Dieta da pele
O que comemos e bebemos não se reflete apenas no peso, mas também na pele. Saiba quais os alimentos a consumir para ter uma cútis ainda mais bonita e saudável.

A beleza como o otimismo vem de dentro, mas também se vê por fora. O mesmo acontece com a nossa pele. Apesar de todos os cuidados diários que lhe prestamos a nível da limpeza e da hidratação, e de a protegermos dos agentes nocivos, nomeadamente dos raios solares que tanto contribuem para o seu envelhecimento, a sua aparência reflete grandemente o que comemos. Ou seja, o nosso tipo de alimentação. Falámos com uma nutricionista e ficámos a saber quais os produtos que mimam realmente a nossa pele, fornecendo-lhe os nutrientes necessários para se manter firme e suave durante mais tempo. E, em alguns casos, recuperar a elasticidade que tende a perder-se com o passar do tempo.
VITAMINA E
Ajuda a prolongar a vida dos glóbulos vermelhos entre as várias funções. Na dermatologia e cosmética, é usada como anti-inflamatório para elevar a hidratação da pele e prevenir danos celulares com origem na luz UV, contribui para a sua regeneração e tem um papel importante na formação de colagénio.
Este tipo concreto de vitaminas está presente essencialmente nos frutos secos e vegetais, mas também em outro tipo de alimentos. “As nozes, as avelãs e as amêndoas são excelentes fontes de vitamina E, assim como as hortaliças, os cereais completos, os óleos alimentares, os ovos e os queijos”, diz a nutricionista Alexandra Bento. Mas, é claro, qualquer um destes alimentos deve ser consumido com bom senso, ou seja, em doses moderadas. Sobretudo no que diz respeito aos frutos secos, já que o abuso de ingestão destes pode contribuir para o aumento de peso.
PLANO ALIMENTAR PARA UM DIA A nutricionista Alexandra Bento sugere: . Pequeno-almoço: 1 chávena de leite meio-gordo, 2 fatias de pão de mistura, 1 colher de chá de manteiga e 1 peça de fruta . Lanche a meio da manhã: 1 iogurte e 1 peça de fruta Almoço: Sopa de legumes, bife de peru grelhado com molho de limão acompanhado de arroz e legumes cozidos, 1 peça de fruta e 1 copo com água . Lanche da tarde: 1 queijo fresco, 2 bolachas de água e sal e 1 sumo de fruta . Jantar: Sopa de legumes, peixe estufado com legumes e batata, 1 peça de fruta e 1 copo com água Ceia: 1 chávena de chá verde e 3 bolachas maria
A nutricionista Alexandra Bento sugere:
. Pequeno-almoço: 1 chávena de leite meio-gordo, 2 fatias de pão de mistura, 1 colher de chá de manteiga e 1 peça de fruta
. Lanche a meio da manhã: 1 iogurte e 1 peça de fruta Almoço: Sopa de legumes, bife de peru grelhado com molho de limão acompanhado de arroz e legumes cozidos, 1 peça de fruta e 1 copo com água
. Lanche da tarde: 1 queijo fresco, 2 bolachas de água e sal e 1 sumo de fruta
ANTIOXIDANTES
Parecem desempenhar um papel relevante na diminuição do risco de algumas doenças, entre elas as cardiovasculares e alguns tipos de cancro. Relativamente aos benefícios para a pele, são fundamentais “no combate à ação dos radicais livres que se formam durante os processos celulares e que são responsáveis pelo envelhecimento precoce”. A nutricionista explica ainda que “a alimentação contém inúmeros compostos que possuem atividade antioxidante”, sendo os “mais representativos as vitaminas C e E, os carotenoides e os flavonoides”. No que respeita aos frutos e vegetais ricos em vitamina C, aconselha o consumo de “citrinos, morangos, kiwi, melão, papaia, salsa, batatas, brócolos e tomate. A vitamina E pode ser encontrada nas hortaliças de folha verde e óleos vegetais. A carne e o marisco são fontes de selénio e a cenoura, o tomate, os citrinos, o espinafre e o milho de carotenoides”. Por fim, “os polifenóis encontram-se em praticamente todos os alimentos de origem vegetal, mas os frutos, os vegetais e as bebidas, como o chá, o vinho, os sumos de fruta, são as principais fontes alimentares”.
