Jane Fonda em Portugal: “Sinto-me muito mais nova agora do que quando tinha 20 anos”
08 de abril de 2016 às 16:09 Máxima
L´Oréal Paris organizou ontem, em Lisboa, a conferência ‘A Idade é uma Escolha’, uma importante iniciativa que visa retratar os desafios da população sénior em Portugal, em particular das mulheres com mais de 60 anos, através da partilha de testemunhos e o olhar da comunidade médica.
A conferência contou com a especial participação da atriz norte-americana e embaixadora de L’Oréal Paris, Jane Fonda, do especialista em medicina antienvelhecimento Manuel Pinto Coelho, autor do livro best-seller "Chegar Novo a Velho"; da jornalista Maria Elisa Domingues, autora do livro "Confissões de Uma Mulher Madura" e de Simone de Oliveira, atriz e protagonista do movimento de L’Oréal Paris "Ama a Tua Pele".
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"A minha idade cronológica são 78 anos, é algo que não posso negar. No entanto, as pessoas dizem-me muitas vezes que pareço mais nova. Mas a verdadeira razão porque pareço mais nova deve-se à minha energia e à minha postura. Esforço-me muito para me manter curiosa e com um espírito aberto em relação à vida. Isso mantém-me jovem. Mantenho longas amizades e também faço novos amigos. Tinha tanto medo de envelhecer quando era mais nova. Contudo, sinto-me muito mais nova agora do que quando tinha 20 anos. Aos 20 anos era tão velha…", confessou Jane Fonda.
Durante o seu tempo de intervenção, a atriz norte-americana deu alguns conselhos aos mais novos: "Os jovens têm tantos "e ses", mas a verdade é que todos os problemas são passageiros. Menos o envelhecer: esse nunca vai passar. E a escolha de tomarem conta de vocês, viver uma vida saudável e feliz só depende de vocês," aconselha Jane Fonda.
Relativamente à beleza, a atriz referiu que há vários tipos de beleza, a beleza perfeita clássica, a atraente e a beleza interior, que pode tornar uma pessoa bonita. "É a beleza interior que deve ser trabalhada, aquela que é possível atingir e expandir. Devemos manter-nos curiosos, descobrir novas coisas a toda a hora. Aprender a gerir os nossos traumas e demónios, mas também a cuidar da nossa pele, cabelo, unhas e alimentação. Alguns podem chamar-lhe vaidade ou superficialidade, mas quando cuidamos da nossa imagem, isso faz-nos sentir melhor," assegura.
Por fim, rematou: "Não posso acreditar que aos 78 anos ainda sou embaixadora da L’Oréal Paris, é uma honra poder ser embaixadora desta marca, pois é uma marca com uma visão muito inteligente. Há muito tempo que L’Oréal Paris percebeu que a faixa de população que mais cresce no mundo são as mulheres mais velhas. Ao aperceber-se disso, a marca fez pesquisa em peles maduras que permitiu criar produtos para pessoas mais velhas."
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Dados em Portugal
Entre 1981 e 2011, em Portugal a população sénior com mais de 65 anos passou de 11 para 19% (dados da Pordata, Censos 2011). Em 2030, de acordo com dados da ONU, Portugal será o terceiro país mais envelhecido do mundo, com 2,6 milhões de seniores.
Para Margarida Condado, Diretora de Marketing L´Oréal Paris: "É fundamental olharmos de forma mais profunda e positiva para esta geração, que dentro de alguns anos vai representar um quarto da população portuguesa. Se até há pouco tempo a população sénior não era valorizada, o aumento da esperança de vida faz-nos repensar sobre o seu papel e envolvê-los no sistema social. É preciso mudar a imagem negativa que há em relação aos mais velhos, até porque eles próprios estão mais motivados e activos."
Os dados do estudo Seniores Portugueses – Uma Geração Multifacetada e em Profunda Reconfiguração, de Junho 2014, do The Consumer Intelligence LAB, demonstram que esta mudança já começou, pelo menos no estilo de vida. De acordo com este estudo 34% dos inquiridos não consegue imaginar/não tem ideia de quando se vai sentir uma pessoa da 3ª idade.
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Com a realização desta conferência, a L´Oréal Paris desafiou os portugueses a olharem para estas mudanças na sociedade, não só para o aumento da esperança de vida e da população sénior, mas também para a mudança de atitude deste segmento, e a nova forma como encaram a vida. À medida que a esperança de vida aumenta, crescem também os desafios para que os anos a mais sejam vividos com qualidade, confiança e independência.
A sociedade vigente pressupõe que as pessoas vão perdendo os interesses e predileções quando chegam à terceira idade. Mas cada vez mais, estas pessoas não se sentem como idosos e não querem ser rotulados como tal. Reclamam o sentimento de juventude até mais tarde e abraçam uma vida saudável, uma dieta alimentar adequada e uma vida mais ativa.
"Muitas pessoas acima dos 60 anos voltam a estudar, encontram novos interesses, dedicam-se a hobbies, viajam e exploram as potencialidades das redes sociais no combate à solidão e para se sentirem mais próximos dos seus filhos.É preciso criar produtos e serviços para este segmento e repensar canais e formas de comunicar. Esta geração já não está fechada em casa a ver televisão, mas estão activos, ajudam os outros, etc. As marcas e as instituições têm um papel fundamental para alterar a imagem estigmatizada da velhice, potenciando a autoestima e mudando a percepção de beleza na terceira idade", acrescenta Margarida Condado.
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1 de 10 /Simone de Oliveira
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2 de 10 /Simone de Oliveira e Jane Fonda
3 de 10 /Participantes da conferência A Idade é uma Escolha
4 de 10 /Margarida Condado, Inês Caldeira e Jane Fonda
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8 de 10 /Daniel Oliveira, Jane Fonda e Manuel Pinto Coelho