Assédio em locais públicos: mulheres partilham histórias reais perturbadoras
Sabia que cerca de 80% das mulheres já foram vítimas de assédio em locais públicos? É o seu caso? Damos-lhe a conhecer os casos e os testemunhos de mulheres como você. Não está só!

Infelizmente, para a maioria das mulheres lidar com assédio é "normal". Afinal, ser mulher significa para muitas de nós "aprender" a aceitar e a minimizar, logo a partir da infância, este tipo de comportamento abusivo. Uma realidade triste e preocupante confirmada num estudo internacional promovido pela L’Oréal Paris em parceria com a Ipsos, em que o assédio sexual em espaços públicos foi identificado como o principal problema que as mulheres de todo o mundo têm de enfrentar no dia a dia.
As histórias e as experiências que todas partilhamos
Já foi alvo de um olhar fixo, de assobios, de perguntas intrusivas ou de comentários sobre o corpo? Não está sozinha. No âmbito do programa Stand Up – Contra o Assédio em locais públicos, a L’Oréal com o apoio da Máxima saiu à rua e entrevistou mulheres de todas as idades sobre este problema.
Desde pensar duas vezes no que vamos vestir a ter as chaves do carro ou de casa sempre à mão por receio de estarmos a ser seguidas, ou até a pedir, por exemplo, a um amigo do sexo masculino que nos acompanhe quando saímos à noite… são situações que lhe soam familiares? Veja neste vídeo os testemunhos e as histórias marcantes de mulheres como você.
Como sei se é mesmo assédio?
• Uma situação de assédio é aquela que afeta a integridade – física e/ou psicológica – de uma pessoa, criando um ambiente intimidatório, hostil e desestabilizador.
• Uma situação de assédio é aquela que afeta a integridade – física e/ou psicológica – de uma pessoa, criando um ambiente intimidatório, hostil e desestabilizador.
• O assédio sexual dá-se quando os comportamentos indesejados por parte do agressor se revestem de caráter sexual, como convites e mensagens com essa intenção ou contactos físicos constrangedores para a vítima – por exemplo, um toque demorado, em qualquer parte do corpo.




Stand Up contra o assédio
O assédio constitui uma barreira na vida quotidiana das mulheres, privando-as da sensação de segurança e com impacto direto na autoestima, o que vai contra os valores do empoderamento da mulher, que estão no coração do ADN da L’Oréal Paris e são o mote do programa Stand Up - Contra o Assédio em locais públicos. Lançado pela marca em parceria com a organização Right To Be, o programa promove uma formação online gratuita para defesa contra assédio em locais públicos, seja no papel de testemunha ou de vítima.
Agir contra o assédio: levanta-te e diz basta!
A Metodologia dos 5D é um sistema pioneiro que permite à vítima e às testemunhas uma intervenção segura contra o agressor:
1. Distrair
É uma forma indireta de "empatar" o que está a acontecer.
2. Delegar
Chame a atenção de alguém que esteja próximo para o que se passa e pergunte-lhe se existe algo que possa fazer naquela situação.
3. Documentar
Observe e testemunhe, escreva ou filme o assédio e forneça o vídeo à vítima.
4. Dirigir-se
Aborde a pessoa que está a ser assediada e mostre o apoio que necessita.
5. Dialogar
Fale alto e convide o assediador a ir embora, mas lembre-se de que a sua segurança e a segurança da pessoa que está a ser assediada vêm em primeiro lugar.

Dotadas com as ferramentas certas, as pessoas que concluem a formação deste programa sentem-se
Se quer aprender o que pode fazer contra o assédio em locais públicos, a formação está disponível online com um duração de apenas 10 minutos.
1. Estudo internacional sobre o assédio sexual em espaços públicos, conduzido pela L’Oréal Paris em parceria com a Ipsos, com dados recolhidos em 15 países, envolvendo mais de 15 500 participantes, março de 2021. 2. Inquérito de impacto social sobre a formação Stand Up contra o assédio em espaços públicos, conduzido pela L’Oréal Paris em parceria com a Ipsos, com dados recolhidos em quatro países, envolvendo mais de 4967 participantes, março de 2022.
1. Estudo internacional sobre o assédio sexual em espaços públicos, conduzido pela L’Oréal Paris em parceria com a Ipsos, com dados recolhidos em 15 países, envolvendo mais de 15 500 participantes, março de 2021.