Beleza / Tendências

Verão: plano de ataque

O verão chegou e ainda não está preparada? Nada tema. Se é verdade que não existem milagres, também o é que certos truques e atalhos podem ajudá-la a ficar impecável.

11 de julho de 2016
1 | Um detox para começar
Ainda está a recuperar das cervejas no Rock in Rio e a pensar que não tardam a chegar os convívios de amigos com muitos petiscos e molhos à mistura? Neste intervalo, pode aproveitar para fazer um pequeno detox. A Drink6 entrega ao domicílio uma cesta recém-desenvolvida (€60), com refeições saudáveis e naturais para antes do detox líquido. São dois dias de preparação para que depois possa continuar com um plano líquido de um, três ou cinco dias. O objetivo é precisamente depurar o corpo e aliviar a carga intestinal, fazendo com que os órgãos responsáveis pela limpeza do organismo possam eliminar as toxinas de forma mais eficaz. 

2 | Fazer um reset alimentar
Calibrado o organismo, com o reset do detox, está na altura de fazer um esforço extra. Faça escolhas alimentares inteligentes. Se o plano é estar melhor para vestir o biquíni daqui a duas semanas, pense em pequenos passos. Trace este objetivo e tente não ceder ao "pecado da gula" durante os próximos dias. Não há milagres em quinze dias, mas consegue perder saudavelmente dois ou três quilos com a ajuda de um nutricionista. Consulte um especialista para ajudá-la nos próximos tempos e aplique as sugestões durante o máximo que puder.
Até lá, vá pensando nas refeições que faz fora de casa, aos pares:
Se tem fome: entrada + prato principal
Se quer perder peso: entrada + outra entrada como prato principal
Se adora doces: prato principal + sobremesa (partilhe-a com alguém)
Se quer perder peso e adora sobremesas: entrada + sobremesa (partilhada)
 
3 | Hidratação a 100%
Ingerir líquidos é tão importante como fazer boas escolhas alimentares. Se costuma apoiar-se na desculpa de que "não consegue" beber 1,5 litros de água por dia, pense novamente. Compre 15 garrafas de água, numere-as e leve consigo uma todos os dias. Pense que, se trabalhar à secretária, tê-la-á sempre à frente; se tiver um trabalho mais movimentado, não há problema, o peso da garrafa é uma ajuda para terminá-la mais rapidamente. Encha a garrafa com um drenante, rodelas de limão e um pau de canela, bagas goji ou acrescente um pouco de água de coco. Além de ficar mais saborosa e ser mais depurativa, não vai querer deixá-la para o dia seguinte. Acredite: o seu corpo vai agradecer e a sua pele também.
 
4 | Sublimar após o sol
É a palavra-chave do verão. Além dos cuidados habituais, aproveite para sublimar os seus melhores atributos com os cremes ideais para o efeito. Aplique iluminador em pó ou em creme no rosto e na zona do decote e dos ombros, dê uso aos protetores solares em versão óleo e não se esqueça de acrescentar um toque de brilho nas pernas. O resultado será irresistível.

5 | Aperfeiçoar a pele
E por aperfeiçoar entenda-se "adaptar" os cuidados de rosto e de corpo. Se nota a pele mais mista ou oleosa, troque o seu creme hidratante por um bálsamo ou por um creme gel, se vê que o rosto está mais reativo ao calor, escolha um cuidado para peles sensíveis, se transpira muito, leve blotters (papéis matificantes) na carteira e uma água termal para nutrir o rosto durante todo o dia. Não se esqueça que a nossa pele reage de formas diferentes às diferentes condições climatéricas, o que pode obrigar a uma alteração da sua rotina habitual. Em caso de dúvida, consulte o seu dermatologista.

6 | Boas práticas solares
Podemos até acreditar que aplicar protetor solar é uma brincadeira de criança, mas a verdade é que um pequeno deslize – como a maioria de nós provavelmente já comprovou – tem efeitos desagradáveis. Marcas de dedos, riscas do biquíni ou do fato de banho, escaldões são apenas os efeitos imediatamente visíveis, mas a preocupação deverá estar sempre nas consequências a longo prazo, por isso não poupe no protetor. Abasteça o seu stock deitando fora os produtos abertos há mais de um ano e faça um kit completo: um stick para as zonas sensíveis, um protetor máximo para os primeiros dias de sol, um FPS50 resistente à água e em spray para aplicar facilmente nas costas, um específico para o rosto e um óleo protetor para as pernas. No rosto, escolha um produto de acordo com as necessidades do seu tipo de pele e não se esqueça da linha do cabelo e das orelhas. No corpo, aplique o protetor sem biquíni, para não ficar com as queimaduras das alças, e comece nos pés, subindo até ao pescoço. Faça-o meia hora antes de sair de casa.

