Beleza

Do you speak hair language?

Joe Navarro, ex agente do FBI, juntou-se à Kérastase para ler o significado dos gestos que fazemos com o cabelo e o resultado é a campanha Hair Language. Ora veja!
Por Máxima, 06.07.2016

O que dizem os gestos que faz com o cabelo? Se costuma enrolá-lo enquanto pensa ou afastá-lo do rosto não é um tique, uma mania ou um reflexo… na verdade é mesmo uma linguagem. Quem o diz é Joe Navarro, ex agente do FBI, que se juntou à Kérastase para ler o significado destes gestos e o resultado é a campanha Hair Language. Ora veja!

 

Joe Navarro é um ex agente do FBI perito em linguagem corporal e autor do best seller What Every Body is Saying. Há 45 anos que estuda o comportamento e a linguagem não-verbal das pessoas e entre estes conta com uma experiência de 25 anos no FBI. Agora juntou-se à conceituada marca de produtos para o cabelo Kérastase para a realização da campanha Hair Language onde descodifica o significado de vários gestos que as pessoas fazem frequentemente com o cabelo.

A Máxima foi a Paris conhecer em primeira mão esta campanha, assim como a nova gama Nutritive Magistral e também a sua musa, January Jones. Falámos com a atriz, que ficou célebre com o seu papel na série Mad Men, numa entrevista exclusiva que pode ler na Máxima de junho, agora nas bancas.

 

Aqui fica uma entrevista a Joe Navarro e veja també o vídeo da campanha Hair Language e diga-nos qual o seu gesto mais comum.

 

Porque é que a comunicação através do cabelo é tão importante hoje?

Enquanto na maioria das vezes nós escondemos o nosso corpo com roupas, especialmente no inverno, é o nosso cabelo que irradia como nos sentimos (felizes, entusiasmados, aventureiros, sérios, atarefados) e é a zona do corpo em que se nota imediatamente. Porquê? Porque o cabelo mostra saúde, boa aparência, um sentido de estilo. O cabelo, simplesmente, não pode ser ignorado.

Esta é uma nova forma de comunicação? Sempre existiu ao longo do tempo?

As comunicações não verbais, ou linguagem corporal sempre estiveram connosco e é a linguagem básica e a primeira que aprendemos. Fica connosco toda a vida e é, mesmo com emails e mensagens de texto, o meio principal pelo qual comunicamos. Comunicamos saúde, interesse, desejo, alegria, paixão, amor tudo não verbalmente. É essencial para relacionamentos.

Observou alguma nova tendência ou mudanças súbitas no que toca a mensagens que as mulheres enviam via hair language hoje? Alguma o surpreendeu recentemente?

Costumava ser nas escolas de medicina e de direito que as mulheres faziam o suficiente com o cabelo para se integrarem. Agora que temos mais mulheres do que homens nas escolas de medicina e de direito, pelo menos nos Estados Unidos da América, as mulheres estão a mostrar o seu cabelo com mais orgulho, com mais estilo, sem se preocuparem em se enquadrar, elas provaram que, agora tem a ver com "eu estou aqui o que vem a seguir" e como usam o cabelo demonstra isso.

Quais são as três mensagens mais comuns que as mulheres enviam com o cabelo? Pode descrever os gestos e o que eles significam?

Primeiro é um que elas fazem subconscientemente e tem a ver com saúde, boa aparência, boa manutenção, diz "eu trato de mim" e, claro, bons produtos de cabelo ajudam a isso. O segundo é percorrerem o cabelo com os dedos, o movimento das mãos perto do cabelo atrai os olhos e, uma vez lá, as mãos a moverem-se cuidadosamente pelo cabelo, diz "eu mereço que reparem em mim e é muito difícil não repararem". Brincar com o cabelo ou enrolá-lo enquanto se fala com alguém de quem se gosta, especialmente se o interior do pulso está virado para essa pessoa, diz "estou contente e gosto da tua companhia".

Diz que a linguagem corporal contribui mais de 80% para a interação com os outros. É possível dizer qual a percentagem da hair language?

A linguagem corporal e contextual e fluida, por isso a percentagem pode variar de minuto a minuto. Posso dizer que num cenário íntimo, só o tocar o cabelo pode contar uma quantia extraordinária dessa comunicação. Eu vi pessoas dizerem que quando "o cabelo me tocou na cara, foi eletrificante". Eu diria que nesse momento 100% dessa mensagem veio do cabelo.

Quando trabalhava para o FBI, a hair language era um dos elementos que estudava sistematicamente os seus assuntos? Que tipo de revelações teve com a linguagem através do cabelo?

Olhamos para o cabelo como um indicador de saúde, de patologias como depressão de esquizofrenia porque poer muito clínicas que estas patologias são, muitas vezes, tão esmagadoras que a pessoa tem pouco interesse em cuidar de si. Uma coisa que notei foi que muitas vezes as mulheres puxam o cabelo para os olhos enquanto falam, quase como uma cortina, e isso indica que elas estão a esconder algo e estão relutantes em falar. As crianças fazem isto com frequência.

 

Por Carolina Carvalho

 WANT YOU
SO BORED
OMFG
LET'S GET THIS DONE
LET ME THINK
JUST LEAVE
 INTERESTING
 INTERESTED
HELLO HANDSOME
HELL YES
 GET LOST
GAME ON
Back In A Moment
 WANT YOU
SO BORED
OMFG
LET'S GET THIS DONE
LET ME THINK
JUST LEAVE
 INTERESTING
 INTERESTED
HELLO HANDSOME
HELL YES
 GET LOST
GAME ON
Back In A Moment
WANT YOU
Do you speak hair language?

Tags: joe navarro fbi kérastase hair language what every body paris nutritive magistral january jones mad men estados unidos da américa
Partilhar
Ver comentários
Últimas notícias
Vídeos recomendados
0 Comentários
Subscrever newsletter Receba diariamente no seu email as notícias que selecionamos para si!