MINERAIS: ZINCO E FERRO
Indicados para a saúde e rejuvenescimento da pele, o zinco e o ferro devolvem-lhe o brilho. “A carne e os ovos, o leite e seus derivados, os crustáceos e moluscos” são importantes fontes de zinco. As fontes de ferro são “também a carne, mas ainda o fígado, gema de ovo e pescado, leguminosas e frutos secos e gordos”.
ÓMEGA 3
“Chamados ‘essenciais’ porque não podem ser sintetizados pelo corpo e devem ser consumidos sob a forma de gordura”, os ácidos gordos ómega 3 podem ser encontrados nos “peixes, especialmente de água fria, como a sardinha, a cavala, a dourada, o atum, o salmão e o arenque, nas nozes e castanhas e nos óleos vegetais, como azeite, soja e milho”, explica a nutricionista que chama a atenção para o método de confeção destes alimentos: “O excesso de aquecimento pode destruir parte destes ácidos gordos ómega 3.”
RITUAIS DE BELEZA
. Ritual Facial de Oxigénio, no BSpa by Karin Herzog, no Altis Belém Hotel & Spa, em Lisboa. Depois de uma deliciosa massagem corporal com pedras quentes (Programa O2 Relax), preparo-me para receber os cuidados de rosto deste tratamento completo que combina eliminação de impurezas, desintoxicação e oxigenação da pele. Para o efeito são usados os produtos da marca suíça que dá o nome ao Spa. A sensação fresca do toalhete e o seu aroma prolonga a sensação de relaxamento geral e o rosto oferece-se a este mimo. De seguida, a pele é tonificada. Uma operação que iria repetir-se várias vezes ao longo do ritual, pois, segundo a terapeuta Aurora Jardim, este é um “dos passos fundamentais dos cuidados diários da pele”. A esfoliação, feita com pó de mármore, prepara o rosto para receber a primeira máscara – esta oxigenação com gotas de flor de laranjeira é intensamente olfativa. Ainda haveria uma segunda máscara, com cheiro a camomila, e entre as duas recebo uma massagem de rosto – uma ‘injeção’ de vitamina A, E e minerais – e outra nos pés, com cheiro a lavanda, alecrim e tomilho. No fim, é-me aplicado no rosto um creme com 1% de oxigénio calmante, anti-stress de camomila e o eye cream descongestionante com 0,5% de oxigénio. Olho-me no espelho e não quero acreditar! O resultado é imediato. Para além de limpa, a minha pele recuperou a luminosidade: parece ter rejuvenescido.
. Facial antienvelhecimento, no Six Senses Spa, no Penha Longa Hotel Spa&Golf Resort. Para suavizar e revitalizar a textura da pele e ainda estimular a renovação das células, é utilizado o óleo essencial frankincense (resina aromática), cujas propriedades nutritivas vão nesse sentido. O ritual inclui depois a aplicação de um gel rejuvenescedor e uma máscara hidratante, bem como uma massagem relaxante, concentrada.
ÁGUA
É “fundamental para o bom funcionamento do organismo”, escreve Anna Selby no livro Alimentos Milagrosos (Selecções do Reader’s Digest), explicando que “sem a água necessária o corpo e a mente tornam-se lentos e menos eficientes”. Para a saúde da pele, ela é indispensável, contribuindo para a sua hidratação. “A água transporta nutrientes e representa um importante papel no transporte e eliminação dos produtos tóxicos resultantes do trabalho do organismo”, diz Alexandra Bento, lembrando que se deve beber de 1,5 a 3 litros de água ao longo do dia.
CHÁ
Alexandra Bento explica que o chá é uma poderosa fonte natural de antioxidantes e daí os seus benefícios também para a pele. É feito da infusão das folhas da planta Camellia Sinensis, sendo que “algumas categorias – por exemplo, o chá verde e o preto – têm características muito semelhantes”. Muda o sabor porque muda o processo de confeção.
FUMAR ENVELHECE
Composto por cerca de quatro mil substâncias, a esmagadora maioria delas altamente nociva, o cigarro não prejudica apenas o coração e os pulmões mas também o maior dos órgãos do nosso corpo: a pele. À semelhança dos raios solares, fumar é dos atos que mais participa no envelhecimento da nossa cútis. Retira-lhe o brilho e acelera o aparecimento de rugas. Deste modo, podemos dizer que a dieta da pele passa também por deixar de fumar e por evitar os ambientes de fumo. E substituir este hábito por outros saudáveis, como privilegiar os passeios ao ar livre, fazer caminhadas ou andar de bicicleta, usando um bom protetor solar, adequado ao seu tipo de pele.