7 | Atacar a celulite
O plano de ataque anticelulite não se pode ficar por meros pensamentos. Em 15 dias, há que fazer tudo o que estiver ao seu alcance. Comece pelos boosters, os concentrados que "atacam" a celulite localizada, ajudam a combater a pele casca de laranja, eliminam os líquidos dos tecidos e ajudam a recuperar a firmeza. Sendo normalmente embalagens pequenas, estes concentrados têm ainda a vantagem de poderem ser transportados para todo o lado de forma prática. Complemente com massagens manuais e com tratamentos corporais como a acupunctura ou o LPG médico.
- Como aplicar? Faça uma massagem na zona a tratar – e pense que está a contribuir para tonificar os braços enquanto está a fazê-la. Regra geral, os adelgaçantes devem ser sempre aplicados no sentido oposto ao da gravidade, ou seja, de baixo para cima. Faça-o em movimentos circulares, insistindo nas zonas onde a presença dos adipócitos é mais notória (coxas e nádegas) e no sentido dos ponteiros do relógio no ventre. No peito, massaje suavemente em movimentos ascendentes até ao pescoço.
 
8 | Acrescente vitalidade aos cabelos
Marque um dia com o seu cabeleireiro e aproveite para fazer tudo o que precisa para começar bem o verão: corte as pontas estragadas e escolha um corte que seja prático para cuidar, faça a coloração (de preferência sem amoníaco) tendo em conta que a cor se irá desvanecer mais rapidamente, por isso considere um tom ligeiramente mais escuro e aproveite para fazer um tratamento hidratante. Não se esqueça que o cuidado nos próximos meses deve ser uma constante. Aplique protetores térmicos diariamente, assim como protetores UVA/UVB na praia e na piscina, corte na utilização de ferramentas de calor e faça máscaras em casa.

9 | Ganhar massa muscular
O "não há milagres" aplica-se aqui. Não acredite que vai ganhar músculo suficiente para estar na sua plena forma física em apenas quinze dias, mas a aplicação faz a diferença. Provavelmente o máximo que poderá ganhar com esforço acrescido é cerca de 300 gramas de massa muscular por semana, mas se está a começar poderá ver diferença na tonificação muscular em poucas semanas. Comece com exercícios de pesos, utilizando o peso do próprio corpo e máquinas, direcionando-se aos grandes grupos musculares com exercícios como agachamentos, lunges, chest presses, levantamentos de peso, extensão de tríceps, remo e flexões. Se está mesmo decidida a tirar o máximo partido do ginásio, siga um plano de HIIT ou contrate um personal trainer para os próximos dias. 

10 | Happy feet
Os pés. Provavelmente precisou de se descalçar numa aula de yoga ou de pilates para ficar horrorizada com a ideia da próxima ida à praia. E eis que surge a síndrome da Cinderela: cerca de 8000 passos por dia (todos os dias) para cansar os 21 músculos, 31 articulações e 7200 nervos existentes nos pés. Não admira que não queira olhar para eles durante o inverno. Mas mantê-los felizes não é assim tão difícil. Escolha uma boa pedicura ou um podologista de confiança a quem possa recorrer para as "obras iniciais" e faça uma marcação assim que possível. Além disso, siga as seguintes recomendações:
  • - Ande descalça quando chegar a casa durante pelo menos uns 10 minutos, para exercitar as plantas dos pés.
  • - Massaje-os com um creme hidratante antes de se deitar. Pode até fazer uma máscara e deixar penetrar durante a noite.
  • - Faça uma esfoliação frequente. Deixe um esfoliante no duche e escolha um dia da semana fixo para não se esquecer.
  • - Corte as unhas curtas e quadradas, com pontas arredondadas, e hidrate as cutículas com um creme específico.
  • - Mantenha a postura. Faça por colocar o mesmo peso em ambos os pés, distribuindo-o por todo o pé.
 
