Dez anos depois, o Louvre Abu Dhabi é finalmente inaugurado
O museu conta com 23 galerias e foi inspirado na arquitetura tradicional dos Emirados Árabes Unidos.

Há dez anos, a cidade de Abu Dhabi pagou quase 750 mil euros ao Louvre de Paris para poder, durante os 30 anos seguintes, usar o mesmo nome na fachada do novo museu da capital dos Emirados Árabes Unidos. O projeto, que sofreu alguns atrasos, é um empreendimento milionário criado com o objetivo de colocar Abu Dhabi no centro da rota mundial de arte e, após uma década, está finalmente pronto.
O museu é composto por mais de cinco dezenas de blocos brancos rodeados por água, tem 23 galerias e uma enorme cúpula prateada que pesa 7.500 toneladas. A arquitetura é do francês Jean Nouvel, que contou ao jornal The Guardian que "queria criar um bairro de arte e não um edifício". Para esta estrutura, Nouvel inspirou-se na arquitetura tradicional dos Emirados Árabes Unidos e "na forma como a luz atravessa o telhado de um souk ou as folhas de uma palmeira".

A coleção permanente, que está dividida em 12 capítulos, que vão desde a Pré-História aos tempos modernos, tem como objetivo encontrar ligações entre diferentes culturas e regiões, aproximando-as. São 300 obras ao todo, inspiradas por 13 museus franceses, que incluem um autorretrato de Van Gogh e a La Belle Ferronniere, de Leonardo da Vinci.
Os bilhetes para a inauguração a 11 de novembro já esgotaram, mas a partir desse dia o Louvre de Abu Dhabi está aberto todos os dias das 10h00 às 20h00 e às quintas e sextas até às 22h00.

Morreu Linda Nochlin, historiadora de arte e feminista, uma mulher à frente do seu tempo
Em plena década de 70, Linda Nochlin quis mostrar ao mundo que a esfera das artes estava minada pelo poder masculino. Depois, fez de tudo para mudar a indústria e as mentalidades. Morreu no último domingo, com 86 anos, na sua casa em Nova Iorque.
The New Art Fest regressa com segunda edição dedicada à cidade tecnológica
O festival começa dia 10 de novembro no Museu Nacional de História Natural e da Ciência.
Maria Imaginário e Mariana, a miserável inauguram exposição amanhã
Love is a Losing Game é sobre amor, amizade e as lições que vêm com as derrotas.
Roteiro: pistas culturais para (re)descobrir a cidade
Artes, fotografia, música, cinema - Lisboa está cada vez mais curiosa e com vontade de abrir os seus horizontes ao mundo. Espreite o roteiro cultural da Máxima e saiba o que de mais interessante está a acontecer agora.
As cinco pinturas mais caras de sempre
Depois de uma obra de Da Vinci ter sido vendida ontem por 382 milhões de euros, reunimos as cinco obras mais caras de sempre.
Exposições a não perder em junho: Londres
As exposições podem ser acontecimentos culturais, janelas para outros mundos ou até bons motivos para viajar. No mês em que o verão chega ao calendário, selecionamos cinco exposições em diferentes cidades e começamos com Londres.
Uma turista mulher nos Emirados Árabes Unidos. Quatro impressões sobre o destino
"Foi uma viagem de amigas e confesso que estávamos um pouco preocupadas com a nossa segurança e conforto. No entanto, assim que lá chegámos, percebemos que estas preocupações eram infundadas." A criadora de conteúdos digitais Carolina Nashtai conta à Máxima a sua viagem por Dubai e Abu Dhabi.