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Quer ganhar um rendimento extra no final do mês? Temos o part-time ideal para si

O contexto atual desafiante e o custo de vida que não pára de aumentar estão a levar os portugueses a apertar cada vez mais o cinto. Por isso, ter um rendimento extra mensal pode fazer toda a diferença. Há 10 anos, Patrícia Milheiro arriscou e venceu.

07 de setembro de 2023 Máxima

"Aqui, quem decide o que quer fazer, como, onde e quando sou eu. É claro que a maioria quer sempre mais e essa é outra vantagem, não haver limites", conta Patrícia Milheiro, de 32 anos. "Na Avon é possível chegar sempre mais longe".

Tornou-se revendedora em 2013, na altura estava na universidade e pretendia adquirir alguma independência económica. Juntar-se à Avon pareceu-lhe o part-time ideal, de fácil conciliação com os estudos e a vender produtos de beleza dos quais se tornou ela mesmo fã.

Atualmente, ser revendedora da Avon é um universo de possibilidades, muito além da visão tradicional de "andar de catálogo em mão". Gira o seu próprio negócio digitalmente, construa relações pessoais, represente a beleza à sua maneira e faça parte de uma comunidade que cria um mundo melhor para as mulheres. Ganhe confiança, concretize o seu potencial e assuma o seu poder! Inspire-se com a história de sucesso de Patrícia Milheiro.


Quando teve o primeiro contacto com a Avon?


Como cliente, desde jovem que conheço a Avon, mas o meu primeiro contacto direto com a marca foi em fevereiro de 2013, quando me tornei revendedora.


Como se tornou revendedora da Avon?


Na altura, estava na universidade e pretendia ganhar alguma independência económica. Ser revendedora pareceu-me o part-time ideal, de fácil conciliação com a universidade.

A minha escolha prendeu-se com o facto de a marca ser supercompleta e abranger todas as faixas etárias, géneros, carteiras e tipo de produtos. Até quem não usava/usa produtos de cosmética ou perfumaria pode ser um potencial cliente porque vendemos também produtos para casa, vestuário, artigos de moda e muito mais.


Foi um processo fácil?


Pode-se dizer que sim. Numa fase inicial tive de me dar a conhecer como revendedora e a partir daí foi uma questão de tempo. A minha mãe também foi uma grande ajuda nesse processo, levando o catálogo para as amigas e colegas. Depois bastou criar um método de trabalho e deixar fluir as vendas.


Qual é o seu "método" de venda?


O meu método de vendas está constantemente a ser reinventado e acredito que seja isso que me dá resultados tão positivos. Não me identifico com a típica imagem que atribuem à revendedora, de que o seu papel "é só mostrar o catálogo e preparar a encomenda". Procuro sempre inovar na forma como dou a conhecer os produtos, recorro às redes sociais, aproveito a publicidade que a marca nos fornece, mas também faço a minha própria publicidade, promovo sorteios, faço demonstrações, aproveito determinadas alturas e ocasiões para fomentar as vendas, como, por exemplo, o Natal, Dia da Mãe, Dia da Criança, entre outras datas. Lanço promoções, em cada encomenda ofereço pelo menos uma amostra e estou sempre à procura de algo mais para marcar a diferença.


Como se relaciona com os seus clientes?


Procuro que o atendimento seja o melhor possível, tentando perceber o que realmente procuram para que as possa ajudar na aquisição do produto mais indicado para cada caso específico. Estou sempre disponível a esclarecê-las, mesmo que eventualmente acabem por não adquirir nada. Acho que um bom atendimento faz toda a diferença, ainda por mais quando em algumas situações as clientes lidam com produtos que são uma novidade para si.


Usa as redes sociais para potencializar o negócio?


As redes sociais [Facebook e Instagram] são uma mais-valia para potencializar atividade e encurtar distâncias geográficas em qualquer negócio e este não é exceção. O facto de usar as redes sociais como ferramenta de trabalho permite-me ir além das vendas locais, fazer vendas nacionais e até mesmo internacionais. Ainda há umas semanas enviei uma encomenda para Lisboa e outra para França.


O que mais aprecia nos produtos da Avon? Inclusive, usa você mesma esses produtos?


Sim, uso a marca porque gosto realmente dos produtos, porque é importante conhecermos aquilo que estamos a vender e também porque o facto de os usarmos ajuda a promover os produtos e a mostrar que realmente se vende qualidade. Também sou "minha cliente", aliás, na minha casa somos todos. Eu, o meu companheiro e as minhas filhas.


Recebe formação específica para estar a par das novidades mais recentes da marca?


Sim. Recebemos formação e informação sobre as novidades mais recentes da marca, bem como de outros temas, o que nos possibilita mais conhecimento sobre os produtos, além de nos sentirmos acolhidas, o que consequentemente ajuda nas vendas.


Pessoal e profissionalmente, o que conseguiu alcançar como revendedora?


Em primeiro lugar, alcancei aquilo que me motivou a vir para a Avon, que foi o rendimento extra. Também tenho vindo a ganhar diversos prémios e ofertas. Ascendi na minha carreira, deixei de ser só revendedora e passei a coordenadora. Com a experiência, aprendi a gerir, a melhorar o meu negócio e a reinventar-me mediante as várias circunstâncias. Tenho alcançado níveis muito bons nas tarefas que desempenho e este ano recebi o prémio de crescimento de título.


Como vê o seu futuro na empresa?


Acredito que seja um futuro bonito. O caminho que tenho traçado tem-me mostrado isso. Agora que me tornei coordenadora, tenho a minha equipa, que tem tido resultados dos quais me orgulho muito. Sinto-me verdadeiramente satisfeita, e isso é muito importante para que tenhamos um percurso do qual nos orgulhemos.


O que significa para si ser representante da Avon?


Ser representante da Avon vai para além do ganho extra. É termos a possibilidade de poder gerir o nosso próprio negócio. Aqui, quem decide o que quer fazer, como, onde e quando sou eu. É claro que a maioria quer sempre mais e essa é outra vantagem, não haver limites. Na Avon, é possível chegar sempre mais longe.



O que diria a alguém que estivesse a considerar ser representante da Avon?


Aconselho esta experiência a todas as pessoas que queiram ganhar um extra. O que digo sempre: "Sem tentar, nunca vai saber se funciona para si". A minha experiência é muito positiva e a equipa onde estou e quem a lidera faz toda a diferença no meu papel. Aliás, a escolha da equipa é muito importante no sucesso da revendedora e sem dúvida que também é algo que recomendo a ter em conta para quem está a ponderar entrar na Avon.

É importante deixar de lado o estereótipo associado às vendas por catálogo que vejo estar direcionado a esta atividade e ter em consideração que hoje em dia são inúmeros os negócios que funcionam por revenda. Arrisquem!