Corpo de elite
Com a nova esta#231;#227;o #224; porta reveja algumas atitudes e h#225;bitos de sa#250;de, mas n#227;o se deixe atormentar.

ÁLCOOL E CAFÉ: COM MODERAÇÃOHá quem seja de opinião que uma refeição não está completa sem um copo de vinho. O álcool ajuda-nos a relaxar do caos e eternas responsabilidades que preenchem o quotidiano. E tem benefícios para a saúde: protege o coração e as artérias, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares.
Aproveite estes benefícios não excedendo os dois copos de vinho por dia. As desvantagens do consumo excessivo são imensas, desde a desidratação dos órgãos principais até ao envelhecimento prematuro da pele, que fica menos elástica e mais susceptível ao aparecimento de rugas.
Quando tomado em pequenas quantidades, também o café pode ser bom para o organismo, porque protege o sistema imunitário do desgaste. O lado negativo é que o seu consumo está aliado à produção de hormonas de stress, que provocam excitação e ansiedade e podem interferir com o sono. A capacidade de concentração e memorização pode também diminuir com o consumo excessivo de cafeína.
ÁGUA: O PODER DA HIDRATAÇÃONunca é demais realçar o papel da água no nosso organismo. Além de o limpar das toxinas que se vão acumulando, mantém a pele luminosa e sem manchas, e elimina a sensação de inchaço no estômago. A quantidade recomendada varia de pessoa para pessoa, mas o valor de referência é dois litros de água por dia, principalmente nos meses mais quentes.
BENEFÍCIOS DO CHÁFacilita a digestão, estimula o sistema imunitário e melhora o humor. O mais recomendável é o chá verde, de origem oriental. Por ser um chá não fermentado, tem propriedades antioxidantes significativas, e é a bebida ideal para complementar uma dieta saudável. As sensações de fome e de sede são facilmente confundíveis, por isso um bom conselho se quer emagrecer é beber água ou chá quando sentir apetite.
STRESS: LIBERTE-SE DELE
O stress não é necessariamente nocivo. É um mecanismo de defesa do nosso organismo, que quando sente algum tipo de perigo, liberta hormonas como a adrenalina e o cortisol, que nos ajudam a permanecer alerta. É uma reacção natural que se pode tornar prejudicial para a saúde quando o processo se repete com demasiada frequência.
É difícil evitar o stress no quotidiano, mas pode libertar-se dele reservando algum tempo para si. Simplesmente para pensar e descontrair. Invista em técnicas de relaxamento como o ioga, aprenda massagens relaxantes ou ouça uma música que a tranquilize. Está provado que uma coisa tão simples como o toque relaxa o corpo, por isso rodeie-se das pessoas que ama e saboreie cada momento de afecto.
EXERCÍCIO FÍSICO: MEXA-SE!
O exercício físico ajuda a descomprimir, cria músculo, queima calorias e é uma solução infalível para combater o stress. Há mais: ao estimular o bombeamento de sangue para o cérebro e para o resto do corpo, a capacidade de concentração aumenta e o sistema imunitário é reforçado. O corpo liberta-se de toxinas acumuladas através da transpiração, os pulmões funcionam melhor e vai sentir que tem um sono bem mais descansado.
Esforce-se por integrar a actividade física no seu ritmo diário, de certeza que sabe como o fazer: opte por ir a pé para o trabalho; em vez de usar o elevador, suba e desça as escadas (mesmo as escadas rolantes, nunca fique parada); passeie o seu cão ou brinque com os seus filhos.
Se não pode frequentar um ginásio, ou não tem acesso a equipamentos sofisticados, corra ou caminhe. Caminhar é barato e pode fazê-lo em inúmeros locais, só precisa de um par de sapatos confortáveis. Por sua vez, a corrida lenta, ou jogging, é uma das actividades físicas que mais emagrece e é dos exercícios que traz mais benefícios à saúde, principalmente na prevenção de doenças cardiovasculares e no controlo de peso. Tal como a caminhada, pode fazê-lo nos mais variados sítios, e enquanto corre tem espaço para reflectir e ouvir música.
Pode também aproveitar o bom tempo da estação para andar de bicicleta. Os músculos envolvidos são menos do que quando caminha ou corre, e para o mesmo tempo gasta-se menos calorias. Em contrapartida, aguenta mais tempo a pedalar do que a correr. Para sentir os benefícios, é aconselhável que não pedale lentamente e pratique com regularidade.
DIETA SAUDÁVEL SEM SACRIFÍCIOSSe quer perder peso, a forma mais aconselhável de o fazer é gradualmente. As dietas drásticas são um autêntico pesadelo, muito difíceis de cumprir semana após semana, mês após mês. A motivação inicial vai-se perdendo, e a longo prazo a maioria das pessoas volta a recuperar o peso que perdeu, ou acaba por engordar ainda mais.
Não seja demasiado rígida na sua alimentação, nem se preocupe em contar calorias: corre o risco de se sentir frustrada e cada vez mais tentada a desistir. Não se negue o prazer de desfrutar de um alimento que adora de vez em quando, porque a sua mente e o seu organismo podem vingar-se! Está provado que se cortar repentinamente no açúcar, o cérebro poderá libertar hormonas de stress, e cumprir com a dieta torna-se quase impossível.
Mude a sua dieta pouco a pouco e invista na variedade para não se cansar facilmente. Habitue o seu corpo a comer regularmente, consumindo refeições ligeiras e equilibradas e snacks saudáveis entre as refeições. Ao comer a cada três ou quatro horas está a fornecer ao seu metabolismo o combustível que precisa para estimular a habilidade de perder calorias.
Deve ainda optar por alimentos ricos em fibra (fruta, vegetais, pão e arroz integrais), que é um nutriente muito eficaz para emagrecer: incha em contacto com a água, contribuindo rapidamente para uma sensação de saciedade prolongada. Por outro lado, garante o bom funcionamento do sistema digestivo, e acaba com a sensação de inchaço e desconforto no estômago.
Fontes: · Os Alimentos e Mitos que nos Engordam (Erros, Verdades e Preconceitos no Mundo do Excesso de Peso), de Prof.ª Isabel do Carmo. Editora: Livros d’Hoje. · A Arte de Bem Comer e da Volúpia, de Dominique Loreau. Editora: Bizâncio. · A Ciência da Saúde (Conselhos para uma Vida Sã), de Valentín Fuster. Editor: Edições Asa. · As Doenças do Nosso Tempo, de Philippe Presles e Catherine Solano. Editora: Editorial Presença. · Mexa-se... Pela sua saúde (Guia Prático de Actvidade Física e Emagrecimento para Todos), de Dr. J. L. Themudo Barata. Editora: Publicações Dom Quixote. · You – A Sua Dieta (O Manual de Instruções para Ter o Corpo Ideal), por Dr. Michael F. Roizen e Dr. Mehmet C. Oz. Editora: Lua de Papel.
· Os Alimentos e Mitos que nos Engordam (Erros, Verdades e Preconceitos no Mundo do Excesso de Peso), de Prof.ª Isabel do Carmo. Editora: Livros d’Hoje.
· A Arte de Bem Comer e da Volúpia, de Dominique Loreau. Editora: Bizâncio.
· A Ciência da Saúde (Conselhos para uma Vida Sã), de Valentín Fuster. Editor: Edições Asa.
· As Doenças do Nosso Tempo, de Philippe Presles e Catherine Solano. Editora: Editorial Presença.
· Mexa-se... Pela sua saúde (Guia Prático de Actvidade Física e Emagrecimento para Todos), de Dr. J. L. Themudo Barata. Editora: Publicações Dom Quixote.
