Há uma nova pirâmide alimentar!
Inclui alimentos como quinoa, cuscuz, tofu ou leite de soja. E retira outros como o açúcar ou as gorduras saturadas.

A Nutrition Australia elaborou uma nova Pirâmide dos Alimentos. A base é constituída pelos frutos, vegetaias e cereais
integrais que devem constituir cerca de 70% da nossa alimentação, uma vez que contêm nutrientes variados como a svitaminas, minerais e antioxidantes. Além disso saõ a principal fonte de fibras e de carbohidratos da nossa dieta.
Crianças mais velhas, adolescentes e adultos devem ingerir pelo menos 2 pelas de fruta e 5 de vegetais ou leguminosas por dia.
Na camada do meio da pirâmide, estão os lacticínios e as proteínas, que devem ser consumidos moderadamente. Devemos preferir sempre produtos lácteos magros ou, substituí-los por leite de soja, de arroz ou de cereais, desde que tenham, pelo menos 100 mg por cada 100 ml de cálcio adicionado. Evite as gorduras saturadas.
No topo da pirâmide estão as gorduras saudáveis, como o azeite, as únicas que se deviam comer, e porque precisamos delas para o bom funcionamento do coração e do cérebro. A manteiga que podia ser comida esporadicamente...desapareceu.
Diga adeus ao sal e ao açúcar já presentes nos alimentos. Mas se lhe fazem muita falta, prefira ervas e especiarias. E bebida? Água, claro.

