C- Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do Universo
É o local onde as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

O segredo de Anita Healthy para comer saudável

Melhor do que uma história dos livros da Anita, é mesmo uma história real. Ana Rita tornou-se viral como Anita Healthy, e conta-nos os segredos de uma cozinha de sucesso.

13 de julho de 2020

Quebra-se o mito já a princípio: comer de forma saudável não é muito difícil, nem muito demorado, nem muito dispendioso. O termo fast food poderá ter alguma influência nesta crença, mas Ana Rita – mais conhecida como Anita Healthyprova no seu food blog que é possível comer de forma saudável, fácil e, sobretudo, saborosa. Anita defende que "não é preciso deixarmos de lado o prazer de comer. Aliás, comer de forma saudável não é monótono e pode mesmo ser mais prazeroso".

O principal segredo para tornar saborosa a cozinha mais simples está na mão para o tempero. Nas cozinhas não faltam os frascos de especiarias, as ervas aromáticas e, claro, o azeite. Em Portugal, o azeite tem um nome: Gallo. Há mais de 100 anos que a marca faz parte das cozinhas dos portugueses, desde o preparado inicial ao toque final. Da lata para a garrafa, Gallo modernizou-se, mas manteve a essência: azeites únicos e de qualidade superior. Ano após ano, produto atrás de produto, procura responder às necessidades dos seus consumidores, com gamas diferenciadas não só de azeite, como de outros temperos.

O inconfundível sabor do azeite Gallo, agora Bio

Atenta à necessidade de contribuir para um mundo mais sustentável, Gallo lançou a gama Azeite Bio, com duas variedades. Para pratos frios, como saladas, ou mesmo para a surpreendente mousse de chocolate de Anita, Bio Sabor Frutado é o aliado imprescindível, com um leve toque picante; para os mais variados pratos, Bio Sabor Suave, que garante a qualidade e o sabor inconfundíveis do azeite Gallo.

Na cozinha de Anita, entre a cozinha tipicamente portuguesa adaptada e a cozinha do mundo que todos os dias a inspira, o match perfeito chegou com a gama de azeite Gallo Bio, uma gama onde a qualidade do produto se mantém, mas a preocupação com a sustentabilidade é reforçada. As duas variedades, Suave e Frutado, fazem com que todas as combinações sejam possíveis: do refogado ao estufado, da salada a uma inusitada sobremesa, Gallo Bio não só se adapta: dá o toque essencial e distintivo a cada e qualquer prato.

Do local dos ingredientes à viagem dos temperos

O segredo para uma alimentação saudável, para Ana Rita, é simples: escolher alimentos que vêm da terra, das árvores, da natureza. E defende: "Em Portugal, temos bons alimentos e boas receitas tradicionais, não precisamos de abdicar da nossa gastronomia de base para sermos saudáveis."

E, claro, na base da cozinha portuguesa encontramos o azeite Gallo, que há 100 anos acompanha as receitas dos portugueses. O sabor inconfundível dá um toque diferenciador aos refogados, mas a sua versatilidade vai muito além disso. Gallo lançou recentemente a gama Bio, e Anita já se rendeu às duas variedades de Gallo Azeite Bio: o Sabor Frutado e o Sabor Suave. A blogger acredita que a sustentabilidade é um tópico cada vez mais debatido e defende que "proteger o solo de agressões maiores e obter um produto como o azeite de forma sustentável é ajudar o planeta e, indiretamente, a nossa saúde".

Ana Rita dá dois exemplos de receitas simples e saudáveis nas quais o azeite Gallo Bio faz toda a diferença:



"Uma receita que faço regularmente é húmus de grão. Basicamente tritura-se grão-de-bico cozido com alho e azeite Gallo Bio Sabor Suave. Fica uma delícia servido com palitos de cenoura crua ou pepino. Um bom molho vinagrete feito com azeite Gallo Bio Sabor Frutado, vinagre e um pouco de mostarda Dijon também é uma excelente opção para temperar as saladas desta época."



Anita gosta de adaptar receitas tradicionais em receitas "mais saudáveis", mas revela um fascínio pela comida indiana. As especiarias "mais excêntricas" são grandes aliadas nas suas receitas, como estufados ou pratos de caril. Contudo, não nega "uma boa posta de bacalhau com azeite e vinagre!". Quando questionada sobre a receita mais surpreendente em que o azeite faz toda a diferença, Anita é perentória: "Sem dúvida na mousse de chocolate!" Tão assertiva que, claro, tivemos de pedir a receita!



A matemática de cozinhar com paixão 


O percurso de Anita pelo mundo culinário é cheio de reviravoltas mas, como nos filmes, o amor (pela cozinha) acaba por vencer. É na adolescência que entra mais a sério na cozinha, numa altura em que decidiu optar por uma alimentação vegetariana: "Não queria obrigar a minha mãe a cozinhar algo diferente só para mim, por isso comprei uns quantos livros e comecei a fazer receitas novas." O vegetarianismo foi a base da sua alimentação durante seis anos. Atualmente, não consome carne e apenas come peixe duas a três vezes por semana, mas a comida vegetariana continua a ter um grande peso nas suas refeições e nas receitas que partilha.

Antes de se aventurar como food blogger, Ana Rita formou-se em Matemática, de onde trouxe "todo o raciocínio lógico, que a culinária também precisa, e a capacidade de lutar e arriscar em novos desafios". Os números podem já não fazer parte da carreira de Anita, mas o racional mantém-se:

"Cozinhar é como uma equação matemática: temos de ligar os ingredientes-chave e somá-los, até termos o resultado certo."


Falando de contas, não poderíamos deixar de questionar qual a soma infalível na cozinha: "Azeite e cebola ou alho, o famoso refogado. Nunca falha!"E a combinação mais imprevisível? "Manga com leite de coco, como base de um caril. Mistura o doce e o salgado e fica imprevisivelmente delicioso." Nesta equação culinária há outro denominador indissociável para Ana Rita. A fotografia, outra das suas paixões, alia-se à cozinha, com resultado à vista no blogue Anita Healthy. Desta forma, a blogger consegue partilhar a receita exatamente como quer que as pessoas a sintam, apelando aos sentidos, sobretudo ao paladar. Afinal, "os olhos também comem!"





RECEITA MOUSSE DE CHOCOLATE

- 150 g chocolate preto +70%

- 4 ovos

- 80 ml azeite Gallo Bio Sabor Frutado

  1. Separar as gemas das claras de ovo.
  2. Derreter o chocolate em banho-maria. Acrescentar as gemas, uma a uma, mexendo sempre. Ir acrescentando o azeite lentamente enquanto se bate a mistura.
  3. Bater as claras em castelo e adicionar à mistura anterior.
  4. Servir com iogurte, raspas de chocolate e um pouco de azeite por cima.