareceu misteriosamente depois de os serviços secretos o terem entregado à secretária pessoal de Jacqueline Kennedy.

 

Reveja na galeria acima alguns dos looks de Jacqueline Kennedy!

 

Este ano estreia também o filme Parkland, escrito e realizado por Peter Landesman e produzido por Tom Hanks. Em Parkland é contada a história até então desconhecida das pessoas que estiveram nos bastidores do dia do assassinato de Kennedy.

 

Veja o trailer:

 

Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!