11 | Mãos perfeitas
Comece por cuidar das mãos antes de se preocupar com as unhas. Hidrate-as constantemente e aplique um protetor solar nesta altura de maior exposição. Em relação às unhas, escolha a sua técnica preferida:
- Unhas de gel: Cuidado perfeito para unhas muito curtas ou partidas, pode fazer-se com extensão e dura cerca de três semanas.
- Gelinho: É a solução perfeita para quem tem as unhas compridas, mas pretende uma durabilidade maior do que o verniz. A sua aplicação é composta por uma base, a cor, um finalizante e ainda um construtor. Dura cerca de duas a três semanas.
- Verniz de gel: Rápido de aplicar e sem manutenção, é aplicado como um verniz normal (com produtos próprios que são submetidos à luz LED) e dura cerca de duas semanas.
- Verniz: É o método tradicional de pintar as unhas. Dura menos tempo do que as restantes técnicas, mas não danifica tanto as unhas e é mais fácil e rápido de aplicar e de remover.  
12 | Depilação à "antiga"
Já não vai a tempo de investir na depilação a laser? Não há problema, pois apesar da adesão cada vez maior a esta prática, continuam a ser criados instrumentos práticos e úteis para eliminar os pelos. Lembre-se de seguir alguns passos antes de proceder à depilação em casa: faça uma esfoliação; deixe escorrer água morna durante uns segundos no local a depilar para dilatar os poros; use creme de barbear em vez de sabonete ou gel de duche; aplique creme hidratante após a depilação.
- Máquinas depiladoras: São um investimento seguro parafazer a depilação em casa de forma rápida e eficaz. Escolha uma com várias cabeças para as diferentes zonas do corpo.
- Cera quente: A solução para os pelos mais grossos das virilhas e axilas ou para os pelos mais curtos.
- Cera fria: É perfeita para remover os pelos das pernas quando estão mais compridos e fracos.
- Lâmina: É a solução do "não há tempo a perder", mas deverá ser utilizadamais nas axilas do que nas pernas e nas virilhas, pois passados três ou quatro dias começam a surgir uns inestéticos pelos.
- Creme depilatório: Atua próximo à raiz, mesmo nos pelos mais curtos, dura cerca de uma semana e não deixa a pele sensibilizada. 
1 | Um detox para começar
1 de 24 / 1 | Um detox para começar 1 | Um detox para começar
2 | Fazer um reset alimentar
2 de 24 / 2 | Fazer um reset alimentar 2 | Fazer um reset alimentar
3 | Hidratação a 100%
3 de 24 / 3 | Hidratação a 100% 3 | Hidratação a 100%
4 | Sublimar após o sol
4 de 24 / 4 | Sublimar após o sol 4 | Sublimar após o sol
5 | Aperfeiçoar a pele
5 de 24 / 5 | Aperfeiçoar a pele 5 | Aperfeiçoar a pele
6 | Boas práticas solares
6 de 24 / 6 | Boas práticas solares 6 | Boas práticas solares
7 | Atacar a celulite
7 de 24 / 7 | Atacar a celulite 7 | Atacar a celulite
8 | Acrescente vitalidade aos cabelos
8 de 24 / 8 | Acrescente vitalidade aos cabelos 8 | Acrescente vitalidade aos cabelos
9 | Ganhar massa muscular
9 de 24 / 9 | Ganhar massa muscular 9 | Ganhar massa muscular
10 | Happy feet
10 de 24 / 10 | Happy feet 10 | Happy feet
11 | Mãos perfeitas
11 de 24 / 11 | Mãos perfeitas 11 | Mãos perfeitas
12 | Depilação à “antiga”
12 de 24 / 12 | Depilação à “antiga” 12 | Depilação à “antiga”
Sun Secret Óleo Corporal SPF15, €28,11, Sensilis
13 de 24 / Sun Secret Óleo Corporal SPF15, €28,11, Sensilis Sun Secret Óleo Corporal SPF15, €28,11, Sensilis
14 de 24
Hidratante solar para o cabelo e para a pele, Wella
15 de 24 / Hidratante solar para o cabelo e para a pele, Wella Hidratante solar para o cabelo e para a pele, Wella
Loção After Sun, €13,48, Eucerin
16 de 24 / Loção After Sun, €13,48, Eucerin Loção After Sun, €13,48, Eucerin
Soleil Divin Cuidado Solar anti-idade IP30, €23,50, Caudalie
17 de 24 / Soleil Divin Cuidado Solar anti-idade IP30, €23,50, Caudalie Soleil Divin Cuidado Solar anti-idade IP30, €23,50, Caudalie
Hydragenist Nutribaume Nourrissant SOS, Lierac
18 de 24 / Hydragenist Nutribaume Nourrissant SOS, Lierac Hydragenist Nutribaume Nourrissant SOS, Lierac
Super Concentratto Notturno, Collistar
19 de 24 / Super Concentratto Notturno, Collistar Super Concentratto Notturno, Collistar
Terracotta, pó iluminação edição de colecionador, €71,40, Guerlain
20 de 24 / Terracotta, pó iluminação edição de colecionador, €71,40, Guerlain Terracotta, pó iluminação edição de colecionador, €71,40, Guerlain
Q10 Refirmante Good-bye Cellulite Serum, Nivea
21 de 24 / Q10 Refirmante Good-bye Cellulite Serum, Nivea Q10 Refirmante Good-bye Cellulite Serum, Nivea
Protect&Cool Mousse Solar Refrescante FPS30, €20,60, Piz Buin
22 de 24 / Protect&Cool Mousse Solar Refrescante FPS30, €20,60, Piz Buin Protect&Cool Mousse Solar Refrescante FPS30, €20,60, Piz Buin
Hidratante solar para o cabelo e para a pele, Wella
23 de 24 / Hidratante solar para o cabelo e para a pele, Wella Hidratante solar para o cabelo e para a pele, Wella
Les Beiges, Teint Bonne Mine SPF25, Chanel
24 de 24 / Les Beiges, Teint Bonne Mine SPF25, Chanel Les Beiges, Teint Bonne Mine SPF25, Chanel
Saiba mais Saúde, Bem estar, Corpo, Rosto, Beleza, Rotinas, Truques, Dicas, Verão, Praia, Proteger a pele, Hidratar, Rosto&Corpo
Mais Lidas